Proteger a lúnula é importante no processo de extensão de unhas, pois esta região é responsável por manter a força e a saúde da unha. A lúnula é onde a nova unha começa a crescer, por isso, proteger essa área ajuda a evitar danos e traumas que podem afetar o crescimento saudável das unhas.
Por isso, dermatologistas recomendam o autoexame das unhas. Se não estiver rosa e com a lúnula (a popular “meia-lua”) bem branquinha, não precisa roê-las, mas marque uma consulta. Saiba como as unhas são alteradas por algumas doenças1.
Lúnula. A lúnula, ou a “pequena lua” esbranquiçada na base da unha, obtém sua cor a partir dos núcleos de células vivas da unha que transitam da matriz. À medida que a unha cresce, essas células perdem a viabilidade e os núcleos se desintegram, tornando a unha transparente.
A lúnula é descrita como um reflexo da queratinização parcial das células nessa região. Pesquisas concluíram que a lúnula é uma área de derme frouxa com feixes de colágeno menos desenvolvidos. Tem a cor esbranquiçada porque um estrato basal subjacente espessado obscurece os vasos sanguíneos subjacentes.
O sinal do melanoma na unha é bastante fácil de ser identificado, pois ele forma uma meia lua na área da cutícula que pode se estender para a pele logo acima dela. Ao ser identificado esse sinal é importante procurar um médico urgentemente.
Em diversas culturas a meia lua foi usada para simbolizar ou representar alguma divindade feminina. Os cristãos, por exemplo, associam o símbolo a Virgem Maria, enquanto que para os antigos romanos a meia lua era associada à Diana.
Onduladas: quando na superfície da unha surgem ondulações poderá ser uma manifestação precoce de psoríase ou artrite. Curvadas: pode levar anos a desenvolver-se e ter origem numa deficiência de oxigénio que, por sua vez, pode ser causada por doença inflamatória do intestino, doença cardíaca, do fígado ou dos pulmões.
A lua Invertida, representa desde a antiguidade, a criação e destruição, ou seja, o ciclo da vida e morte, indicando que tudo tem um começo e um fim. A lua invertida também pode significar o renascimento do espírito, a fertilidade e claro o Poder Feminino.
A meia-lua surgiu em 1937 com a única função de marcar a distância mínima de 9,15 m que os jogadores devem manter da bola em cobranças de pênalti – mesma distância que a barreira deve manter da bola nas cobranças de falta.
A causa mais comum de manchas brancas nas unhas pequenas lesões. Isso pode incluir pequenos traumas, como bater a unha em uma superfície dura, machucá-las com ferramentas de manicure, apertar em fechamentos de portas ou traumas mais graves, como fraturas.
Tal problema pode ocorrer quando há distúrbios da circulação sanguínea e quando a pessoa possui certos tipos de doenças pulmonares e reumatológicas. Temperaturas extremamente frias também podem deixar as unhas roxas, devido à vasoconstrição, porém é uma condição que melhora logo após o aquecimento.
Essas manchas são frequentemente chamadas de “leuconiquia traumática”. Normalmente, as manchinhas brancas nas unhas são causadas por traumas temporários e desaparecem à medida que elas crescem e a parte danificada é empurrada para fora.
A lúnula é um reflexo da nossa matriz. Portanto se a lúnula está muito aparente, me indica que a matriz está bem próxima da área da cutícula. Sendo assim, se torna uma unha muito mais sensível, bem molinha naquela área... Então todo cuidado é pouco para não danificar essa unha.
Anemia: as unhas ficam secas, quebradiças, opacas, côncavas e há deslocamento da carne na ponta dos dedos. Doenças cardíacas: as unhas ficam curvadas para baixo, alargadas e com coloração arroxeada por causa da falta de circulação.
Falta de vitamina B12 ou consumo de poucos minerais como o cálcio e o zinco, por exemplo. Mas podem ser outras as razões para o aparecimento destas manchas, que são bolsas de ar dentro das unhas, como meter as mãos em água quente com frequência ou usar produtos químicos.
Meia-lua pode referir-se a: Crescente — figura formada pela eliminação de um segmento de círculo na borda de outro disco circular. Meia-lua (arquitetura) — obra exterior de uma fortificação abaluartada destinada a cobrir o ângulo saliente de um baluarte.
Metade da lua se encontra iluminada nessa fase, que corresponde dessa à metade oposta daquela que observamos durante o quarto crescente. Em outros termos, a parte iluminada na fase do quarto minguante é aquela que se encontrava sem iluminação na fase do quarto crescente.
Unhas brancas com bordas mais escuras podem indicar problemas no fígado, como uma hepatite, que pode ser uma hepatite viral, alcoólica, por medicamentos ou até a esteatose, que é o chamado fígado gorduroso, mas não todas as unhas brancas são sinal de hepatite.
Como ficam as unhas de quem tem problema de coração?
Diabetes: as unhas ficam amareladas e com maior propensão a infecção por fungos, as chamadas micoses. Problemas cardíacos ou pulmonares: ambos podem abaixar a quantidade da hemoglobina que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos deixando as unhas com a cor azulada (cianose).
Segundo a podóloga Vera Lúcia Feliciano, por causa da má circulação, "os pés ficam frios e pálidos, as unhas ficam com o crescimento lento, estriadas, com distrofias, frágeis e quebradiças". Além disso, com a falta de vascularização nos pés, a sensibilidade fica comprometida.
No Candomblé e Umbanda, a meia lua pode ser associada a diferentes orixás e entidades espirituais, dependendo da tradição e do contexto. Ela pode representar a proteção, a fertilidade, a intuição e a conexão com o divino.
A lúnula: a forma pequena e esbranquiçada em meia-lua que às vezes você vê na parte inferior das unhas é chamada de lúnula. Na verdade, é parte da matriz. Você pode conseguir vê-lo apenas em seus polegares, ou talvez nem mesmo. Não se preocupe se não conseguir ver uma lúnula em nenhum dos seus dedos.
Meia Lua Invertida Delicada: A meia lua invertida é um símbolo da conexão entre a luz e a escuridão, adicionando um toque de mistério e beleza ao colar.