O que é o brandy? O brandy é uma bebida destilada elaborada a partir de uvas ou outras frutas. Em se tratando de tipos de uvas, geralmente são utilizadas as brancas, já que o tanino das tintas tende a interferir negativamente no resultado.
Diz-se que um comandante de navio holandês teve a ideia de destilar o vinho para economizar nos custos de frete, mas, ao chegar, descobriu que o destilado havia envelhecido em um delicioso líquido nos barris de carvalho e, assim, nasceu o brandy.
O processo de produção do brandy envolve a fermentação das frutas para criar um vinho de frutas, que é, então, destilado para aumentar o teor alcoólico. O líquido resultante é envelhecido em barris de madeira, geralmente de carvalho, contribuindo para o sabor característico da bebida.
Conhaque, brandy ou brande, é uma bebida alcoólica decorrente da destilação de vinho, geralmente contendo cerca de 40~60% de graduação alcoólica por volume.
Uma das formas mais comuns de consumir um brandy é servindo-o em uma taça de conhaque do tipo baloon (aquelas baixas, com o bojo largo e a boca mais estreita).
É importante ressaltar que para ser considerado Cognac, o brandy deve ser destilado na cidade Cognac na França, pois trata-se de uma Denominação de Origem. Assim, todo Cognac é um brandy, mas nem todo brandy pode ser considerado Cognac. O Brandy é envelhecido em barricas de carvalho durante, pelo menos, dois anos.
Sirva uma pequena dose da bebida na taça. O suficiente para atingir a parte mais ampla do bojo. Aproxime a taça do nariz e aspire primeiramente de forma suave. Afaste a taça e tente identificar os aromas.
O brandy é um destilado com uma gradução alcóolica entre 36º e 45º, obtido através da destilação de vinho e posteriormente envelhecido em barris de carvalho.
Brandy é um destilado de vinho. O termo "conhaque" (ou "cognac", em francês) é frequentemente usado como sinônimo de brandy, especialmente o brandy produzido na região de Cognac, na França.
As mais antigas provas de uma bebida alcoólica são oriundas de Jiahu, na China, onde em 7000 a.C. os agricultores fermentavam uma mistura de arroz, uvas, bagas de espinheiro-alvar e mel em vasilhas de barro.