Mukuiu – é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu) a resposta é Mukuiu NZambi (ou seja que Deus te abençoe); Neste mesmo sentido encontraremos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é motumba Axé.
Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum. Entre os grupos Nagôs (yorubás) a temos a saudação Motumbá, e a resposta é Motumba Axé, mas essa normalmente um significado mais específico.
Motumbá significa pedido de bênção a Olurum, deus supremo dos iorubanos. Para introduzir a banda nos ensaios, vestidos como Filhos de Gandhi, os pequenos Ale e Tauã abrem alas em cortejo para seu pai, Alexandre, cantar a capela uma prece iorubá, oferecendo arroz e alfazema.
Axé ( Asé) significa “força, poder” mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - “Eu estou muito bem.” Outro responde: -“Axé!” Esse “axé” Então : “ Acredite No Seu Axé “
pt: O sobrenome de uma família de ascendência italiana que se estabeleceu no Brasil. Giovanni Muvio chegou ao país a bordo do vapor La France em 06/10/1883, vindo da Itália, com 29 anos de idade e destino em Campinas, estado de São Paulo.
É nosso pedido de benção É quando você encontra alguém, um irmão de fé, seja ele dirigente ou hierarquia do seu terreiro ou de outros, a quem você gostaria que lhe abençoasse. -O que é mucuiu no zambi? É a reposta a ser dada ao pedido de mucuiu ( que Deus te abençoe ou seja abençoado).
A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.
Para agradecer podem ser usadas as seguintes expressões: Obrigada(o) : Mo dupé ! / Adupé ! / É séun ! / É sé o ! *A imagem da capa do dicionário exposta no blog é de uma máscara yoruba do Museu de Artes de Indianapolis/EUA.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Trata-se de um terreiro misto, assim como nossa saudação a Exu, que tem o “Orixá e a Jurema” como se diz na tradição local da capital paraibana, ou seja, cruzam num mesmo espaço religioso o Candomblé e a Jurema.
Para aqueles que não sabem, “Saravá” é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizadas entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como umbanda e candomblé. Saravá, assim como ciao italiano, pode ser usado como saudação de chegada ou de saída.