O oligopólio se dá quando um número pequeno de empresas detém parcela significativa de algum mercado. A origem da palavra vem do grego. “Oligo” significa poucos e “pólio” representa venda ou comércio. Ele pode ser considerado como um meio-termo entre um mercado competitivo e um monopólio.
Configura-se oligopólio quando poucas empresas dominam a produção e comercialização de determinado bem ou serviço. O oligopólio se aproxima das práticas do chamado monopólio, entretanto, ao invés de apenas uma empresa centralizar o poder de certo mercado, no oligopólio é um grupo pequeno de empresas que o faz.
Num monopólio em sentido estrito só existe um vendedor no mercado que monopoliza o mercado e fixa os preços. Por seu lado, os oligopólios são constituídos por um pequeno número de empresas que dominam o mercado. Estes grupos podem chegar a pactuar aumentos de preços, o que é contrário aos interesses dos consumidores.
Os grandes bancos identificados no Brasil — Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil — caracterizam um clássico exemplo de oligopólio em que controlam taxas de juros, serviços e disponibilidade de crédito.
Algo a se pensar. Não sei se vocês já se deram conta, mas o Brasil é o país dos oligopólios. No setor bancário, 80% dos depósitos estão concentrados nos cinco maiores bancos (Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3), Santander (SANB11) e Caixa).
O que significa OLIGOPÓLIO | Exemplo de CARTEL | Monopólio
Quais empresas são monopólio no Brasil?
Exemplos de Monopólio
Temos como exemplo de monopólio regulamentado o caso da Petrobrás no Brasil. A empresa atua em toda a cadeia de óleo e gás, sendo ao mesmo tempo detentora de poços de petróleo, refinarias e também distribuidoras.
Monopólio Natural. Característico de setores que exigem grandes investimentos em infraestrutura como energia elétrica, exploração de petróleo e gás, saneamento, entre outros. ...
Oligopólio. Um pequeno grupo domina o mercado. ...
Como os oligopólios surgem? Os oligopólios podem surgir em um certo mercado de forma natural. Isso ocorre, por exemplo, em áreas em que é necessária uma produção em larga escala e a participação de pequenos produtores não é incentivada. Nesse caso, apenas grandes empresas prosperam.
Os oligopólios são extremamente vantajosos para quem participa deles. Além dos acordos entre as empresas que participam do oligopólio, elas também fazem acordo com os distribuidores de forma a diminuir o custo da produção, o que diminui seus custos totais e aumentam seu lucro.
A característica que melhor define o oligopólio é o fato de criar uma economia de escala, onde uma empresa alcança grande participação de mercado. Com isso, ocorre uma diluição de custos fixos e a sobrevivência expressiva apenas de poucas grandes empresas.
O oligopólio é uma estrutura de mercado que pode trazer diversas desvantagens para a população. Isso porque, nesse cenário, há poucas empresas disputando espaço entre os consumidores. Logo, pode haver aumento no preço dos produtos e serviços — o que não é benéfico para os clientes.
1. Monopólio Comercial. Tipo ocorrido quando uma empresa é a única a ofertar determinado produto ou serviço. Muito comum no setor de tecnologia, onde empresas como Facebook e Google são as únicas a ofertar suas soluções.
Apesar dos monopólios serem combatidos por diversos países, as empresas encontram várias maneiras de praticá-los. Já oligopólio significa a união de empresas que promovem a colocação de determinado produto ou serviço no mercado, controlando a disponibilidade dos mesmos e manipulando os preços praticados.
O monopólio natural ocorre quando é mais barato atender o consumidor por um único prestador do serviço e não pela competição entre fornecedores. É o caso de serviços de rede que demandem vultosos investimentos. Por exemplo, água ou gás canalizado.
Isso significa que se trata de uma empresa pública de capital aberto, com participação de outras empresas privadas e do Estado, sendo este o detentor da maior parte das ações. Conforme vimos, a lei que criou a Petrobras determinou o monopólio do Estado sobre as atividades desenvolvidas na cadeia produtiva do petróleo.
Companhias que detém a concessão de serviços públicos de água, esgoto, gás encanado e eletricidade são os casos mais comuns desse tipo de monopólio. Sendo assim, confira quais são os principais exemplos de oligopólio no Brasil, em diferentes setores da economia!
E a pergunta que não quereria calar se tivéssemos todos em uma partida de futebol é: pode isso, Arnaldo? O monopólio é proibido no Brasil. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 173, inciso IV, proíbe o abuso do poder econômico que visa à dominação dos mercados e a eliminação da concorrência.
O Carrefour foi o maior supermercado em faturamento no Brasil em 2023, segundo ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O estudo mostra que o primeiro colocado movimentou R$ 115,4 bilhões no ano passado. Com R$ 72,7 bilhões, a Assaí Atacadista ficou em segundo lugar.