Torpor é um estado em que o animal fica como se estivesse em sono profundo, como acontece com os ursos. Os batimentos do coração diminuem e a temperatura do corpo cai igualando-se à do ambiente. Isto é uma forma de economizar energia no período em que não está se alimentando.
O torpor natural é caracterizado por uma diminuição espontânea da atividade metabólica e, consequentemente, da temperatura corporal. A temperatura do corpo pode se aproximar da temperatura ambiente, desde que esta fique acima de 0oC.
s. m. || sentimento de mal-estar geral ou parcial, com diminuição igualmente geral ou parcial da sensibilidade e do movimento; adormecimento: Estado de torpor.
Torpor: 1. Sentimento de mal-estar caracterizado pela diminuição da sensibilidade e do movimento; entorpecimento, estupor, insensibilidade. 2. Indiferença ou apatia moral; indolência, prostração.
Estupor é falta de resposta em que a pessoa somente pode ser despertada com estímulo físico vigoroso. Coma é falta de resposta em que não é possível despertar a pessoa e em que os olhos permanecem fechados, mesmo quando ela é estimulada.
Condição na qual o paciente é afetado por uma severa apatia, apresentando redução ou ausência das respostas emocionais ou mentais, de forma a não reagir aos estímulos, ainda que tenha consciência sobre o ambiente. É mais recorrente em pacientes que sofreram lesões frontais bilaterais.
É um estado de turvação da consciência, com sonolência marcante. A fala se apresenta com hipoprosódia e oligolalia (ou mutismo). O paciente só pode ser despertado por estímulos fortes ou até dolorosos. É o grau mais profundo de rebaixamento da consciência.
Resposta: O termo técnico usado para fezes na enfermagem é "Fezes" mesmo, porém, termos relacionados incluem "Melena" para fezes com sangue digerido, indicando sangramento gastrointestinal, e "Diurese", para a produção e excreção de urina.
O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque leve. O paciente letárgico ou obnubilado responde a estímulos mais vigorosos. O paciente em estupor apresenta redução da vigília, com retirada somente a estímulos vigorosos e/ou dolorosos.
Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo). Disfagia – Distúrbio em que o paciente apresenta dificuldade de deglutição.
Tto — tratamento. Para finalizar, não poderíamos deixar de fora da nossa lista uma das siglas mais utilizadas entre os profissionais: tto. Na prática, ela significa tratamento e orienta aqueles que leem as prescrições sobre as formas corretas de atendimento ao enfermo relacionadas a seu caso.
Os cilindros (ou torpedos) são os dispositivos mais conhecidos. Eles podem ser feitos de aço ou de alumínio, sendo que nestes últimos, o cilindro é mais leve. No topo, ele tem uma válvula do cilindro, uma válvula redutora de pressão e um medidor de fluxo, que se chama fluxômetro.
Foi registrado ainda que a duração do torpor variou entre cinco e dez horas. Segundo os pesquisadores, quanto maior o tempo de torpor, menor a perda de massa corporal.
O torpor é o estado pré-coma. Ainda é possível acordar o indivíduo, mas por meio de um estímulo mais impactante, como provocar uma sensação dolorosa ou uma situação estressante. Coma é uma disfunção do cérebro.