A faixa de jiu jitsu é mais do que um simples objeto, é um símbolo da sua história. A faixa preta com ponta branca é tradicionalmente usada por atletas em competição. Todas as faixas ROKN são produzidas no Brasil e trazem a combinação perfeita entre firmeza e maleabilidade.
As fitas brancas na faixa de jiu jitsu, representam os degraus que cada aluno de jiu jitsu deve subir em direção a faixa preta de jiu jitsu. No jiu jitsu as fitas brancas são chamadas de graus, e dentro de cada graduação indicam o proficiência do aluno de realizar movimentos e técnicas que se esperam dele.
Qual o significado da ponteira branca na faixa preta de jiu-jitsu?
O intuito dessas ponteiras, ou “tirinhas de pano”, é justamente diferenciar o Jiu Jitsu das outras artes marciais, como por exemplo o judô, que utiliza a faixa lisa.
Nestas é usada uma ponteira na cor preta que abriga até quatro graus, que servem, basicamente, para o professor controlar o tempo de cada aluno naquela faixa.
O que significa a ponta vermelha na faixa de jiu-jitsu?
Dessa forma ele fica destacado dos demais, que têm uma ponteira preta em suas faixas. Já a faixa preta com ponta vermelha é usada para diferenciar o faixa preta competidor, do faixa preta professor. O competidor usa uma ponteira branca na faixa preta, enquanto o professor usa a ponteira vermelha.
A faixa de jiu jitsu é mais do que um simples objeto, é um símbolo da sua história. A faixa preta com ponta branca é tradicionalmente usada por atletas em competição.
5. **Preta**: A faixa preta é o mais alto nível de faixa no Jiu-Jitsu. É concedida a praticantes que atingiram um alto grau de habilidade, conhecimento e dedicação ao esporte.
Por via de regra só pode ser considerado mestre o atleta que chegou na faixa coral de Jiu Jitsu, na faixa vermelha e branca ou na faixa vermelha e preta. O título de mestre é reconhecido aos dedicados e entusiastas que se dedicaram a 30 anos de faixa preta.
Quanto tempo demora para pegar faixa preta Jiu Jitsu?
Vale lembrar que esse é o tempo mínimo necessário, de acordo com a Federação Internacional de Jiu-Jitu Brasileiro. Nessa conta, você levaria no mínimo quatro anos e meio da azul até a faixa preta, sem contar o tempo em faixa branca, já que não há uma determinação mínima para essa faixa.
De acordo com a IBJJF, praticantes a partir dos 16 anos devem ficar no mínimo dois anos na faixa azul, um ano e meio na roxa e um ano na marrom. Na faixa branca não há um tempo mínimo, mas costuma levar entre um e dois anos até a azul, dependendo do critério de avaliação do professor e da equipe.
Quantas faixas vermelhas de jiu-jitsu existem no mundo?
Apenas uma elite selecionada de praticantes alcança o prestigioso 9º grau da faixa vermelha. Atualmente, apenas 50 indivíduos no mundo todo ostentam essa honra. O 10º grau, por sua vez, é uma distinção reservada exclusivamente aos pioneiros do Brazilian Jiu Jitsu.
O uso desta ponteira para o lado esquerdo está associado com uma antiga tradição oriental do século X, quando os samurais posicionavam suas Katana e Wakisahi do lado esquerdo do corpo para desembainha-las com a mão direita.
Porque colocar esparadrapo nos dedos no Jiu Jitsu?
O esparadrapo é utilizado pois os dedo ficam mais firmes e ajuda a fazer uma pegada melhor mesmo com o dedo machucado e também porque gera uma boa estabilidade, dificultando que o dedo seja lesionado novamente.
Uma curiosidade é que a faixa preta não é o nível mais elevado. Ela vai até o 6 grau, no sétimo grau ela muda para a cor coral-preta e depois, no oitavo grau, cor coral-branca.
As faixas para a categoria de 4 aos 15 anos de idade, de acordo com a CBJJE, são das seguintes cores: Branca ponta Preta: iniciantes, a partir de 4 anos. Branca infantil: pode ser ponta Preta ou ponta Cinza. Branca ponta Cinza: de 4 a 15 anos.
Dessa forma ele fica destacado dos demais, que têm uma ponteira preta em suas faixas. Já a faixa preta com ponta vermelha é usada para diferenciar o faixa preta competidor, do faixa preta professor. O competidor usa uma ponteira branca na faixa preta, enquanto o professor usa a ponteira vermelha.
Se houver mais de 33 atletas inscritos no Absoluto o Campeão receberá a quantia de R$ 10.000 reais, e o Vice Campeão receberá R$ 2.600 reais. Mais uma vez lembrando que esses valores são para a Categoria Absoluto Faixa Preta Adulto, Masculino e Feminino.
Segundo as regras da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro, é preciso passar pelas faixas branca, azul, roxa e marrom antes de conquistar a faixa preta. Um dos critérios é a idade. Tem que ter pelo menos 18 anos pra ser faixa marrom e 19 pra pegar a faixa preta.
Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.
Por isso, quando se trata de um faixa preta, é comum vermos alunos o chamando de "mestre". Porém, não significa que o fato de alguém ter conquistado a tão sonhada faixa preta, ela tenha se tornado um "mestre". No jiu-jitsu, o titulo de Mestre só pode ser atribuído a um faixa coral - preta e vermelha.
Flavio Behring nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de Novembro de 1937, é um dos mais influentes e respeitados professores de Jiu Jitsu brasileiro, sendo hoje um dos poucos a atingir a graduação de faixa vermelha do mundo.
O que significa “Oss”? “OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”. O segundo caractere não é pronunciado.
Acredita-se que as raízes do jiu-jítsu (em português, também jujútsu ou jiujutsu) tenham vindo do Japão, como acontece com a maioria das artes marciais, mas foi no Brasil que essa luta ganhou a forma como é conhecida hoje. A família Gracie é a grande responsável pela popularização da modalidade no mundo todo.