Uma escritura da Bíblia. Ela diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Ou seja: se você falar com bondade e tranquilidade, as pessoas zangadas vão se acalmar.
A palavra “branda” no hebraico significa: suave, delicado, macio. A forma de falar suave, delicada – quebra o outro, até os ossos, até o endurecido, o resistente, o indiferente.
A resposta branda demonstra domínio próprio, mesmo em circunstâncias difíceis. Não é fácil se controlar quando alguém nos provoca. Quando conseguimos segurar a língua e controlar o volume e tom de voz diante de uma pessoa agressiva, ela perde razão. A resposta branda não joga mais lenha no fogo.
1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. 2 A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia. 3 Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons. 4 A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela quebranta o espírito.
Oração: Pai querido, o Senhor é um Deus tremendo e nos ensina que devemos acumular tesouros nos céus, ajuda-me a entender e buscar o que realmente tem valor, conforme a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus.
Uma escritura da Bíblia. Ela diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Ou seja: se você falar com bondade e tranquilidade, as pessoas zangadas vão se acalmar. Se você falar com grosseria ou gritar com elas, elas vão ficar ainda mais nervosas.
Ali está dizendo para responder brandamente, ou seja, com calma, com delicadeza no falar, mesmo que a outra pessoa esteja gritando, pois uma resposta tranquila acalma o furor, ou seja, a irritação da outra pessoa; dessa forma você estará agindo como sábia e não como tola que só fala bobagens.
O Espírito Santo da Brandura é a Verdade de Deus que se hospeda em nossa alma e, como um bom fruto, carrega em si suas sementes, afim de germinarem na fertilidade do nosso sagrado, dando assim início a uma nova colheita de corações renovados na esperança do Fruto Maior, que é a Vida Eterna, em Cristo Nosso Senhor.
São os atos agressivos de provocação praticados contra alguém, mas que não deixam marcas ou sequelas no corpo da vítima. Como a conduta é menos grave, a pena prevista é de prisão simples de 15 dias a 3 meses.
Na Bíblia, o termo ""furor"" pode ser entendido como uma manifestação de ira, raiva ou indignação divina. É frequentemente associado a punições e juízos divinos sobre pessoas ou nações que se desviaram dos caminhos de Deus.
“A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.” O emprego da palavra “sorte” no Antigo Testamento mostra que esse provérbio não se refere ao controle divino de todas as ocorrências casuais da vida, mas à solução que Ele dá aos assuntos devidamente referidos a Ele.
Quando convidamos Jesus para fazer parte de nossa vida não há mais vazio dentro de nós e passamos a ser cheios da alegria que só quem conhece a Jesus sabe explicar. O corpo reage e o semblante se torna alegre.
É melhor ser pobre e temer a Deus, o SENHOR, do que ser rico e infeliz. É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio. A pessoa de mau gênio sempre causa problemas, mas a que tem paciência traz a paz.