O metano ou hidreto de me4la é um hidrocarboneto de molécula tetraédrica e apolar (CH4). Em condições normais de temperatura e pressão, é um gás incolor, inodoro, inflamável e explosivo em ambiente fechado, em presença de fonte de ignição.
O metano (CH4) é um gás inodoro e incolor que pertence ao grupo dos hidrocarbonetos. Ele pode ser obtido, por exemplo, na decomposição de matéria orgânica e no processo digestivo de ruminantes.
O metano ou hidreto de me4la é um hidrocarboneto de molécula tetraédrica e apolar (CH4). Em condições normais de temperatura e pressão, é um gás incolor, inodoro, inflamável e explosivo em ambiente fechado, em presença de fonte de ignição.
O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz.
Metano (CH4): na molécula de metano, cada átomo de hidrogênio compartilha um par de elétrons com o carbono. Dessa forma, o carbono estabelece quatro ligações covalentes.
No caso da molécula CH4, embora suas ligações interatômicas sejam polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, a molécula é apolar, pois apresenta geometria tetraédrica, sendo todos os átomos ao redor do C idênticos.
O metano é liberado durante a digestão dos animais e a decomposição de resíduos orgânicos no solo. Resíduos: a decomposição de resíduos em aterros sanitários e ações inadequadas de manejo de esgoto e lixo são fontes adicionais de emissões de metano.
A molécula do metano apresenta quatro nuvens eletrônicas (quatro ligações simples) e também quatro átomos de hidrogênio ligados ao átomo central. Assim, temos quatro nuvens e quatro ligantes iguais, logo, a molécula é apolar.
Qual é o grande problema do metano? O metano é o principal contribuinte para a formação do ozônio ao nível do solo, um poluente perigoso do ar e gás de efeito estufa, cuja exposição causa 1 milhão de mortes prematuras a cada ano. O metano é também um poderoso gás de efeito estufa.
O metano proveniente da fermentação anaeróbica de materiais orgânicos é considerados um biogás. O mesmo é utilizado como fonte de energia alternativa (renovável e limpa) podendo ser usado para gerar energia elétrica e combustíveis para veículos como ônibus e caminhões.
Os que começam pela letra "C" (Compression Ignition) referem-se a veículos a diesel. A letra seguinte seguinte indica o nível de qualidade, em ordem alfabética, sendo API SP o nível máximo de qualidade actual para veículos a gasolina, e API CK-4 o nível máximo de qualidade para veículos a diesel.
O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável.
As moléculas 1 e 4 possuem forças de Van der Waals do tipo dipolo induzido, porque elas são hidrocarbonetos, possuindo somente os átomos de carbono e hidrogênio e, portanto, são apolares.
Representado pela fórmula molecular CH4, o metano, que também é chamado de gás dos pântanos, é um gás incolor e inodoro (sem cheiro). Ele possui pouca solubilidade em água e, quando adicionado ao ar, pode ser altamente explosivo.
Eletrônica. A fórmula eletrônica, também conhecida como fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos e os elétrons da camada de valência por meio de pontinhos circulando o letra do elemento.
Um gás que se forma nos pântanos através da fermentação anaeróbica foi descoberto em 1778 pelo químico italiano Alessandro Volta (1745-1827), ele o nomeou de “gás dos pântanos”. Esse mesmo gás mais tarde passou a se chamar gás metano, e é como o conhecemos até hoje.
Resposta. O Carbono necessita de 4 ligações para se estabilizar o hidrogênio precisa de 1 ligação , basta colocar o carbono no centro para realizar 4 ligações .
As principais emissões de CH4 em sistemas agrícolas estão associadas ao cultivo de arroz irrigado, uma vez que em solo inundado a degradação da matéria orgânica gera metano devido à anaerobiose (BASTOS, 2014).
O que está a sentir é o metano e este é mais do que apenas desagradável. É um potente gás de efeito estufa. Molécula por molécula, o metano tem um poder de aquecimento da atmosfera 80 vezes superior ao do dióxido de carbono.