O arquivo CSV (valores separados por vírgulas) é um arquivo de texto com formato específico para possibilitar o salvamento dos dados em um formato estruturado de tabela.
O que significa a sigla CSV no documento do veículo?
O que é Certificado de Segurança Veicular e a vistoria? O CSV é obrigatório para os veículos com configuração de fábrica modificada, como sistema de iluminação, alterações na suspensão e instalação de Gás Natural Veicular (GNV) prevista na Resolução 292/2008. Já a vistoria avalia as condições de circulação dos carros.
O que quer dizer recuperado CSV no documento do veículo? Significa que o veículo passou uma reparação após de um sinistro (batida). E que o mesmo foi aprovado pelo vistoria e o laudo CSV foi emitido, permitindo assim, o veículo voltar a circular.
Onde fica o CSV na documentação? O Certificado de Segurança Veicular será anexado junto do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Esse documento é o mais importante do automóvel, e será usado para diferentes fins, incluindo a revenda do seminovo.
O Certificado de Segurança Veicular, também conhecido como CSV, é uma das exigências do Detran para que as modificações realizadas pelo proprietário sejam protocoladas no documento do veículo. As modificações permitidas pelo Contran constam na Resolução 292/2008.
Para sua regularização, o proprietário deverá providenciar os reparos necessários, o desbloqueio no Detran-SP e a emissão de novos documentos constando no campo "observações" o número do Certificado de Segurança Veicular (CSV).
E como consultar o sinistro pelo CSV? Basta observar o campo com a sigla no documento do carro. Se contar com uma sequência de números, você pode conseguir detalhes sobre a situação do carro. Para isso, basta ir ao Detran da sua cidade e solicitar as informações pessoalmente.
R: A validade do CSV (laudo de inspeção) é de 30 dias. Passada a data limite de 30 dias o CSV perde a validade e será necessário recomeçar o todo o processo.
Como saber se o veículo foi recuperado de sinistro?
Quando aparece o sinistro no documento? Como te explicamos, o termo sinistro recuperado indica que o problema sofrido pelos danos foi resolvido. Ele aparece no documento do veículo para indicar essa situação e também o fato do seguro do automóvel ter sido acionado para solucionar o problema.
Não é possível “tirar” o CSV do documento do veículo, uma vez que o CSV é um certificado emitido após a realização de uma inspeção de segurança veicular.
O Certificado de Segurança Veicular (CSV), também conhecido como laudo Inmetro, é uma das exigências do Detran para protocolar no documento do veículo, mudanças realizadas pelo proprietário. Ele é emitido após aprovação na inspeção de segurança veicular.
Ao transitar com o veículo portando a documentação do GNV com validade vencida, o proprietário poderá ter o licenciamento anual do seu carro negado pelo DETRAN e ter seu veículo apreendido pela autoridade de trânsito.
Detalhe que, na maioria das vezes, ainda, o preço pago é de um veículo não sinistrado, posto que os veículos sinistrados possuem uma redução de preço de aproximadamente 30% (trinta por cento) do valor.
Em geral, o proprietário do veículo pode consultar o processo de desbloqueio de sinistro no site do Detrans do Estado onde o veículo está registrado, utilizando o número do processo ou a placa do veículo. Além disso, em alguns Estados, é possível solicitar informações sobre o processo por telefone ou presencialmente.
Cada CSV pode ter taxas diferentes, dependendo da alteração que será feita. Por exemplo, para emitir um Certificado de Segurança Veicular para um carro rebaixado, a média de valor é em torno de R$ 500,00, enquanto um CSV para instalação de gás natural custa, em média, R$ 380,00.
Quando o veículo passa por sinistro de média ou grande monta, a vistoria deve produzir o Certificado de Segurança Veicular (CSV) com a pontuação do Relatório de Avarias. Nesses casos, no campo de observações do CRLV deve constar a informação de sinistro recuperado e também que o CSV foi emitido.
Pode não parecer, mas existe uma diferença entre sinistro e recuperado na natureza de um veículo. De forma mais simples de explicar essa divisão, podemos classificar os veículos sinistrados como uma comparação de antes e depois. Os carros sinistrados são como o “antes”, enquanto os veículos recuperados são o “depois”.
No geral, a menos que você tenha experiência com a manutenção para poder identificar problemas de desempenho e segurança ao rodar, não é recomendável comprar um veículo sinistrado. Isso porque seus custos com revisões podem aumentar, as apólices de seguro são mais complexas e o preço de revenda será mais baixo.
Feito o pagamento da indenização ao dono, o carro passa a ser chamado de sinistrado e é aí que mora uma grande oportunidade. Os automóveis que foram furtados ou roubados e são recuperados posteriormente podem ir a leilão. Muitas vezes, eles têm apenas pequenos danos ou podem até mesmo estar em perfeito estado.
Consulte no site do Detran a existência de sinistro (Grátis) A primeira e mais direta maneira de verificar se um carro tem sinistro é através do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu Estado. Esse serviço é gratuito e acessível a qualquer pessoa com acesso à internet.
De acordo com a validade, vale lembrar que geralmente o CSV vale por um ano. No entanto, caso você faça qualquer modificação permitida, é necessário ter um novo CSV.
Quanto tempo posso rodar com o carro com documento vencido?
O licenciamento vencido e o CRLV atrasado não têm tolerância de validade. Após o vencimento do documento, o carro fica proibido de andar e pode acarretar severas consequências caso seja pego em blitz.
A informação sobre ocorrência e recuperação deve aparecer como “sinistro/recuperação” no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), na parte inferior do documento. Por isso, consultar o histórico, além de ser possível, torna-se uma necessidade para evitar fraudes.
A comercialização de carros que já sofreram perda total não é ilegal já que eles podem ser recuperados e passar por um processo de certificação. No entanto, alguns revendedores podem não ser transparentes e não informarem o motorista sobre o sinistro do veículo.
Onde emitir o CSV? Para emitir esse certificado, você deve procurar alguma empresa de inspeção da sua cidade ou uma empresa que seja credenciada ao Detran. No Detran de São Paulo, por exemplo, você encontra uma página exclusiva que te mostra as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV) no seu estado.