Os vulcões são capazes de alterar o tempo e clima, tanto de forma local quanto global. Grandes erupções vulcânicas lançam enormes quantidades de gases vulcânicos, aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera – e cinzas, que causam o aumento ou diminuição da temperatura da atmosfera.
As erupções vulcânicas podem criar uma avalanche de cinzas, gases vulcânicos, lava e rochas chamada de fluxo piroclástico. Ele flui em alta velocidade e pode ser difícil para os humanos se esquivarem, explica um artigo da National Geographic norte-americana.
Os gases e cinzas provenientes da emissão de um vulcão podem gerar diversos impactos à saúde e ao meio ambiente. Entre eles, estão: dióxido de carbono, monóxido de carbono, metano, ácido sulfídrico, dióxido de enxofre e alguns metais pesados, como chumbo e mercúrio.
Quais são os impactos das erupções vulcânicas para o ambiente?
Quando o vulcão entra em erupção pode haver liberação de gases que podem agravar o efeito estufa, uma vez que as partículas em suspensão formam uma barreira para o retorno da radiação solar para as camadas mais altas da atmosfera. Assim, provocando o aumento da temperatura nos locais afetados.
Ao refletir radiação solar, os aerossóis vulcânicos produzem sementes para a formação de nuvens e contribuem para esfriar o clima do nosso planeta, mas este processo ainda não é perfeitamente quantificável e varia conforme o passar do tempo.
As 4 questões-chave para entender o impacto dos vulcões no planeta
Qual é a importância dos vulcões para o planeta?
Apesar de mais lembrados pelas erupções e destruição, os vulcões são muito importantes do ponto de vista mineral. “As atividades que geram os vulcões também geram diferentes tipos de depósitos minerais: ouro, prata, cobre, chumbo, zinco.
Ao longo de centenas de milhões de anos, as emissões gasosas das aberturas vulcânicas contribuíram para a formação dos primeiros oceanos e da atmosfera terrestre, fornecendo os elementos essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da vida.
Os vulcões são capazes de alterar o tempo e clima, tanto de forma local quanto global. Grandes erupções vulcânicas lançam enormes quantidades de gases vulcânicos, aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera – e cinzas, que causam o aumento ou diminuição da temperatura da atmosfera.
O CO2 emitido pelos vulcões é residual em relação ao das atividades humanas. No pico da atividade, o vulcão emitiu três mil toneladas de CO2 por dia. Em comparação com as emissões humanas, trata-se de uma quantidade minúscula.
Os vulcões formam-se nas zonas de convergência, ou seja, nas regiões onde há o choque entre as placas tectônicas (que se encontram sob o material magmático). O acúmulo da pressão provocado pela movimentação das placas provoca a descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica.
Emissões de gases e pluma vulcânica: Os vulcões ejectam vários gases para a atmosfera, principalmente H2O, CO2 e SO2. Estes podem causar chuvas ácidas e poluir as massas de água.
"Após a erupção, a região afetada pela lava fica como rocha, como o ambiente 'lunar'. Toda a vegetação é queimada, as estruturas, destruídas", diz o professor Rocha. "A curto prazo, o local fica, sim, inutilizado.
Em ambientes com cinzas finas, usar óculos de protecção ou óculos correctivos em vez de lentes de contacto para proteger os olhos de irritação. Após uma ligeira queda de cinzas é normalmente seguro beber a água contaminada com cinzas, mas é melhor filtrar as partículas antes de beber.
O tempo de vida de um vulcão pode ir de alguns meses até alguns milhões de anos. Por exemplo, em vários vulcões na Terra ocorreram várias erupções nos últimos milhares de anos mas atualmente não dão sinais de atividade.
Quais são as consequências das erupções vulcânicas para a formação do relevo?
O vulcanismo como agente modelador do relevo é responsável pelo surgimento das montanhas e dos planaltos. Na formação de montanhas, toda a lava que é emitida vai sendo armazenada nas proximidades de onde sai todo o material magmático. Desse modo, após vários processos dessa natureza, a montanha é constituída.
Embora os impactos negativos da atividade vulcânica surpreendam, há aspectos positivos dos vulcões. As rochas, poeiras e cinzas vulcânicas, ao se decomporem, geram solos de grande fertilidade, favorecendo agricultura nas áreas de ocorrência. Estima-se que esses solos cubram 1% da superfície dos continentes.
Vulcões são estruturas geológicas capazes de expelir para a superfície terrestre material magmático e gases vindos do interior da Terra, o que pode provocar grande destruição.
Junto aos asteroides, eles constituem a maior ameaça natural para a humanidade. O supervulcão mais conhecido na atualidade é o de Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. Sua forma não obedece ao padrão de um vulcão qualquer, com uma formação montanhosa em forma de “cone”.
O vulcão Monte Tambora está no topo da lista devido ao número de mortes que causou e à devastação climática que provocou não apenas na ilha, mas também nos arredores. De acordo com o Índice de Explosividade Vulcânica do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o Tambora obteve 7, o penúltimo maior índice da lista.
Poluição da água: essas substâncias em contato com a água podem causar o desabastecimento de cidades próximas, a falta de água para a agricultura e a morte de animais que bebem da água contaminada.
A sua deposição pode acarretar chuvas e neves ácidas, visto que as substâncias são transportadas por longas distâncias e o enxofre se combina com a água presente na atmosfera para formar o ácido sulfúrico.
Os vulcões são estruturas geológicas que fazem a ligação do interior da Terra com o meio externo. Por meio dessa abertura, lava, cinzas, gases e outros materiais são expelidos.
O Monte Ibu, na Indonésia, entrou em erupção nesta 2ª feira (27. mai. 2024), segundo a agência de vulcanologia do país, PVMBG. O vulcão, localizado na remota ilha de Halmahera, expeliu “espessas” colunas de cinzas vulcânicas a 6 km de altura.
Os vulcões fornecem um suprimento constante de minerais para a topografia circundante e fertilizam a terra que os rodeia. Embora uma grande erupção primeiro devaste a terra imediatamente ao redor, a erupção vulcânica fornece cinzas carregadas de minerais para enriquecer o solo.