O que é uma DANFE para que serve?
A DANFE é o documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, que equivale a versão impressa simplificada da NFe, portanto, ela acompanha as mercadorias quando são vendidas aos clientes finais e é obrigatória no transporte de produtos e mercadorias.O que quer dizer a palavra DANFE?
O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é uma representação simplificada da NF-e.Porque emitir DANFE?
Por fim, o DANFE também serve para coletar a firma do destinatário/tomador, a fim de que seja possível comprovar a entrega da mercadoria ou da prestação de serviços. Portanto, ao fazer o transporte de uma mercadoria, o veículo precisa imprimir o DANFE pela chave referente, que será usado durante toda a viagem.Quem deve emitir o DANFE?
O DANFE deve ser impresso, pelo emitente da NF-e, antes da circulação da mercadoria, pois o trânsito de uma mercadoria documentada por uma NF-e sempre deverá estar acompanhado do DANFE correspondente.O que é DANFE? | DFe
Qual é a diferença entre DANFE e nota fiscal?
Utilidade: apenas a NF-e tem validade jurídica e fiscal, enquanto a DANFE serve só como auxiliar, em situações onde não é possível consultar a NF-e. Formato: a DANFE pode ser impressa, para facilitar a leitura ou acompanhar algum pacote durante o transporte; já a NF-e é apenas eletrônica.Qual a diferença da nota fiscal para DANFE?
O nome DANFE é uma sigla que representa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, e, como o seu próprio nome sugere, serve como suporte à nota original. Isto é, o objetivo do DANFE é oferecer uma maneira simplificada de leitura das informações contidas na NF-e.É obrigatório emitir DANFE?
Sim. Independente do porte, as empresas que praticam uma das atividades econômicas obrigadas, devem emitir NF-e. Da mesma forma, as empresas que não estiverem obrigadas poderão, voluntariamente, aderir à emissão de NF-e.Pode emitir DANFE para CPF?
Sim, você pode gerar notas fiscais com o seu CPF. Para isso, a forma mais comum é a Nota Fiscal Avulsa, utilizada para registrar transações pontuais.Como saber se uma DANFE foi emitida?
Uma maneira muito simples de realizar consultas é através do portal eletrônico da SEFAZ – Secretária de Estado da Fazenda. Para consultar a NF-e basta informar a chave de acesso, um código de 44 dígitos que vem impresso na DANFE.Quais são os tipos de DANFE?
Quais tipos de DANFE existem?
- Normal – Segue todos os padrões para envio do DANFE, sem nenhum ajuste ou observação.
- Impressos em contingência – Quando o software emissor de NF-e não consegue se conectar com os webservices da SEFAZ, é utilizada a contingência.
Como entender a DANFE?
O Primeiro passo para entender uma danfe, é a identificação se a nota é de entrada ou saída. A partir dessa informação é possível verificar o número destacado no campo ao lado, identificando qual o tipo da nota fiscal. Com essa informação, você também encontra o número série da nota e o número de folhas do documento.Quais impostos podem incidir sobre uma DANFE?
Esses impostos incidem sobre qualquer venda feita no ambiente online ou no offline, confira:
- IRPJ: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.
- COFINS: Contribuição para Financiamento de Seguridade Social.
- PIS: Programa de Integração Social.
- CSLL: Contribuição Social sobre Lucro Líquido.
Quais as principais informações da DANFE?
AAMM da emissão: Ano e mês da emissão; CNPJ do emitente: caracteres do CNPJ do emitente; Modelo do documento: cada documento fiscal eletrônico tem um modelo.Onde fica o DANFE da nota fiscal?
Onde fica o DANFE na nota fiscal? Como se tratam de documentos distintos, o DANFE não fica presente na nota fiscal. O Documento Auxiliar é uma versão simplificada da nota fiscal, apresentando alguns dos dados que estarão descritos de forma detalhada na NF-e.Como transformar DANFE em nota fiscal?
Se você já possui um, siga o passo a passo abaixo:
- Vá em “Consultar NF-e” No seu navegador, abra o site oficial, clique em “Serviços” e, em seguida, selecione “Consultar NF-e”;
- Digite a Chave de Acesso do seu Danfe. ...
- Baixe a Nota Fiscal.