O que significa a sigla DANFe?

A sigla DANFE significa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica e representa a versão impressa simplificada da NF-e. É o DANFE que acompanha as mercadorias quando são vendidas aos clientes finais. A DANFE é, também, obrigatória no transporte de produtos e mercadorias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em prosoft.com.br

O que é uma DANFE para que serve?

A DANFE é o documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, que equivale a versão impressa simplificada da NFe, portanto, ela acompanha as mercadorias quando são vendidas aos clientes finais e é obrigatória no transporte de produtos e mercadorias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flux-it.com.br

O que quer dizer a palavra DANFE?

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é uma representação simplificada da NF-e.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em atendimento.receita.rs.gov.br

Porque emitir DANFE?

Por fim, o DANFE também serve para coletar a firma do destinatário/tomador, a fim de que seja possível comprovar a entrega da mercadoria ou da prestação de serviços. Portanto, ao fazer o transporte de uma mercadoria, o veículo precisa imprimir o DANFE pela chave referente, que será usado durante toda a viagem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.omie.com.br

Quem deve emitir o DANFE?

O DANFE deve ser impresso, pelo emitente da NF-e, antes da circulação da mercadoria, pois o trânsito de uma mercadoria documentada por uma NF-e sempre deverá estar acompanhado do DANFE correspondente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nfe.fazenda.gov.br

O que é DANFE? | DFe

Qual é a diferença entre DANFE e nota fiscal?

Utilidade: apenas a NF-e tem validade jurídica e fiscal, enquanto a DANFE serve só como auxiliar, em situações onde não é possível consultar a NF-e. Formato: a DANFE pode ser impressa, para facilitar a leitura ou acompanhar algum pacote durante o transporte; já a NF-e é apenas eletrônica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.connectplug.com.br

Qual a diferença da nota fiscal para DANFE?

O nome DANFE é uma sigla que representa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, e, como o seu próprio nome sugere, serve como suporte à nota original. Isto é, o objetivo do DANFE é oferecer uma maneira simplificada de leitura das informações contidas na NF-e.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.bling.com.br

É obrigatório emitir DANFE?

Sim. Independente do porte, as empresas que praticam uma das atividades econômicas obrigadas, devem emitir NF-e. Da mesma forma, as empresas que não estiverem obrigadas poderão, voluntariamente, aderir à emissão de NF-e.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nfe.fazenda.gov.br

Pode emitir DANFE para CPF?

Sim, você pode gerar notas fiscais com o seu CPF. Para isso, a forma mais comum é a Nota Fiscal Avulsa, utilizada para registrar transações pontuais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em digisan.com.br

Como saber se uma DANFE foi emitida?

Uma maneira muito simples de realizar consultas é através do portal eletrônico da SEFAZ – Secretária de Estado da Fazenda. Para consultar a NF-e basta informar a chave de acesso, um código de 44 dígitos que vem impresso na DANFE.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gsffiscal.com.br

Quais são os tipos de DANFE?

Quais tipos de DANFE existem?
  • Normal – Segue todos os padrões para envio do DANFE, sem nenhum ajuste ou observação.
  • Impressos em contingência – Quando o software emissor de NF-e não consegue se conectar com os webservices da SEFAZ, é utilizada a contingência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.mastermaq.com.br

Como entender a DANFE?

O Primeiro passo para entender uma danfe, é a identificação se a nota é de entrada ou saída. A partir dessa informação é possível verificar o número destacado no campo ao lado, identificando qual o tipo da nota fiscal. Com essa informação, você também encontra o número série da nota e o número de folhas do documento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gestaopro.com.br

Quais impostos podem incidir sobre uma DANFE?

Esses impostos incidem sobre qualquer venda feita no ambiente online ou no offline, confira:
  • IRPJ: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.
  • COFINS: Contribuição para Financiamento de Seguridade Social.
  • PIS: Programa de Integração Social.
  • CSLL: Contribuição Social sobre Lucro Líquido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enotas.com.br

Quais as principais informações da DANFE?

AAMM da emissão: Ano e mês da emissão; CNPJ do emitente: caracteres do CNPJ do emitente; Modelo do documento: cada documento fiscal eletrônico tem um modelo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cr.inf.br

Onde fica o DANFE da nota fiscal?

Onde fica o DANFE na nota fiscal? Como se tratam de documentos distintos, o DANFE não fica presente na nota fiscal. O Documento Auxiliar é uma versão simplificada da nota fiscal, apresentando alguns dos dados que estarão descritos de forma detalhada na NF-e.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sygmasistemas.com.br

Como transformar DANFE em nota fiscal?

Se você já possui um, siga o passo a passo abaixo:
  1. Vá em “Consultar NF-e” No seu navegador, abra o site oficial, clique em “Serviços” e, em seguida, selecione “Consultar NF-e”;
  2. Digite a Chave de Acesso do seu Danfe. ...
  3. Baixe a Nota Fiscal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tecnoblog.net

Onde posso emitir uma DANFE?

Uma forma de fazer a consulta do DANFE online grátis é por meio do site da Secretaria da Fazenda. Para ter acesso ao documento basta informar os dígitos que compõem a chave de acesso. A Sefaz também vai exigir o Certificado Digital da empresa para, em seguida, disponibilizar todas as informações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.bling.com.br

Quem é obrigado a emitir nota fiscal?

Todo empreendedor deve emitir a nota fiscal ao fazer qualquer operação negocial. A obrigação vale para os microempreendedores individuais (MEIs), para o microempreendedor (ME) e para as empresas de pequeno porte (EPPs).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sebrae.com.br

Quem não tem CNPJ pode emitir nota fiscal?

É possível emitir nota sem CNPJ? Então, vamos diretamente à resposta para essa pergunta: sim. Atualmente, a maioria dos estados e municípios brasileiros autoriza a emissão de notas sem CNPJ para regularizar suas atividades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em digisan.com.br

Qual valor do imposto do DANFE?

O cálculo desse impostos é realizado por teto de lucros. Por exemplo, para lucros até R$20 mil reais por mês a alíquota é de 15%. Já para os lucros mensais superiores a esse limite, a taxa é de 10% sobre o valor excedente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em focusnfe.com.br

Quem tem MEI pode emitir DANFE?

MEI precisa emitir Notas Fiscais? Quem tem MEI pode emitir nota fiscal em qualquer transação de venda, contudo, ele é obrigado a fazer isso apenas em operações que envolvam pessoas jurídicas, independentemente do serviço, valor da mercadoria ou contrato assinado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.bling.com.br

É crime não emitir nota fiscal?

A falta de emissão de notas fiscais, quando devida, é considerada sonegação de impostos e, dependendo da situação, o responsável pode ser preso! Não emitir nota fiscal é prevista como crime na Lei 8.137, que diz em seu artigo 1º, inciso V: Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enotas.com.br

Qual a validade de uma DANFE?

Já o Danfe, embora seja uma representação gráfica dos dados contidos na NF-e, por sua vez, não tem validade fiscal e legal, mesmo sendo um documento obrigatório para acompanhar o transporte da mercadoria. O Danfe também não tem necessidade de ser arquivado pelo prazo de cinco anos, ao contrário do arquivo XML.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em arquivei.com.br

Quem deve pagar o ICMS de mercadoria o vendedor ou o comprador?

O valor do ICMS é recolhido pelo vendedor e repassado ao governo estadual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.omie.com.br

Quem é que paga o ICMS?

Quem paga o ICMS? Qualquer pessoa, física ou jurídica, que realize operações de circulação de mercadorias e esteja englobada nos exemplos acima tem de pagar o tributo. Quando uma água é comprada no supermercado, há ICMS embutido no preço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em einvestidor.estadao.com.br