O que significa a sigla DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.O que é DRE e como fazer?
O DRE é uma ferramenta que permite calcular o desempenho financeiro da empresa em um determinado período, seja mensal ou anual, para determinar se houve lucro ou prejuízo. Para fins de divulgação legal, ele engloba o período correspondente ao ano fiscal, geralmente de janeiro a dezembro (12 meses).O que quer dizer DRE na contabilidade?
A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com ela, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.O que é um DRE financeiro?
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período de tempo para deixar claro se ela teve lucro ou prejuízo.O que é EBITDA?
Como explicar a DRE?
A análise da DRE deve servir para identificar os altos e baixos financeiros de uma empresa, além de verificar onde os lucros se fazem maiores. Também permite compreender os resultados negativos daquele negócio, indicando os erros e acertos, possibilitando identificar o desempenho dos processos para obter melhor lucro.Qual é a finalidade da DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte de uma série de relatórios contábeis, que tem como finalidade proporcionar informações acerca da posição patrimonial e financeira da empresa.O que é DRE e exemplos?
O que é DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.
Quais impostos entram na DRE?
Aqui entram, por exemplo, o pagamento do Simples Nacional, ICMS, PIS/COFINS e ISS. Qualquer imposto gerado por conta da venda, como o Simples Nacional, entra aqui. Esses dados estão separados na DRE com objetivo de não mascarar os números de faturamento. Assim você pode saber precisamente a sua performance.Quais são os tipos de DRE?
A DRE é estruturada de forma vertical ou horizontal.
- Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
- Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.
Como fazer cálculo de DRE?
Como o próprio nome sugere, a Demonstração do Resultado do Exercício Simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. Dessa forma, a prática detecta apenas se houve lucro ou prejuízo.Qual a diferença do balanço patrimonial e DRE?
Agora, o balanço patrimonial revela qual é a situação do patrimônio líquido, portanto, usa o DRE como referência, além das contas futuras e os bens do negócio. A segunda diferença está no tempo: enquanto o DRE é feito para o momento atual, o balanço é a cada 12 meses, logo, tem a ver com histórico anual da empresa.Como fazer a leitura de uma DRE?
Para isso, basta dividir o total da conta desejada pelo totalizador que se pretende avaliar. Por exemplo, uma empresa que apresentou um Lucro Bruto de R$ 20.000,00 e saldo de despesas com vendas de R$ 5.000,00 para o mesmo período, demonstra que 25% de todo o seu lucro está dedicado para esta área.Para que serve o lucro bruto?
Lucro bruto é um indicador financeiro que representa a diferença entre a receita total de uma empresa e os custos diretos associados à produção ou fornecimento de seus produtos, ou serviços.Qual é o objetivo das demonstrações contábeis?
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.Como saber se a empresa teve lucro ou prejuízo?
Subtraia as despesas da receita e você obterá o lucro líquido da sua empresa – será um lucro ou uma perda. Quando sua receita é superior às suas despesas, você obtém lucro. Por outro lado, quando suas despesas forem maiores que sua receita, você verá uma perda.O que deve constar no DRE?
Na estrutura de uma DRE devem constar:
- Receita Bruta;
- Receita Líquida;
- Lucro bruto;
- Resultado líquido;
- Despesas financeiras;
- Despesas administrativas;
- Despesas com vendas;
- Custos de produtos/mercadorias vendidas.
Onde fica o lucro líquido na DRE?
– Fórmula de cálculo de lucro líquidoPara se chegar a esse valor é preciso pegar a receita da empresa menos as despesas variáveis. Assim chegamos ao valor que corresponde a tudo o que a empresa faturou após pagar suas despesas fixas e variáveis: lucro líquido = receitas – despesas variáveis – despesas fixas.