Inicialmente define-se uma FiO2 (fração de oxigênio inspirado) de 1,0 (100% de oxigênio) e, subsequentemente, esse valor é reduzido até o menor nível necessário para manter uma oxigenação adequada.
Valores expressos em média, desvio padrão e porcentagem da diferença; PaO2: pressão parcial de oxigênio; FiO2: fração inspirada de oxigênio; PaO2/FiO2: pressão parcial de oxigênio/fração inspirada de oxigênio.
Inicialmente define-se uma FiO2 (fração de oxigênio inspirado) de 1,0 (100% de oxigênio) e, subsequentemente, esse valor é reduzido até o menor nível necessário para manter uma oxigenação adequada.
Ambos oferecem um fluxo baixo de oxigênio, e a cada litro de fluxo de oxigênio acrescenta-se aproxima- damente 3 a 4% para FiO2. Assim, 1 litro de oxigênio aumenta a FiO2 em 24%; 2I/min, 28% e 3I/min, 32% (7).
A PEEP é a pressão nos pulmões (pressão alveolar) no final de cada respiração (expiração). Nos pacientes em ventilação mecânica, a PEEP trabalha contra o esvaziamento passivo do pulmão e o colapso dos sacos de ar (alvéolos).
A pressão do cilindro varia de acordo com o volume do gás comprimido nele, ou seja, se o cilindro não estiver em sua pressão máxima, a quantidade de oxigênio deve ser calculado: Capacidade de O2 (litros) = volume de H2O x Pressão em Bar.
Qual a diferença entre cateter e máscara de oxigênio?
Máscara nasal com cateter de oxigênio: Similar à máscara nasal, mas com um cateter fino inserido nas narinas para fornecer oxigênio. Máscara de não-reinalação: Possui uma bolsa que permite ao paciente inalar oxigênio do reservatório sem misturar com o ar exalado.
O pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio (H3O+); a pO2 é a quantidade de moléculas de oxigênio dissolvidas no sangue e a pCO2 é a quantidade de moléculas de gás carbônico dissolvidas no sangue, estas duas últimas expressas na forma de pressão parcial.
Para realizar essa conta, colocamos o valor da PaO2 mostrada na gasometria (exemplo: 75) e a FiO2 que estava no ventilador no momento da coleta da gasometria arterial. Se era 50%, então o cálculo ficará → 75/0,5 (por cento). Nesse caso, a relação P/F será de 150!
Considerando a fórmula FiO2 desejada = PaO2 desejada + FiO2 conhecida dividida pela PaO2 conhecida, teríamos: FiO2 desejado = (60x0,75) / 40 = 1,13!!! Como você não pode dar mais de 100% de FiO2, o ajuste necessário aqui seria o incremento de PEEP, não de FiO2.
A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto tempo não cause danos. Entretanto, suas células podem ser agredidas e sofrer danos se a baixa nos níveis de oxigênio ocorrer muitas vezes.
Uma FiO2 de 1,0 (100%) deve ser usada inicialmente para recuperar a hipoxemia decorrente da instalação do aparelho e ajustes iniciais, sendo diminuída gradualmente para valores que permitam uma pressão parcial de oxigênio arterial (PaO2) acima de 60mmHg e uma saturação de oxiemoglobina arterial (SaO2) entre 93 e 97%.
Para permitir a absorção de oxigênio e liberação de dióxido de carbono, cerca de 5 a 8 litros de ar por minuto entram e saem dos pulmões e cerca de três décimos de litro de oxigênio são transferidos dos alvéolos para o sangue a cada minuto, mesmo quando a pessoa está em repouso.
“A máscara de Venturi é um dispositivo indicado a pessoas que fazem oxigenoterapia controlada, pois ela fornece uma concentração exata de oxigênio. O método é empregado a quem precisa de uma concentração moderada ou alta de O2”, explica o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza.
A saturação do oxigênio é um parâmetro vital para definir o índice de oxigênio do sangue e a entrega do oxigênio. Para adultos, a escala normal do SpO2 é 95 – 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.
Ficar sentado em vez de deitado, para reduzir a pressão sobre os pulmões; Respirar fundo e lentamente, para aumentar a quantidade de ar que chega nos pulmões; Ficar num local arejado, para garantir maior quantidade de oxigênio; Evitar locais muito quentes ou muito frios, pois podem dificultar a respiração.
PaO2. A pressão parcial de oxigênio indica o percentual de oxigênio que está livre no sangue, o que reflete a hematose: a troca de oxigênio alvéolo-capilar.