A gastrostomia (GTT), é um procedimento cirúrgico que se instala um tubo para alimentação através da parede abdominal diretamente no estômago. A finalidade é para administrar a dieta, medicamentos e a água, diretamente no estômago, sem passar pela boca e estômago.
O paciente ainda pode comer e beber? Uma nutrição líquida especial, assim como fluidos, podem ser administrados através da sonda. Se a sonda foi colocada devido a problemas com a deglutição (por exemplo após um derrame), ainda permanecerão restrições à ingesta oral.
A permanência da sonda de gastro/jejunostomia não tem período definido, sendo comumente mantida em longo prazo em função da necessidade de suporte nutricional do paciente.
A retirada da sonda é feita desinsuflando o balão e retirado a sonda. Faz-se um curativo e aguarda a cicatrização. Lembre-se que geralmente colocamos sonda cada vez menores antes de retirar completamente, para que não fique vazando eternamente.
A gastrostomia é feita pelo cirurgião gástrico gastroenterologista e um cirurgião para inserir uma sonda diretamente no estômago, que é um tubo flexível, através de uma abertura pela pele.
A GTT tem como objetivo garantir aporte nutricional, evitando assim a depleção do estado nutricional do paciente. A GTT é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago, através da parede abdominal.
Conclui-se que a troca da sonda de gastrostomia deve ser realizada pelo profissional enfermeiro desde que tenha segurança na realização do procedimento, avaliando sua competência técnica, garantindo uma assistência de enfermagem segura, com bases científicas e com alto profissionalismo.
Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?
(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).
Como alimentar meu paciente pela GTT? A alimentação por uma gastrostomia é semelhante à alimentação pela sonda nasogástrica. A principal diferença é o local de entrada do cateter, que se faz pela parede abdominal. O alimento pode ser administrado por bomba infusora, gotejamento em equipo ou seringa.
As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.
A sonda gtt soltou com sangue isso é normal sangrar? Pode acontecer. O trauma secundário ao deslizar da sonda no orifício da gastrostomia pode causar sangramento,geralmente em pequena quantidade e que para espontaneamente. O cuidado deve ser para não sair a sonda.
Qual o preço médio de sonda gastrostomia? O preço médio de sonda gastrostomia depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar sonda gastrostomia por valores entre R$ 175,60 e R$ 622,07.
Quanto tempo uma pessoa aguenta se alimentando por sonda?
Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.
Vômito. A movimentação do tubo dentro do estômago, bloqueando a saída dele, pode causar náuseas e vômitos. Uma maneira simples de verificar se o tubo se moveu é fazer uma marca com uma caneta no local onde o tubo sai do abdome. Meça dessa marca até o fim da sonda.
Gostaria de saber quando o paciente esta com gtt se ele pode se alimentar normalmente e beber água também normal? Tem que ver o motivo da gastrostomia. Se não tiver nenhuma contraindicação de se alimentar pela boca e conseguir deglutir , normalmente não tem problema.
Geralmente esse vazamento se deve a um alargamento do trajeto onde ocorre extravasamento do conteúdo gástrico (dieta )ou por uma irritação local e ou infecção. Ideal procurar o cirurgião ou o PS para avaliação.
Use água morna e sabão para limpar em volta do local de 2 a 3 vezes por dia ou conforme necessário. Certifique-se de gentilmente esfregar todas as áreas crostosas na pele em volta do tubo e sobre o próprio tubo. Após a limpeza, lavar ao redor da área com água e secar.
Qual o tempo de vida para um paciente que faz uso de gastrostomia?
O tempo de uso da gastrostomia é indeterminado. Tenho pacientes que usam ou usaram a gastrostomia por muitos anos, como exemplo um paciente que usa há cerca de 6 anos. O que é importante é que a sonda deve ter cuidados constantes que espero que você tenha recebido.
Quais são os cuidados que preciso ter? Lavar a sonda com 20ml de água, após cada administração de medicamentos para que não haja obstrução da sonda. Manter a cabeceira sempre elevada ao administrar a dieta e por 30min após cada administração.
O balão deve ser enchido com água estéril ou destilada. Solução salina e água de torneira não são recomendadas, pois podem danificar o balão. O ar também não é recomendado para insuflação.
A substituição da gastrostomia se dá em casos de rompimento balão, alterações estoma bem como processos infecciosos, obstrução, perda, tempo prolongado e desgaste natural. Em média essa troca acontece a cada 3 meses podendo prorrogar até 1 ano de acordo qualidade e tipo do material adquirido.
A clorexidina pode ser levada diretamente à boca em quantidade de 10ml, ou utilizar gaze, ou cotonete, umedecida nolíquido, levando diretamente na região, deixando- o repousar de 30 segundos a 1 minuto.
A gastrostomia (GTT) implica em mudança da imagem corporal, da identidade e da forma de se alimentar. Afinal, a partir da realização deste procedimento há mudanças na dieta e na via de administração, passando essa a ser por uma sonda inserida diretamente no estômago.