O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.
O que significa a sigla mkgf? É a unidade de medida para o torque do motor que significa metro x quilograma-força. O torque é a força absoluta e influi na maneira como a potência é produzida.
Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.
Assim, um quilograma-força é por definição igual a 9,80665 newton, já que é relativo a uma força exercida pela atração gravitacional em uma massa de um quilograma.
m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.
1 quilograma-força (kgf) é a força exercida pela gravidade da Terra sobre a massa de 1 kg. A expressão (2) revela que o peso de 1 kg massa vale 1 kgf , isto é, que o peso de um corpo no sistema técnico e sua massa no S.I. são numericamente iguais, o que tem conduzido a uma grande confusão entre peso e massa.
F = (M x V x V) / (254 x D), onde D é a distância em metros que o corpo percorre desde que se lhe aplica a força até parar completamente. F = (70 x 90 x 90) / (254 x 0,5) = 567.000 / 127 = 4465 kgf .
A medida de 1 kgf é a força com que o planeta Terra atrai o quilograma padrão, ou seja, o peso de determinado corpo, ao nível do mar e a 45o de latitude. O quilograma-força, no entanto, não é considerado no Sistema Internacional de Unidades, e sim o newton. A relação entre as duas unidades é de 1 kgf = 9,8 N.
A conversão de kg para metros pode variar dependendo do contexto. Por exemplo, se estivermos falando de uma substância líquida, como água, a conversão seria diferente. A densidade da água é de aproximadamente 1000 kg/m³. Portanto, se tivermos 1 kg de água, o volume seria de 0,001 metros cúbicos.
1 bar = 0,987 atm 1 bar = 1,02 kgf/cm² 1 bar = 14,5 p.s.i. 1 kgf/cm² = 0,97 atm 1 kgf/cm² = 0,98 bar 1 kgf/cm² = 14,2 p.s.i. A escala de temperatura utilizada em todos os países, com exceção dos E.U.A., é o grau centígrado Celsius (º C).
τ = F ⋅ r . O sentido do vetor de torque é encontrado por convenção usando a regra da mão direita. Se a mão direita é enrolada em torno do eixo de rotação com os dedos apontando na direção da força, então o vetor de torque aponta na direção do polegar como mostrado na figura 2.
Como dissemos, o torque costuma ser bem mais útil no fluxo urbano. Até mesmo por isso, os condutores devem prestar atenção no torque para garantir um veículo ágil no trânsito. Essa atenção deve estar não somente no valor máximo de torque, mas também na sua distribuição, isso é, na rotação em que ela está disponível.
Você já sabe que o torque está ligado à força que é produzida pelo sistema motriz de um caminhão. Já a potência tem relação com a velocidade e tempo. Nesse sentido, podemos afirmar que o torque se relaciona ao trabalho. A potência, por outro lado, representa o tempo que demora para que ele seja realizado.
Como o torque é igual a força multiplicada pela distância aplicada, quanto maior o torque aplicado, menor a velocidade, pois torque tem a ver com força e não com velocidade.
De uma maneira bastante simples, o torque é calculado através da seguinte fórmula: Torque = Força X Comprimento da alavanca. A unidade de medida para o toque geralmente utilizada no Brasil é o Nm (Newton metro).
O torque máximo é sempre obtido em rotações mais baixas, enquanto o ápice da potência só é alcançado nos giros mais altos. O torque máximo de um carro geralmente se dá em um ponto específico, que pode ser entre 2.800 e 4.000 rpm.
O quilograma por metro cúbico é a unidade derivada do Sistema Internacional de Unidades para massa específica. Corresponde à massa de 1 kg que ocupa o espaço de 1 m³.
Torque, ou momento de uma força, é a tendência que uma força tem de rotacionar um corpo sobre o qual ela é aplicada. O torque é um vetor perpendicular ao plano formado pelos vetores força e raio de rotação. O vetor torque pode ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância.
A pressão de 1 atm corresponde à pressão exercida por uma coluna de 760 mm contendo mercúrio, massa específica 13 595,1 kg/m³, sujeita a uma aceleração da gravidade de 9,80665 m/s².
Quando estudamos Dinâmica, uma das primeiras forças que aprendemos a calcular é a força peso. Para isso, usamos aquela velha fórmula P = m . g, em que m é a massa do objeto e g é a aceleração gravitacional, cujo valor é de aproximadamente 10 m/s2.