A sílaba tónica é constituída pelo ditongo ui. Gratuito significa que não requer pagamento; grátis: – O acesso ao Wi-Fi é gratuito. A outra forma não existe.
Grátis é advérbio e, por isso, deve modificar basicamente verbos. Grátis corresponde a "gratuitamente, de graça". Portanto basta pensar que, se for possível usar de graça ou gratuitamente, será possível usar grátis: Estacione gratuitamente/Estacione de graça/Estacione grátis.
Se for possível usar “de graça” ou “gratuitamente”, caberá grátis. Exemplo: Compre um sanduíche e leve grátis (de graça/gratuitamente) um suco. Se não for possível fazer essa substituição, use gratuito.
Como funcionam os acentos em português? | Vou Aprender Português
Por que a palavra grátis é acentuada?
A sílaba tónica é constituída pelo ditongo ui. Gratuito significa que não requer pagamento; grátis: – O acesso ao Wi-Fi é gratuito. A outra forma não existe.
O certo, leitores, é a primeira opção: GRATUITO. Nada de acento agudo na letra "i". Nem mesmo façam a entonação da letra "i" quando forem pronunciar a palavra. A sílaba forte no caso é o “u”, e não o “i”.
A palavra gratuita é paroxítona. Assim, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, não deverá ser acentuada graficamente e deverá ser pronunciada corretamente com a tonicidade na sílaba tui (gra-tui-to).
Como as vogais tônicas “e” e “o” estão no final da sílaba e são seguidas das consoantes nasais “m” e “n”, o Acordo aceita tanto o acento agudo como o acento circunflexo em palavras como pênis/pénis, tênis/ténis, bônus/bónus, ônus/ónus, tônus/tónus, Vênus/Vénus.
O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm).
De acordo com as regras da ortoepia, área da gramática que se ocupa das pronuncias, o correto é dizer “gratúito”, com a tônica no “u” Essa é a norma culta, fim do mistério.
A palavra ortoepia é oriunda da palavra grega ortoepos (orto = correto e epos = palavra), sendo assim, ortoepia é o estudo da correta pronúncia das palavras.