Com atrações nacionais e internacionais como: Rüfüs du Sol, Gorillaz, Gilberto Gil, Two Door Cinema Club, Marcelo D2 e Marina Sena, o festival MITA faz sua primeira edição em São Paulo, no Spark Arena, com muito êxito. A sigla MITA significa “Music Is The Answer”.
A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
A mita determinava que todo trabalhador inca deveria trabalhar para o estado por um determinado período no ano. Assim, quando o imperador convocasse, os trabalhadores eram levados para trabalhar nas obras públicas de construção de estradas, por exemplo.
A encomenda era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas. A mita era a obrigação que os membros das aldeias tinham de trabalhar para os espanhóis 4 meses por ano.
O QUE É... Mita (ver Encomienda) Mita, palavra de origem quéchua (língua falada pelos incas) que significa “turno”, era o trabalho obrigatório prestado pelos homens para o Império Inca. A mita era usada para execução de obras públicas do império: construção de pontes, estradas, aquedutos, templos etc.
A mita era uma prática utilizada pelos povos indígenas da América, incluindo os maias, que consistia na distribuição equitativa de trabalho entre a população.
A mita foi só um outro tipo de arma usada pelos hispânicos para eliminar os nativos das terras americanas, ao lado da prática dos jesuítas, do uso dos armamentos convencionais e da destruição da cultura local.
A mita potosina implicava a migração forçada, na prática, por um período de um ano de indígenas tributários (homens entre 18 e 50 anos), provenientes de diversas províncias das terras altas – localizadas entre o sul do Peru e da Bolívia.
A encomienda foi uma das modalidades de trabalho mais empregadas na América Hispânica. A conquista do espaço americano ofereceu aos espanhóis a possibilidade de rápido enriquecimento através do grande volume de metais preciosos existentes na região.
Impacto: a mita teve um impacto significativo na saúde e na vida dos trabalhadores indígenas, muitas vezes levando à exaustão e a condições de trabalho desumanas.
MITA Festival é um festival de música idealizado pelas empresas Bonus Track, de Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer, e a 30e, pela primeira vez em 2022. É reconhecido como um dos maiores festivais musicais do Brasil. O festival é realizado anualmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Como era as condições de trabalho nas minas americanas?
O trabalho nas minas era uma atividade insana e extenuante e foi a expressão da opressão espanhola sobre os índios. As atividades agro-pecuárias dependiam igualmente do trabalho indígena e dos mestiços.
a) A mita – Era um sistema de trabalho a favor do império. Foi um turno de trabalho na construção de estradas, fortalezas, pontes, centros urbanos, templos, canais de irrigação e mineração.
Mita; Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Encomienda; Era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas. Espero ter ajudado!
Resposta verificada por especialistas. Bom, a mita e a encomienda eram formas de trabalho forçado na América espanhola. A mita era a obrigação que os moradores de aldeia tinham de trabalhar para os espanhois durante 4 meses por ano. Recebendo apenas cerca de um terço do salário de um trabalhador livre da época.
Os "cabildos", ou conselhos municipais, eram a unidade fundamental do governo local na América espanhola colonial, diz a Enciclopédia Britannica. Era a instância responsável pelos aspectos mais ordinários do governo municipal, como policiamento, impostos e a administração da Justiça.
A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena.
02.06.2023, às 11H50. Depois de agitar os palcos cariocas, o MITA Festival chega a São Paulo neste final de semana, com shows de Lana Del Rey, Florence + The Machine, HAIM e muito mais.
Na primeira etapa da colonização espanhola, uma forma de exploração do trabalho indígena foi a mais utilizada: a encomienda. Esta consistia que como prêmio de conquista as comunidades indígenas subjugadas eram obrigadas ao pagamento de tributos em gêneros ou prestações de trabalho.
A Casa de Contratação (em castelhano "Casa de Contratación") foi uma empresa monopolista estatal espanhola. Tinha como função administrar as atividades comerciais espanholas no Novo Mundo e a arrecadação de impostos, para melhor controlar o comércio colonial.