ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento) é uma métrica financeira, usada para saber quanto a empresa ganhou com determinado investimento. É muito usado na área de Marketing e sua fórmula é: (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.
ROI é uma sigla em inglês que significa Return on Investment. Em português pode ser traduzido como Retorno Sobre o Investimento. Trata-se de um dos mais importantes indicadores financeiros que você pode usar em sua empresa.
Roy é um nome masculino de origem francesa, derivado da palavra "roi", que significa "rei". De forma figurada, Roy carrega a noção de alguém com status de realeza, que lidera e é altamente respeitado.
COMO EU PERDI TODO O MEU DINHEIRO NA BOLSA DE VALORES QUANDO COMECEI A INVESTIR
Como interpretar a ROI?
O ROI determina a eficiência de um investimento. Ele calcula o ganho obtido em relação ao valor investido. Por exemplo, se você investiu R$ 1 mil em uma campanha de publicidade e gerou R$ 5 mil em vendas, o ROI é de 400%. Isso indica que, para cada real investido, você obteve quatro reais de retorno.
Se a porcentagem for positiva, isso significa que você ganhou mais do que gastou. Se for negativo, você teve prejuízo. No exemplo, o ROI foi de 150%, ou seja, seria ótimo para a empresa. Só que você precisa ter algo em mente: um retorno de 20% ou 30% no marketing digital não é considerado ruim.
A fórmula do ROI é a seguinte: ROI (%) = Lucro do Investimento menos Custo do Investimento dividido por Custo do Investimento. Você pode multiplicar o resultado (4) por 100. Então seria 400% de retorno.
Ou seja, quanto maior for o resultado do ROI da ação ou negócio analisado, maior será o retorno sobre o investimento, podendo significar um aumento do lucro sem aumento de gastos, ou um aumento/estabilidade do lucro com uma diminuição dos gastos.
ROI é uma sigla para o termo “return on investiment”, que quando traduzido para português significa algo como “retorno sobre investimento”. Ele é uma métrica que permite analisar os valores que um negócio ganhou ou perdeu com determinados investimentos.
ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa Retorno sobre o Investimento. Esse indicador mostra quanto dinheiro a sua empresa ganhou ou perdeu em relação ao valor que investiu em um determinado projeto, campanha, produto ou serviço.
Qual a diferença entre ROE e ROI? Enquanto o ROE é utilizado para medir a capacidade de uma empresa ser lucrativa utilizando como base seus lucros e patrimônios líquidos, o ROI é uma métrica que identifica o retorno sobre o investimento, seja de ganho ou de perda.
O ROI (Return on Investment), ou Retorno sobre o Investimento, em português, é uma medida financeira fundamental para os negócios. No departamento comercial, ela é usada para aferir e demonstrar a relação entre o valor gerado com as vendas e os recursos despendidos para alcançá-lo.
O ROI (Return on Investment, em inglês, ou Retorno sobre Investimento em português), avalia o potencial de rendimento de um negócio, produto ou serviço. Já o Payback diz respeito ao tempo de retorno de um investimento aplicado, ou seja, quando o lucro se iguala ao valor investido.
Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar. Esse ROI será bom ou ruim dependendo do TEMPO que você precisou para obtê-lo: Se o ROI é de 5% ao dia, parabéns, é um ótimo investimento!
Ainda precisa de uma definição mais clara? Simples: o ROI calcula quanto você obteve de receita frente ao que foi gasto. Esse indicador é fundamental no mundo dos negócios e pode ser aplicado a qualquer tipo de ação que tenha como objetivo melhorar a lucratividade (direta ou indiretamente) em uma empresa.
Não existe um valor universalmente “bom” para o ROI, pois isso depende do setor e das expectativas da empresa. Geralmente, um ROI positivo (acima de 100%) é desejável. Algumas empresas podem estar satisfeitas com um ROI de 10%, enquanto outras buscam números mais altos, como 30%.
Trata-se de um indicador gerencial usado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado. Ele pode ser positivo ou negativo, indicando lucro ou prejuízo. O ROI é indicado para situações de investimento em que existe uma correlação direta de entrada e saída de recursos.
Isso indica que, para cada real investido na campanha de marketing, a empresa obteve um retorno de 60 centavos. Um ROI positivo como este sugere que o investimento foi bem-sucedido e gerou ganhos financeiros significativos.
ROI = (Receita – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Isso significa que o retorno foi de três vezes o custo do investimento. Se quisermos pensar em forma de porcentagem é só multiplicar o resultado deste cálculo por 100. No exemplo dado acima, o ROI neste período do cálculo foi de 300%.