O que é o TENS da fisioterapia?
O que é? TENS é um dos aparelhos de electroterapia mais utilizados pelos Fisioterapeutas, sendo conhecido pelo "aparelho dos choques". TENS é uma estimulação eléctrica transcutânea, ou seja, é uma terapia que utiliza uma corrente eléctrica aplicada superficialmente na pele através de eléctrodos.Qual é o significado da palavra TENS?
A sigla TENS vem do inglês Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea, em português) e é um aparelho utilizado no tratamento da dor porque exerce uma função analgésica através da ativação de mecanismos de controle internos do sistema nervoso. Atenção!Quais são os 4 tipos de TENS?
Apesar disso, os estudos que investigam o efeito de diferentes parâmetros da TENS na modulação da dor apresentam resultados divergentes5,6. A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.Qual profissional pode usar o TENS?
A utilização do TENS requer pelo Enfermeiro conhecimento, em física, elétrica, dosimetria, além do conhecimento sobre os diversos fatores causais da dor e a ativação de receptores periféricos e demais fatores como, anormalidades neurovegetativas, músculo esqueléticas, imobilidade e comportamentos psíquicos alterados.Eletroanalgesia TENS
Porque o TENS alivia a dor?
Possui pequenos eléctrodos que são colocados em contacto com a pele na região da dor, fazendo com que a corrente eléctrica atinja os músculos e nervos. Os impulsos eléctricos de baixa frequência estimulam a produção de endorfina, que promove o alívio da dor.Quantas vezes por dia pode fazer o TENS?
Dependendo da gravidade da dor, podem ser aplicadas várias vezes ao dia, de 20 minutos a algumas horas de estimulação. Em geral, os pacientes são ensinados a utilizar o equipamento de TENS e decidir se devem aplicar o tratamento.Quem não pode fazer TENS?
Por ser um tratamento que envolve a aplicação de corrente elétrica, a terapia com o TENS é contraindicada para mulheres grávidas ou que estiverem amamentando.Pode usar o TENS todos os dias?
O aparelho TENS proporciona alívio das dores musculares em poucos minutos, é totalmente seguro e pode ser utilizado diariamente.Onde não usar TENS?
Pele lesionada ou ferida. Áreas com lesões cutâneas, feridas abertas, ou inflamação significativa devem ser evitadas. A aplicação de TENS nessas condições pode agravar a lesão, aumentar o risco de infecção ou irritar ainda mais a pele.Como surgiu o TENS?
História. O desenvolvimento da TENS, se deveu aos estudos e desenvolvimento da eletroterapia e, a partir de 1960, com advento da teoria da comporta da dor, combinado com geradores eletrostáticos e condensadores, acabaram por recolocar a eletroterapia como método de tratamento.Qual o correto: TENS ou tem?
Têm ou tem: significadoPara saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc. O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.
Onde colocar os eletrodos do TENS?
Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS)Os eletrodos são posicionados na superfície da pele e enviam correntes elétricas de intensidade distinta e com tempo e frequência individual, conforme a necessidade de cada paciente.
Quanto tempo dura o efeito do TENS?
Entre a média da EVA inicial e a média 24 horas pós tratamento a melhora foi de 26,95%. Conclusão: Foi observado que o uso da TENS na modalidade acupuntural por 30 minutos obteve em média uma duração da analgesia de 9 horas e seu uso reduziu também a necessidade de administração farmacológica.Qual frequência usar no TENS?
TENS ConvencionalEsse tipo de TENS opera em frequência alta (80 a 100 Hz), intensidade baixa e duração menor de 200 µs. Ele é indicado para dores agudas, pois se baseia no manejo da dor estudado pela teoria do portão ou de controle da dor.