O adjetivo astuto, na Língua Portuguesa, caracteriza o indivíduo que consegue o que deseja, com sagacidade, esperteza e engenho. É uma pessoa que não se deixa enganar ou ludibriar.
Quando evocado ou quando consegue resolver alguma missão, Chapolin sempre diz: “não contavam com minha astúcia!”. Essa frase pode se remeter tranquilamente à ideia européia e norte-americana do fracasso latino-americano, do ponto de vista político-econômico.
Ele frustra as maquinações dos astutos, para que as suas mãos não possam realizar seus projetos. Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos que tramam se precipita.
A astúcia não costuma estar associada de maneira directa à inteligência ou à formação académica, uma vez que se entende como a habilidade de uma pessoa para agir de uma determinada forma.
Sagacidade e astúcia por vezes podem ser empregadas como sinônimas, mas é preciso fazer distinção. Diz o dicionário Houaiss que astúcia é manha, esperteza, sagacidade, malícia, treta, trapaça. E que sagacidade é argúcia, agudeza de espírito, aptidão para apreender as coisas por simples indícios.
É o que Hegel denomina de “Astúcia da Razão”. A Astúcia da Razão consiste em salvaguardar a ideia, permitindo que as paixões atuem por si mesmas, experimentem perdas e danos para que nessa luta e nessa perda sempre sobressaia algo, sempre exceda algo positivo, afirmativo.
Quando dizemos que uma pessoa é astuta, estamos dizendo que ela é muito inteligente, como se pensasse de forma muito rápida, conseguindo se virar nos momentos mais difíceis. Alguém astuto consegue se dar bem em situações onde precisa pensar rápido.
Um indivíduo manipulador sempre se desvia da culpa diante de determinadas situações e encontra justificativas para seus atos. Além disso, modifica a verdade com o intuito de parecer a vítima. Todas essas atitudes são voltadas para que você acredite na inocência dele.
1 Que é hábil em levar vantagens e não se deixa enganar; esperto, versuto. 2 Que é hábil em fazer maldades; traiçoeiro, vulpino. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Sin : astucioso . ETIMOLOGIA lat astutus.
Qual seria o ponto fraco de uma pessoa manipuladora?
Em resumo, o ponto fraco de uma pessoa manipuladora é multifacetado, abrangendo a dependência da percepção e aprovação dos outros, a vulnerabilidade à exposição, o desgaste emocional causado pela necessidade constante de controle e a falta de relacionamentos genuínos.
1 Habilidade em enganar alguém, sem que a pessoa se dê conta disso, a fim de levar algum tipo de vantagem; artimanha, esperteza, lábia, manha, solércia. 2 Habilidade para não se deixar enganar; esperteza, sagacidade. 3 Ação de pessoa travessa; traquinagem, travessura. ETIMOLOGIA lat astutĭa.
"Não contavam com minha astúcia!" "Sigam-me os bons!" "Aproveitam-se de minha nobreza!""Suspeitei desde o princípio!" "Palma, palma, não priemos cânico!"
"É como diz um velho conhecido ditado: Quem ri por último come mais chocolate… O que tem mais saliva ri melhor… O que ri comendo chocolate é o último que come… É quase isso aí."