Rigor refere-se à aplicação estrita de regras, padrões ou critérios, garantindo que algo seja feito com precisão e de acordo com as normas estabelecidas.
Princípio que estabelece que determinados atos e procedimentos devem ser realizados de acordo com as formalidades e requisitos previstos em lei, sob pena de nulidade ou ineficácia.
Com efeito, rigor excessivo significa o mau trato dado ao empregado que pode ser por palavras ou atitudes não condizentes com aquelas esperadas de uma pessoa normal.
A rigor. A última modalidade é a do chamado traje a rigor, também chamado de traje de gala ou black tie. É indicado para eventos muito específicos, em que o glamour dá o tom, como casamentos luxuosos, bailes de gala e grandes premiações.
Sendo assim, a melhor escolha do traje a rigor é aquela que vem acompanhada de peças completas de vestuário. Essas peças são formadas por camisa social, smoking, gravata borboleta, colete, fraque e sapatos sociais geralmente.
1. Qualidade ou característica de severo. 2. Atitude ou comportamento rigoroso, de rara transigência e pouca, ou nula, concessão: A severidade de sua arte o engrandeceu.
Os autores do Parnasianismo no Brasil são conhecidos por escrever obras objetivas e impessoais e por fazerem forte oposição ao modernismo. Os nomes de destaque dessa escola literária são: Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Olavo Bilac. Mais tarde, esses autores foram chamados de “Tríade Parnasiana”.
O rigor implica a construção teórica e conceitual cuidadosa e a observância a estritos ditames metodológicos. A noção de rigor de um trabalho acadêmico também abarca complexidades, pois está submetida a convenções específicas nas comunidades científicas.
O princípio do formalismo moderado deve guardar conformidade com o complexo normativo que rege as relações jurídicas e o direito administrativo, com o objetivo precípuo de privilegiar o interesse público.
Adj. || que mostra rigor; que o usa em todos os atos; rude, rudo, austero, severo. || Que é dotado de uma extrema severidade, de um rigor excessivo nos seus princípios, máximas, raciocínios ou ações. || Que tem um grande caráter de severidade, de austeridade, de rigor: Castigo rigoroso.
Prerrogativa é a vantagem de algumas pessoas por pertencerem a determinado grupo. Como a prerrogativa do advogado, que corresponde à direitos específicos para os advogados, que outras pessoas não se beneficiam. Um sinônimo de prerrogativa é privilégio, ou ainda vantagem e regalia.