A agorafobia é um transtorno de ansiedade onde a pessoa tem medo de estar em lugares que são difíceis de escapar ou onde a ajuda possa ser difícil de chegar.
Existem vários tipos de fobia, mas alguns causam impactos diretos na qualidade de vida das pessoas. É o caso da agorafobia, caracterizada por sintomas como medo e ansiedade incontrolável de viver situações que fogem do controle e causam constrangimento em meio a multidões, locais abertos ou muito fechados.
Um forte abraço! O medo intenso e irracional de sapos é chamado de batracofobia. Considerada uma fobia específica, que é um medo irracional e persistente de um objeto ou situação específica.
Xilofobia é um tipo específico de fobia, que se caracteriza pelo medo excessivo e irracional de objetos de madeira. Pessoas que sofrem de xilofobia podem sentir ansiedade intensa, pânico e até mesmo terror ao entrar em contato com objetos feitos desse material.
A tanatofobia pode desencadear outras fobias representativas de ameaças à vida, como Distiquifobia (medo de acidentes), Aerofobia (medo de andar de avião), Amaxofobia (medo de dirigir), Ofidiofobia (medo de cobras), Cardiofobia (medo de infarto), dentre outras.
A tetrafobia é uma aversão ou o medo do número 4. Ela é uma superstição mais comum em países da Ásia Oriental como a China, Japão, Coreia, e Taiwan bem como Sudeste da Ásia. Um elevador em um apartamento residencial em Shangai - andares 4, 13 e 14 estão faltando.
s.f. Definição: Medo de definir planos para o futuro, estabelecer objetivos, firmar compromissos, etc., em geral pela dificuldade em lidar com ansiedade ou insegurança.
De maneira geral, a maioria das pessoas têm medo de ter câncer. Algumas vivenciam esse sentimento de maneira muito intensa e a isso damos o nome de carcinofobia. Esses indivíduos costumam já ter sido diagnosticados com câncer e conseguido vencer a doença, mas têm medo da enfermidade retornar.
Centenas de milhares de pessoas ao redor do globo têm cetafobia – medo de baleias. O medo intenso de baleias é denominado como Cetaphobia, uma palavra que tem suas origens em latim Cetus que significa peixe grande e phobos que é o deus grego do medo.
Catalogado como um transtorno de ansiedade, a Nictofobia gera o sentimento de medo que pode não estar relacionado ao escuro em si, mas aos perigo que este em imaginário corresponde.