Água para a vida. A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.
A água é descrita como Purificadora e por isso assume um papel tão importante nos rituais das mais diversas religiões em todos os tempos e lugares. Acredita-se que ela tem o poder de lavar os pecados e nos prepara para entrarmos em contato com a divindade.
Além do valor utilitarista e de sobrevivência da vida humana sobre a terra, a água apresenta um valor simbólico-religioso em todas as culturas, desde as mais antigas até as modernas, significando vida, purificação, inclusive no sentido moral.
Entretanto as numerosas referências bíblicas à água também são símbolo e manifestação do poder de Deus. Na Bíblia, a água nos fala das bênçãos de Deus, físicas e espirituais: ao derramar “água sobre a terra sedenta”, assim como ao derramar “o Espírito” sobre os descendentes de Jacó (Isaías 44, 3).
Jesus respondeu: «Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede. (...) “A mulher disse então a Jesus: «dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede»” (Jo 4,10-15).
A água está nos dizendo para olharmos muito mais profundamente os nossos egos. Quando nós olhamos nossos egos através do espelho da água, a mensagem torna-se surpreendente, límpida, inteligível. Nós sabemos que a vida humana está conectada diretamente à qualidade de nossa água, dentro e em torno de nós.
McConkie definiu água viva como “as palavras da vida eterna, a mensagem da salvação, as verdades sobre Deus e Seu reino; as doutrinas do evangelho.” Ele continua, explicando: “Onde há profetas de Deus, aí haverão rios de água viva, fontes repletas de verdades eternas, mananciais jorrando a dádiva de vida que salva da ...
A água é considerada um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o hinduísmo, cristianismo, judaísmo, islamismo, xintoísmo, xamanismo e Wicca. É simbolizado na alquimia pelo triângulo com a ponta voltada para baixo.No Cristianismo a água é usada para batismos. Símbolo alquimístico da Água.
Os profetas estenderam esse simbolismo à suprema purificação através da qual Deus restabeleceria seu povo: “Eu vos aspergirei com uma água pura e sereis purificados” (Ezequiel 36,25). O perdão pessoal dos pecados também ficava ligado à ação purificadora da água.
Dizemos que a fórmula da água é H2O. Às vezes, quando a representa- A seção “Conceitos dientíficos em destaque” engloba artigos que abordam de forma nova e/ ou crítica conceitos químicos ou de interesse direto dos químicos.
A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
A água é símbolo da vida, cuja conservação e crescimento dependem de Deus; através da ação divina e da colaboração humana, torna-se fecunda em boas obras.
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
É o principal constituinte das células e dos vários fluidos do organismo. Além de manter a temperatura corporal estável, a água transporta nutrientes, participa na eliminação de toxinas, mantém o volume adequado do sangue e fornece o ambiente no qual as reações químicas essenciais ao nosso metabolismo se realizam.
É uma substância incolor (sem cor), insípida (sem sabor) e inodora (sem odor), e é um solvente universal. A água está presente na superfície da terra, no subsolo, na atmosfera e em todos os seres vivos, incluindo o ser humano.
Se pensarmos na água fluindo em direção a uma rocha, ela irá fluir apenas ao seu redor. Ela não fica chateada, não fica com raiva, não fica agitada. Ao confrontar um obstáculo, a água encontra a solução de alguma forma, sem força, sem conflito algum.
Jesus quer nos dar a Água Viva, Ele só espera que o busquemos enquanto Ele se deixa encontrar. O Seu Coração Misericordioso está aberto à nossa espera para nos mergulhar e purificar em seu amor. Na Cruz, do coração de Jesus jorrou Sangue e Água, e junto jorrou a sua misericórdia sobre todos nós.
Em várias partes da Bíblia a água é interpretada como um elemento da natureza que simboliza a palavra de Deus. A palavra de Deus é comparada com a água. Ou seja, a Palavra de Deus é a água que lava e purifica o homem.
Jesus estava cansado, por isso descansou junto à fonte. Uma mulher samaritana veio pegar água e Jesus pediu-lhe que Lhe desse um pouco. Como os judeus não falavam com os samaritanos, a mulher ficou surpresa.