Search the United Nations A Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.
Qual o significado da sigla ONU e quando foi criada?
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional fundada em 1945 para intermediar as relações internacionais, harmonizar a ação das nações diante de objetivos comuns, atuar para o desenvolvimento mundial e garantir a paz.
Segundo a Carta das Nações Unidas, tratado constitutivo da organização, os propósitos da ONU são: manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações amistosas entre as nações, conseguir uma cooperação internacional para resolver problemas internacionais e promover e estimular o respeito aos direitos ...
O símbolo da ONU é uma projeção azimutal, cujo centro escolhido foi um ponto no Polo Norte, um local neutro e que permite a visualização de todos os continentes.
A Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.
Trata-se do maior símbolo da ONU. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, embora não possua caráter jurídico, foi adotada, desde sua publicação, em 1948, como a base de missões e metas das Nações Unidas e de Estados Nacionais para o texto de suas respectivas Constituições.
A função da ONU, desde o princípio de sua atividade, é a manutenção da paz entre os países-membros e a garantia da segurança das suas respectivas populações. Com base nisso, é possível alcançar um estado de harmonia entre todos os países.
O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023. Descrito por Franklin D.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país e o combate à pobreza, o Sistema das Nações Unidas no Brasil tem a constante missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado.
O diplomata Sérgio França Danese será o novo representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação feita pela Presidência da República, por meio da Mensagem 7/2023.
A finalidade do órgão é manter a paz e a segurança internacional, bem como desenvolver a cooperação entre os povos. Busca solucionar os problemas sociais, humanitários, culturais e econômicos, promovendo o respeito às liberdades fundamentais e aos direitos humanos.
A Carta das Nações Unidas foi assinada em São Francisco, a 26 de junho de 1945, após o término da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, entrando em vigor a 24 de outubro daquele mesmo ano. O Estatuto da Corte Internacional de Justiça é parte integrante da Carta.
A ONU (Organização das Nações Unidas) é um organismo internacional de caráter intergovernamental criado durante a Conferência de São Francisco em 1945. As atividades da ONU tiveram início, oficialmente, em 24 de outubro de 1945 após a ratificação da Carta das Nações Unidas pelos seus membros fundadores.
O objetivo da ONU é o de unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios da justiça, dignidade humana e no bem-estar de todos. A ONU dá aos países a oportunidade de procurar soluções em conjunto para os desafios do mundo, preservando os interesses e a soberania nacional.
Em 2024, Alberto Pacheco Capella assumiu o posto de oficial responsável pelo Escritório do PNUMA no Brasil. Desde 2022, atua como Diretor do Escritório Sub-regional para o Cone Sul da América Latina, sendo Representante para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Em um discurso transmitido por vídeo na sexta sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-6), o secretário-geral da ONU, António Guterres, conclamou os países a se unirem para enfrentar os desafios ambientais mais urgentes do planeta.
Historicamente reservado, Guterres passou a ser ainda mais cuidadoso com aquilo que diz em entrevistas desde que assumiu a liderança das Nações Unidas.
A bandeira das Nações Unidas consiste no emblema que representa a projeção equidistante azimutal branca do mapa-múndi, centrada no Polo Norte, com dois ramos de oliveira brancos colocados à sua direita e à esquerda, localizados no fundo azul-celeste.
Ela define direitos "naturais e imprescritíveis" como a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. A Declaração reconhece também a igualdade, especialmente perante a lei e a justiça.
A Sede da Organização das Nações Unidas está localizada em Nova Iorque, Estados Unidos. Foi projetada por uma equipe de arquitetos de diversos países, liderada por Wallace Harrison, sendo o projeto final baseado nas propostas de Oscar Niemeyer e Le Corbusier.
O Dia das Nações Unidas foi celebrado na segunda-feira (26/10) com o lema “O futuro que queremos, sem deixar ninguém para trás”. A data oficial é 24 de outubro, dia em que entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, documento que marcou a fundação da organização.
O Brasil é um dos 51 membros fundadores das Nações Unidas, tendo depositado sua ratificação da Carta da ONU em 21 de setembro de 1945. A Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Nova York representa o país nas principais áreas de atuação da Organização: paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
Muito criticado, sobretudo pelos países subdesenvolvidos, o símbolo utiliza a projeção cônica conforme de Lambert, que privilegia os países mais próximos ao círculo polar ártico.