Ashi waza (足技) é a parte do caratê que tem por objeto de estudo as técnicas de emprego dos pés, isto é, mais especificamente sobre como posicionar o membro para suportar o impacto de uma técnica de defesa ou ataque, mas, sem sentido amplo, quer significar também o conjunto de técnicas em que se usam pés e pernas.
De-ashi-barai (出足払) é uma das 40 técnicas básicas do judô. Classificada como uma técnica de ashi waza (literalmente, técnicas de perna), é a primeira técnica do primeiro grupo (dai ikkyo) do Gokyo.
No Japão, “Waza” é o termo para arte e técnica, e estes pedais especiais orgulhosamente carregam o símbolo Waza para representar o pináculo do design desenvolvimento da BOSS.
Shime waza (絞技) é o grupo de técnicas de judô e jiu-jitsu tradicional que engloba as técnicas de estrangulamento. O shime waza do judô tem origem no foco das técnicas de katame waza (técnicas de domínio de solo) da escola kitō-ryū, uma das escolas de jujutsu estudadas pelo fundador do judô, Sensei Jigoro Kano.
Ashi waza (足技) é a parte do caratê que tem por objeto de estudo as técnicas de emprego dos pés, isto é, mais especificamente sobre como posicionar o membro para suportar o impacto de uma técnica de defesa ou ataque, mas, sem sentido amplo, quer significar também o conjunto de técnicas em que se usam pés e pernas.
Katame waza (固め技) é o conjunto de técnicas de artes marciais japonesas que têm por escopo submeter o oponente a controle completo por meio da aplicação de golpes/técnicas sobre as articulações e o sistema circulatório do corpo.
Kansetsu waza (em japonês: 関節技) é o termo que designa as técnicas das artes marciais japonesas que têm, por foco, o emprego de torções e contusões nas articulações. Basicamente, existem quatro escopos neste tipo de golpe, conforme a parte do corpo visada: pescoço, pulso, braço e perna.
Tachi waza (em japonês: 立ち技, Técnicas de base/pernas), ou tachikata (立ち方), é o termo em que no caratê designa-se o estudo sobre o modo como posicionar pés e pernas em relação ao tronco, haja vista que tão importante quanto um golpe é estar bem plantado ao solo, pois nenhum golpe será forte o suficiente se o lutador não ...
Atemi waza (当て身技) é conjunto de técnicas que são aplicadas num determinado ponto, técnicas traumáticas aplicadas nos pontos vitais: o lutador visa um ponto específico no corpo do adversário, para, quando o atingir, causar não uma lesão mas um desequilíbrio no fluxo de energia — ki.
Ao significa "azul", que é a cor da seleção japonesa de futebol, enquanto ashi significa "pés". Ao (青) também vem de ("青春" lit. "juventude", "primavera azul"). O título também significa "caniço azul", que representa imaturidade.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Shiai: É uma competição onde os judocas lutam seguindo regras específicas e com a supervisão de um árbitro. O objetivo é derrotar o oponente conforme essas regras para determinar quem é o vencedor.
Uchi waza (em japonês: 打ち技, técnicas de pancadas) é a parte do caratê que estuda os golpes que são executados com os membros superiores, salvo as mãos em punho e dedos, bem como quando são utilizadas as demais técnicas de posicionamento das mãos, como costas e palmas, ou outros membros: conforme a maneira de empregar o ...
O termo Go-Kyo significa cinco princípios e é a porta de entrada para a compreensão das técnicas do judô. Podemos traduzir Go-Kyo como “Go” cinco e “Kyo” Princípio de ensinamento, ou seja, um grupo de cinco princípios de ensinamento. Neste artigo explicaremos um pouco como funciona o GoKyo e seu grupo de técnicas.
Ippon: Equivale a 100 pontos e é marcado quando o oponente é projetado de costas no tatame com força e controle. O ippon garante a vitória imediata. Waza-ari: Vale 10 pontos e é marcado por uma projeção quase perfeita, mas sem controle total ou força suficiente para ippon. Dois waza-aris equivalem a um ippon.
Te waza (手技) é o termo pelo qual são conhecidas no caratê as técnicas de mãos e braços. Mas, em que pese referir a mãos, o conjunto de técnicas é de amplo espectro sem, contudo, ter a abrengência e o significado que dado no judô, que se refere a um kata específico.
Resumo: O mawashi geri é um chute do karatê shotokan com alta velocidade, muita precisão e ocasiona muitos pontos durante a disputa. Atualmente é imprescindível utilizar a biomecânica para analisar uma técnica esportiva. Entretanto, existem poucos estudos sobre a biomecânica do mawashi geri.
This content isn't available. O Keage, caracterizado por um movimento rápido, é perfeito para golpes ascendentes de precisão. Conhecido como "movimento em chicote" por ser aplicado em um movimento rápido tanto na aplicação quanto no seu retorno.
Muito comum em brigas de rua, o Kesa Gatame (ou Hon Kesa-gatame) é uma das imobilizações básicas do Judo, em combate de rua é bem comum ser vista, porém com adaptação para manter o oponente preso no solo e desferir golpes com uma das mãos na face dele.