Por que a arca tinha que ser carregada nos ombros?
Segundo a tradição bíblica, a arca da aliança só poderia ser carrega por membros da tribo de Levi, descendentes diretos de Moisés e Arão, e só poderia ser transportada nos ombros — por isso, possuía quatro hastes que permitiam levantá-la.
O que significa carregar a arca da aliança nos ombros?
Carregar a Arca nos ombros requer um sacrifício, um esforço, mas quizeram facilidade. Assim nos dias de hoje tambem, queremos facilidade e trazer a presença de Deus de qualquer jeito. E outra coisa que nos chama a ateção é copiar o que os Filisteus fizeram.
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre.
No topo da arca estão dois querubins frente a frente. Têm as suas asas abertas, como que protegendo o propiciatório. A arca é carregada por dois longos varais revestidos de ouro, encaixados em argolas na parte inferior do baú. Desta forma, o baú podia ser movido sem que ninguém lhe tocasse.
Qual era a forma correta de carregar a arca da aliança?
Para seu transporte, necessário para um povo ainda nômade (nómada), foram colocadas quatro argolas de ouro nas laterais, onde foram transpassados varas de acácia recobertas de ouro. Assim, o objeto podia ser carregado pelo meio do povo.
A ARCA DA ALIANÇA: DESCUBRA O QUE ERA A ARCA DA ALIANÇA E QUAL O SIGNIFICADO
Porque não podia tocar na Arca da Aliança?
A arca era símbolo da presença de Deus e da Sua glória. Por isso, ninguém que não estivesse autorizado poderia tocá-la ou olhar para dentro dela (Js 3.3-4; 1Sm 6.19). Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca.
Como deveria ser transportada a Arca da Aliança na Bíblia?
Segundo a tradição bíblica, a arca da aliança só poderia ser carrega por membros da tribo de Levi, descendentes diretos de Moisés e Arão, e só poderia ser transportada nos ombros — por isso, possuía quatro hastes que permitiam levantá-la.
Porque não se pode olhar dentro da Arca da Aliança?
1- Choro e Morte 1Sm 6: 19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles.
Após cada seis passos um boi e um carneiro eram oferecidos. Davi e todo o Israel não estavam “alegrando-se perante o SENHOR”, mas portavam a arca “com júbilo e ao som do Shofar”.
Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto. O local de seu falecimento foi chamado de Perez-Uzá. Por conta do acontecido Davi temia prosseguir, então deixou a arca na casa de Obede-Edom, o giteu por três meses.
Segundo as escrituras sagradas do judaísmo e cristianismo, a Arca representava a presença e a aliança de Deus com o seu povo escolhido. Era considerada uma manifestação tangível da presença divina no meio dos israelitas, sendo reverenciada com grande respeito e temor.
A diferença entre a casa de Obede-Edom e a de Abinadabe, onde a arca havia ficado anteriormente, foi a maneira como cada um deles recebeu e tratou a presença de Deus. Enquanto Abinadabe parece ter tratado a arca de forma descuidada, Obede-Edom a honrou e a colocou em um lugar de destaque em sua casa.
Essa palavra é usada na Bíblia tanto em sentido literal quanto em sentido figurado. Em ambos os casos, o ombro usualmente aparece como aquela parte do corpo humano onde algum peso é transportado.
Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimom; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança. Ele teve oito filhos, e vários netos.
Quantas pessoas morreram ao abrir a Arca da Aliança?
19 E feriu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor, até matar do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande matança entre o povo.
Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical.
2Samuel 6:11-15 NTLH. A arca da aliança ficou ali três meses, e o SENHOR abençoou Obede-Edom e a sua família. O rei Davi soube que, por causa da arca, o SENHOR havia abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. Então tirou a arca da casa de Obede-Edom e, com uma grande festa, a levou para a Cidade de Davi.
O que significam os dois querubins na Arca da Aliança?
Este nos ensina que as asas dos querubins além de os elevarem a Deus os fazem serem anjos protetores de quem está embaixo deles. Logo, querubim também é guarda não somente do paraíso, mas de cada adorador. As asas, na linguagem bíblica e no mundo antigo, representam a proteção e, ao mesmo tempo, a liberdade3.
1Crônicas 15:15-28 Nova Almeida Atualizada (NAA) Os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os ombros pelos cabos, como Moisés havia ordenado, segundo a palavra do SENHOR.
Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.
O que representa a Arca da Aliança nos dias de hoje?
Um irmão chamado Paulo Valente disse: “Anteriormente a arca da aliança representava a presença de Deus no meio do povo. Hoje ela representa a presença de heresias e de hereges no meio do povo.” Além de ser antibíblico ter uma arca nos dias de hoje, os mesmos, usam mal a tal arca.