Baixa/fraca avidez: inferior a 50% (indica que a infecção tenha ocorrido nas últimas 12-16 semanas, com possibilidade de infecção durante a gestação); Moderada/média avidez: de 50% a 59,9% (não permite ser determinado o período que ocorreu infecção, podendo ser repetido em 2 semanas para reavaliação);
Avidez baixa de IgG é indicativa de infecção primária ao passo que avidez elevada é sugestiva de infecção pregressa. Interpretação clínica: O teste de avidez de anticorpos permite estimar o período aproximado em que ocorreu a primo-infecção.
O exame de avidez ao IgG tem por objetivo confirmar infecção aguda. É um exame importante para determinar a época da infecção pelo toxoplasma na gestante. A baixa avidez de IgG indica infecção aguda.
TESTE DE AVIDEZ DE ANTICORPO: Quando deve ser feito??
Como interpretar o resultado do teste de avidez de IgG?
Interpretação e comentários
Um índice de avidez de IgG menor que 30% sugere que a infecção seja aguda ou recente e que tenha ocorrido nos últimos três meses. Já um resultado maior que 60% indica que a doença não é aguda e que começou há mais de três meses.
A determinação da avidez de IgG é uma ferramenta útil para diagnóstico da toxoplasmose ocular e é um método seguro para rastreamento da toxoplasmose no primeiro trimestre da gestação. Anticorpos da classe IgM contra o toxoplasma são frequentemente utilizados como marcador sorológico da fase aguda da toxoplasmose1,2.
O teste de avidez para anticorpos IgG na Toxoplasmose é indicado para se avaliar se os anticorpos da classe de IgG são de infecção recente ou anterior, mais pregressa. A Toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário intracelular obrigatório, denominado Toxoplasma gondii, cujo hospedeiro definitivo é o gato.
Se nas primeiras 16 semanas gestacionais o primeiro exame solicitado detectar anticorpos IgG e IgM reagentes, deve ser feito o teste de avidez de IgG na mesma amostra de soro. 3. Não são requeridos exames de avidez após a 16ª semana de gestação pois a avidez alta não descarta a infecção adquirida durante a gestação.
Moderada/média avidez: de 50% a 59,9% (não permite ser determinado o período que ocorreu infecção, podendo ser repetido em 2 semanas para reavaliação); Alta/forte avidez: igual ou superior a 60% (indica que a infecção tenha ocorrido há mais de 12-16 semanas, adquirida antes da gestação).
O exame Toxoplasma igG é usado para identificar se o paciente já teve contato com o parasita. Portanto, se o resultado for positivo, indica que a pessoa foi contaminada. Na gravidez, a infecção deve ser acompanhada de perto para não gerar riscos para o bebê.
O valor de referência pode variar de acordo com o laboratório, no entanto, de forma geral, o IgG para toxoplasmose é considerado positivo ou reagente quando o nível de IgG é superior a 3,0 UI/mL. Resultados entre 1,6 e 3,0 UI/mL são considerados indeterminados.
Mulheres que já tiveram toxoplasmose, apresentam risco de transmissão ao feto na gestação? O tempo de parasitemia da toxoplasmose é curto. Assim, mulheres imunocompetentes que engravidarem 3 meses após terem tido toxoplasmose, tem um risco quase nulo de transmissão para o feto(1).
O conceito de "avidez" refere-se à força da ligação depois da formação dos complexos antígeno-anticorpo reversíveis. Resulta de interações múltiplas entre uma molécula de anticorpo e os epítopos de um antígeno complexo.
Avidez é uma medida da força total de ligação de um antígeno contendo muitos determinantes antigênicos e anticorpos multivalentes. A avidez é influenciada tanto pela valência do anticorpo como pela valência do antígeno. Avidez é mais que a soma de afinidades individuais.
Se você suspeitar que está com toxoplasmose converse com o seu médico, que poderá solicitar exames de sangue específicos para a doença. Os resultados ajudarão o profissional a determinar se você realmente está com a doença e se a infecção é aguda (recente) ou crônica (antiga).
Depois de mais ou menos 4 semanas, o corpo substitui o anticorpo IgM pelo anticorpo IgG, que é mais forte e mais específico contra a doença pretendida. Portanto, depois de 4 semanas, o paciente deixa de ter IgM positivo e passa a ter apenas IgG positivo para toxoplasmose.
Herpes Simplex 1 e 2 - Anticorpos IgG Superior a 30,00 Isso significa que tá infectado tanto pelo. Isso significa que tá infectado tanto pelo 1 quanto pelo 2? isso significa que você já teve contato com o vírus antes , apresenta imunidade , mesmo que não tenha desenvolvido clinicamente a doença .
Avidez baixa sugere infecção recente adquirida entre 3 a 4 meses. Avidez moderada não exclui uma infecção recente. Avidez elevada pode afirmar que a infecção primária foi adquirida há mais de 4 meses.
A triagem pré-natal para toxoplasmose deve ser iniciada preferencialmente no primeiro trimestre de gestação e incluir a pesquisa dos anticorpos IgM e IgG anti-Toxoplasma gondii.
Interpretação: A medida da avidez baseia-se no grau de maturação dos anticorpos IgG no decurso da resposta humoral. Quanto mais avançado o grau de maturação tanto mais elevada é a proporção de anticorpos altamente ávidos.