A VARTA® fornece baterias húmidas melhoradas (ou seja, produtos com a tecnologia EFB), que proporcionam uma fiabilidade e um desempenho superiores em comparação com baterias de chumbo-ácido normais para aplicação em automóveis e veículos comerciais.
Tanto as baterias EFB quanto as AGM são projetadas para lidar com as demandas de sistemas start-stop, porém ambas possuem diferenças fundamentais em sua construção. Enquanto a AGM é fabricada para lidar com mecanismos mais complexos, as EFB são projetadas para atender demandas mais simples.
Qual a diferença entre bateria normal e start-stop?
Carros comuns com start/stop utilizam as EFBs, capazes de sustentar toda a parte elétrica do carro com as sucessivas paradas no trânsito. A EFB é a evolução das baterias SLI (convencionais), por isso são utilizadas em automóveis que somente precisam de cargas rápidas para dar várias partidas ao longo do mesmo trajeto.
Já as baterias do modelo EFB (Enhanced Flooded Battery) – que em português significa “baterias convencionais melhoradas” – são as mais indicadas para os veículos com sistema simples de start-stop.
São veículos de alta performance que possuem uma central de gestão de energia que exigem uma demanda maior de energia para funcionar corretamente. As baterias comuns não são capazes de suprir esta demanda energética e por este motivo não podem ser instaladas em carros com o sistema Start-Stop.
Quanto tempo dura uma bateria de carro start-stop?
Quanto Tempo Dura uma Bateria Start/Stop? Sua vida útil pode ser mais curta do que baterias tradicionais, dura em média de três a quatro anos. Pois ela é submetida a ciclos de carga e descarga intensos com mais frequência.
Se desejar, você pode desativar a função clicando no botão em destaque no painel. Sempre que a função estiver desativada, a luz do botão estará acesa, assim como a luz indicativa no Painel de Instrumentos. Lembre-se: a função sempre estará ativada quando você der a partida no motor da Ford Transit.
Economia de combustível: Uma das principais vantagens do sistema start-stop é a economia de combustível. Ao desligar o motor automaticamente quando o veículo está parado, como em semáforos ou congestionamentos, o sistema reduz o consumo de combustível, especialmente em ambientes urbanos com tráfego intenso.
A bateria de lítio de empilhadeira 96V é uma bateria de alta qualidade, alto desempenho e ecológica que representa a tendência futura da indústria. Tem uma longa vida útil, alta tensão, baixa taxa de auto-descarga, sem recurso de efeito de memória.
Ampere-hora (Amp-Hr, AH) – Unidade de medida da capacidade de acumulação de energia elétrica da bateria que se obtém multiplicando-se a corrente em amperes pelo tempo de horas de descarga.
Uma bateria quando é boa, segura a carga e não apresenta uma queda de voltagem para menos de 9V. Para você ter ideia, uma bateria sem condições de uso mostrará uma queda de voltagem em torno de 5V ou 0V.
Colocar uma EFB no lugar da AGM, uma AGM no lugar da EFB ou substituir uma das duas por um modelo convencional pode acarretar em perda enérgica ou como em muitos casos, o veículo pode não reconhecer a bateria que está sendo aplicada de forma errada e não permitirá que o mesmo seja ligado.
A bateria AGM (Absorbent Glass Mat) é destinada para automóveis de alta performance que exigem baterias mais potentes. Em português, AGM significa “manta de fibra de vidro absorvente”. Isso quer dizer que essa bateria tem como principal característica a absorção total da solução ácida (eletrólito) em seus separadores.
Além do desgaste das velas, outras peças também podem sofrer um desgaste mais rápido devido à condução em trajetos com o motor frio. Se você costuma sair cedo e enfrentar congestionamentos frequentes, essa situação pode ser plausível.
Qual a diferença entre start & stop e stop & start?
O sistema não sobrecarrega a bateria, pois o start stop tem bateria auxiliar. Já a bateria principal é maior e o sistema possui gerenciamento eletrônico que alerta o condutor que a peça está com a carga baixa.
Qual o primeiro carro com start-stop? Muita gente acha que o start-stop é uma tecnologia recente, mas ele foi usado pela primeira vez pela Fiat, em 1982. O dispositivo equipou o Regata ES, um sedã que no desenho parece um misto de Alfa Romeo 2033 com Fiat Premio, e que foi o antecessor do Tempra.
O start-stop desliga o veículo no momento em que ele para. Depois, religa de forma automática quando o movimento é retomado. Ao longo de um dia, esse sistema faz com que o carro dê 10 a 20 vezes mais partidas do que um veículo comum.
Como funciona o Start/Stop e Sistema de Acionamento Remoto do seu Chervrolet. Para destravar a porta do motorista, basta garantir que a chave esteja dentro de 1 m de distância do veículo e pressionar o botão da maçaneta externa da porta. Para destravar as outras portas, pressionar uma vez mais o botão.
O que acontece se colocar uma bateria normal no carro start-stop?
“Durante o processo start-stop, a bateria precisa garantir energia constante para todas as outras funcionalidades e ir muito além de apenas ligar o carro. Utilizar uma bateria convencional pode fazer com que o painel de instrumentos acenda luzes e induza o sistema a não funcionar corretamente”, assinala.
Para carros com sistema avançado de start/stop, a melhor bateria é a AGM, afinal, ela imprime uma eficiência energética maior nos ciclos mais profundos de descarga, sendo ideal para veículos mais luxuosos, que contam com componentes mais complexos e sofisticados.
Verifique a bateria: Se a bateria estiver fraca ou descarregada, o botão de start/stop pode não funcionar. Verifique se a bateria está em boas condições e se o carro está recebendo carga suficiente. Verifique o fusível: Se o fusível do botão de start/stop estiver queimado, ele não funcionará.