Basicamente podemos afirmar que uma Blindagem nível 3A (Blindagem nível III-A) possui vidros com espessuras que podem variar de 17mm a 21mm, conforme a tecnologia empregada em sua fabricação e que, uma Blindagem do nível 3 (Blindagem nível III) recebe vidros com cerca de 42mm de espessura.
O nível III-A suporta todas as armas curtas mais potentes. Ele é resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e o famoso calibre . 44 Magnum.
Ainda de acordo com o que pudemos apurar junto a algumas blindadoras, estes outros materiais agregarão além dos vidros, aproximadamente cerca de 70Kg a 140 Kg ao veículo, conforme projeto e tipo de carroceria.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Christian Conde, uma blindagem com o nível de proteção mais usado pelo mercado, o nível III-A, dificilmente terá um custo inferior a 40.000 reais.
A Abrablin declara que 95% dos carros blindados do Brasil têm proteção de nível III-A, a mais resistente autorizada para uso civil geral. No caso da blindagem de nível III, ainda mais impenetrável, será necessária uma autorização especial do exército antes de dar início ao procedimento.
Como mencionado, a Blindagem nível 3A suporta projéteis de uma arma de fogo do tipo Magnum . 44, já a Blindagem nível 3 suporta projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47 e FAL 7.62. Ou seja, são níveis de Blindagens bem distintos.
Ele enfatiza que as camadas de materiais de proteção desgastam ainda mais a suspensão, as molas e os amortecedores do carro, causando uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até 5 anos.
revólveres 22 e 38). Como resultado, é a blindagem mais barata do mercado e uma das mais utilizadas pelos proprietários de automóveis. - Nível de proteção II e II-A : Este tipo de proteção funciona como uma proteção de classe I. Mas oferece resistência a balas de pistola 9 mm e Magnum 357.
"A legislação não permite revalidar, fazer retrofit, conserto ou reforço de blindagem. Apesar de não haver previsão em norma de tempo de validade de uma blindagem, o mercado costuma comercializar soluções com prazo de garantia de cinco anos.
338 Lapua Magnum, conhecidos pela alta potência e precisão, utilizados apenas por snipers. Essas armas, que possuem um ferrolho, são capazes de disparar a longa distância e atravessar barricadas e veículos blindados.
Para tanto, a blindagem contra fuzil pode oferecer diferenciais como: melhorar a proteção balística, aumentar a flexibilidade superior, prolongar a durabilidade do veículo, entre outros.
No entanto, a blindagem também pode apresentar desafios, como o aumento do peso do veículo, a redução da agilidade e da dirigibilidade, e o aumento do custo de manutenção e operação. Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem de um carro não é feita em seu exterior, com o reforço da carroceria.
Este processo de blindagem segue invicto se não houver avaria no carro, porém se houver, há a necessidade de uma revisão para garantir total segurança do carro. O que pode vir a acontecer com o tempo é o desgaste de algumas peças, necessitando revisão, assim como outras partes mecânicas do automóvel.
Feito o procedimento, o veículo pode ter um aumento entre 160 kg e 200 kg de peso. Em relação aos valores, Câmara afirma que depende do tipo de blindagem escolhida. No caso da III-A, que é mais recomendada, a exemplo do modelo Sedan, os custos variam entre R$ 70 e 80 mil.
Atualmente, a nível 3A é blindagem com maior nível de segurança para carros de passeio particulares, por isso é a mais utilizada no Brasil. Além de proteger contra os projéteis de mão, incluindo submetralhadoras, oferece o melhor custo benefício.
Basta checar o nome da empresa no Certificado de Blindagem, que todo veículo deve ter. Aliás, dê preferência a unidades que já têm a descrição da blindagem no documento do veículo, obrigatória desde 2008. 2. Cheque o acabamento interno.
Desvantagens: Custo: O processo de blindagem pode ser caro, e o custo de manutenção também é maior comparado a um carro comum. Peso: A blindagem adiciona peso ao veículo, o que pode afetar o desempenho e a eficiência de combustível.
+ É possível abrir os vidros de um veículo blindado? Sim. Por questão de segurança, os vidros traseiros são mantidos fixos e somente os dianteiros permanecem operáveis. Os vidros dianteiros podem baixar até 100% dependendo do modelo.
No Brasil, a categoria mais comum de blindagem é a nível III-A, capaz de suportar tiros de armas de pequeno e médio porte, como pistolas 9 mm e .44. Essa proteção é a mais alta permitida para pessoas comuns, os níveis de quatro a seis são de uso restrito das forças policiais.
Precisa de autorização para andar de carro blindado?
Em virtude da vigência da Lei nº 14.071/2020, que alterou o art. 106 do CTB, e da publicação da Portaria Senatran nº 1053/22, que alterou o Anexo da Portaria Senatran nº 357/22: para alteração de blindagem: não é mais necessária a Autorização do Exército (inclusão ou retirada de blindagem).
A revisão é o que garante que a blindagem e os itens do carro estarão em dia, de forma que a segurança dos ocupantes seja garantida, assim como a vida útil do carro. Por isso, é imprescindível, apesar do valor elevado. Os valores de revisões consultadas por nossa reportagem variaram entre R$ 650 e R$ 1.200.