A Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.
Bullying é uma palavra de origem inglesa que designa atos de agressão e intimidação repetitivos contra um indivíduo que não é aceito por um grupo, geralmente na escola.
Bullying é uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo.
“A palavra bullying deriva do inglês bully, que apresenta duas definições; como substantivo o termo bully significa agressor e como verbo significa intimidar, e o seu derivado bullying definido como comportamento agressivo”, con- forme descrito por Souza & Almeida4.
Bullying (inglês), também chamado de intimidação sistemática, intimidação vexatória, violência escolar e bulimento, é o uso de força física, ameaça ou coerção para abusar, intimidar ou dominar agressivamente outras pessoas de forma frequente e habitual.
Aliás, Bully chegou a ficar conhecido como “GTA na escola”, por manter aspectos de jogabilidade semelhantes à série. Não é impressão sua: o jogo faz referência à prática do bullying (agressões físicas e verbais repetitivas). E, principalmente, num contexto que o tornou alvo de polêmicas.
Bully chegou a ser banido no Brasil em 2008. O jogo teve sua comercialização suspensa pelo Ministério Público do Rio Grande Sul, por supostamente “incitar a violência a professores, humilhação e ser nocivo para crianças e adolescentes”.
A Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.
Bullying é um termo em inglês que vem de bully. Como verbo, significa usar força ou poder para hurt (machucar) ou humiliate (humilhar) alguém tido como mais fraco.
Em muitos casos a vítima precisa sair da escola ou até da cidade para evitar o bullying que começa na internet e termina na vida real. Uma das maneiras de se lidar com o bullying é canalizar o potencial de quem o pratica para algo construtivo.
Lançado originalmente em 2006 para PlayStation 2 e PC e posteriormente para Xbox 360 e Nintendo Wii, Bully teve a venda proibida em todo território nacional em 2008, o motivo principal foi a percepção de que o game poderia incentivar a violência escolar.
O objetivo do jogo é dominar a Bullworth School, na qual existem cinco facções: Bullies, Nerds, Jocks, Greasers e Preppies. Também há outra facção, fora da escola, formada por adolescentes que não estudam, chamada Townies.
Já Tom Henderson, jornalista e insider de boa credibilidade, afirmou em dezembro de 2021 que Bully 2 poderia ter sido mostrado durante o The Game Awards 2021.
O bullying começou a ser pesquisado entre 10 e 20 anos na Europa, quando se descobriu o que estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescente. Sem receber a atenção da escola ou dos pais, que geralmente achavam as ofensas “bobas”, a criança recorria a uma medida desesperada.
O primeiro pesquisador que percebeu o fenômeno bullying foi o professor Dan Olweus e seus estudos realizados na Universidade de Bergan- Noruega (1978 a 1993) obtiveram grande repercussão.
No entanto, o termo surgiu apenas na década de 70, quando educadores, pedagogos e psicólogos notaram que a violência entre os alunos estava aumentando de forma cada vez mais preocupante. A primeira pessoa que relacionou essa palavra ao fenômeno foi o norueguês Dan Olweus.