O contexto desta tese é a Tecnologia Assistiva, área da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) aplicada aos processos de aprendizagem mediada de crianças com autismo. A CAA, por definição, consiste em um sistema integrado de símbolos, recursos, técnicas e estratégias.
A Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA) é toda prática comunicativa que difere da fala. Portanto, a CAA oferece recursos para que a pessoa consiga se comunicar de forma efetiva com as outras pessoas.
A comunicação pode assumir muitas formas, tais como: a fala, um olhar compartilhado, texto, gestos, expressões faciais, o toque, a língua de sinais, símbolos, imagens, dispositivos que geram discursos, etc.
O PECS-Adaptado é um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) que ocorre por meio de negociação de cartões com figuras, havendo instigações verbais em todas as fases do sistema e sendo a interação com os demais interlocutores o seu foco principal.
Alguns exemplos de recursos de CAA: pranchas de papel, livros e cadernos com os símbolos impressos, aplicativos em dispositivos móveis, vocalizadores, entre outros materiais.
O QUE É COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA - PARA QUEM É INDICADA?
Quais os tipos de caa?
A comunicação alternativa é toda e qualquer forma pela qual uma pessoa consiga se expressar sem usar a fala. Existem vários métodos de CAA, desde libras, até PECs (comunicação por troca de figuras), passando por aparelhos e aplicativos de alta tecnologia. O método escolhido deve ser o que se adapta melhor ao usuário.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma abordagem que ajuda pessoas que têm dificuldades de comunicação expressar seus pensamentos e sentimentos.
3. O QUE É COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA/ AUMENTATIVA? A CAA é uma Área destinada especificamente a ampliação das habilidades de comunicação de pessoas com dificuldades no desenvolvimento e uso da linguagem (Manzini e Deliberato 2004).
Indivíduos que usam a CAA podem ter deficiência ou limitações na fala, linguagem, leitura e/ou escrita. Estes podem ser o resultado de doenças congênitas, deficiências adquiridas ou problemas de ordem neurológica. Exemplos de deficiências que podem se beneficiar da CAA: Paralisia cerebral.
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), segundo a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), destina-se a compensar e facilitar, permanentemente ou não, prejuízos e incapacidades dos sujeitos com graves distúrbios da compreensão e da comunicação expressiva (gestual, falada e/ou escrita).
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) tem a função de assegurar o exercício desses direitos. É um documento oficial com foto, endereço residencial e telefone. Traz também dados do responsável legal ou cuidador e tem validade de 5 anos.
ABA é a abreviação para Applied Behavior Analysis. É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada. Muitos definem a aplicação de ABA para crianças autistas como “aprendizagem sem erro”. Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos.
O que são métodos de comunicação alternativa é ampliada CAA?
A Comunicação Alternativa é um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, ela se destina principalmente aqueles sem fala ou escrita funcional, ou com habilidade comunicacional defasada.
Os recursos de CAA permitem ao usuário se comunicar com as demais pessoas, complementando ou substituindo a fala. AraBoard (Windows): Software que permite criar pranchas de comunicação no computador ou tablet, com personalização em imagens, sons, linhas, colunas e cores. Manual do AraBoard (documento PDF).
A comunicação alternativa inclui o uso de gestos manuais, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos como fotografias, desenhos, figuras e alfabeto, assim como computadores, vocalizadores de voz digitalizada ou sintetizada, como meios de efetuar a comunicação face a face de indivíduos incapazes de usar a ...
Qual é a importância da comunicação alternativa na educação especial?
Então cabe à Comunicação Alternativa dar voz aos deficientes, permitindo que os mesmos possam expressar seus sentimentos, pensamentos e vontades, porém o papel do interlocutor é garantir que esses indivíduos sejam inseridos na sociedade, de forma a participarem ativamente como sujeitos.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um dos métodos que pode ser utilizado por crianças autistas com dificuldades na comunicação verbal. Através da CAA, elas ganham uma ferramenta a mais na expressão de seus pensamentos, necessidades e emoções.
Outubro é considerado o mês de Conscientização da Síndrome de Rett e tem como objetivo disseminar informações sobre seus sinais e sintomas para o diagnóstico assertivo da doença, além de destacar a luta pelos direitos das pessoas com a Síndrome.
As pranchas de comunicação são materiais impressos ou digitais que combinam ilustrações com símbolos e palavras escritas. Essas imagens podem representar objetos, cores, números, indicar letras do alfabeto, expressões e ações.