A palavra hebraica cabalat, vem de cabalá, “recebimento”. A cerimônia de cabalat shabat como a co- nhecemos hoje tem grande parte na mística de Lúria e simboliza o recebimento da Schechiná, lite- ralmente, “assentamento”, “habitação” ou “moradia”, que em sentido alegórico significa “presença de Deus”.
"Cabalat shabat ― poemas rituais" é uma plaquete que reúne rezas e bênçãos judaicas entoadas na cerimônia de cabalat shabat, ou seja, no recebimento do shabat a partir do pôr do sol da sexta-feira.
Cabalat Shabat (em tradução literal do hebraico: "recebimento de Shabat") trata-se do serviço religioso celebrado, logo ao pôr-do-sol de sexta-feira, encerrando-se ao surgimento de três estrelas, ao anoitecer de Sábado.
Shabat (do hebraico שבת, shabāt; shabos ou shabes na pronúncia asquenazita, "descanso/inatividade"), também grafado como sabá ou sabat, é o dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia no Gênesis, após os seis dias da Criação.
Segundo o livro “Shabat Shalom”, publicado pela Congregação Israelita Paulista em 2020, Shabat é o sétimo dia (equivalente ao sábado, já que domingo é o primeiro dia da semana), e 'a primeira das criações que Deus abençoa'. Shalom é a forma de cumprimento mais comum, e também é uma forma de desejar boa sorte.
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Qual é o significado de Shabat?
Shabat, também grafado como sabá ou sabat, é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo. Apesar de comumente ser dito como o sábado de cada semana, é observado a partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado.
É o sétimo dia da semana na religião judaica e é dedicado inteiramente ao descanso. O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. O shabat está rodeado de normas e restrições escritas na Torá que ditam o que podem fazer e que atividades são proibidas durante o dia sagrado.
(10) Contudo, o sétimo dia da semana é o shabbãth, sábado, consagrado a Javé, teu Deus. Não farás nesse dia nenhum serviço, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem o estrangeiro que estiverem morando em tuas cidades.
A origem do termo “Dia do Senhor” vem da palavra hebraica Sabbath, que significa descanso. Antes da Ressurreição de Jesus Cristo, o Sabbath comemorava o dia de descanso de Deus após Ele haver terminado a Criação.
O shabat começa na sexta-feira ao pôr do sol e termina no sábado ao anoitecer. A lei judaica estabelece que durante o descanso sabático deve-se evitar qualquer ação que envolva "acender fogo", ou seja, praticamente, acender uma luz, um rádio, atender o telefone ou dirigir um carro.
O termo cabala vem do hebraico Qabbalah, que literalmente significa “receber” ou “algo recebido”, referindo-se ao processo inicial no qual a transmissão era oral. Para o judeu, esse termo também possui o significado de “tradição”, ou seja, significa a tradição mística em Israel (ASHERI, 1995, p. 255).
A Cabala cristã, às vezes chamada Cabala do Renascimento ou Cabala Filosófica, surgiu no Renascimento entre eruditos cristãos como uma conciliação entre o Cristianismo e determinados aspectos ocultos do Judaísmo.
A cabala judaica é um conjunto de ensinamentos esotéricos que pretende explicar a relação entre o Deus eterno e imutável – o misterioso Ein Sof (sem limites) – e o universo finito e mortal (criado por Deus). A cabala pode ser vista como o fundamento das interpretações místicas no âmbito do judaísmo.
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
O Shabat Dura do Por do Sol de Sexta-Feira até o Anoitecer de Sábado. Toda semana, durante as 25 horas que começam pouco antes do pôr-do-sol na sexta-feira até a noite cair no sábado à noite, o povo judeu celebra o Shabat, um período de descanso e renovação espiritual.
Os judeus usam a palavra Shalom como uma saudação e também como uma despedida. É como o nosso cumprimento de olá, bom dia, adeus, etc. A palavra shalom transmite o desejo de paz, harmonia, bem estar e prosperidade para aqueles que se cumprimentam. A segunda palavra, Adonai, significa "meu senhor".
Na teoria judaica, com seu enfoque rigorosamente monoteísta, Deus não pode se materializar em nenhuma forma. A crença em um Messias divino que é a encarnação de Deus contraria o preceito judaico da absoluta soberania e unicidade de Deus.
Shabat é o dia de descanso e rezas dos judeus ortodoxos. Do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado, os fiéis não podem andar de carro, acender luzes e trabalhar, entre outras limitações. O uso de telefone e computador também é vetado, assim como cortar o cabelo ou roer a unha.
Alguns Sábios explicam que a Criação ocorreu em sete dias, pois não é como se D'us tivesse criado o mundo em seis dias e depois o deixou por sua conta no sétimo. Pelo contrário: no sétimo dia, D'us criou o conceito de descanso. O Shabat e seu repouso são, em sua essência, a culminação da criação do mundo.
Porque o dia do Senhor muda de sábado para domingo?
O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico. Sabemos que o Antigo Testamento é um figura do Novo; o Sábado judaico é um figura do Domingo cristão.
Algumas religiões consideram o sábado sagrado e, por isso, orientam que seus fiéis não trabalhem neste dia da semana. Liberdade religiosa é direito fundamental no Brasil. Caso o empregador se recuse a dispensar o funcionário aos sábados, por motivo de religião, ele poderá entrar com um processo.
O Shabat vai do por do sol da sexta-feira até o por do sol de sábado, e é um dia de descanso para o povo judeu. Isso significa que os judeus que guardam o Shabat não podem realizar diversas atividades, dentre eles a prática esportiva.
Segundo o costume sefaradi, o Rabino Ovadia Yossef permite derramar água quente da jarra elétrica, sobre tal caf. A razão é que conforme o costume sefaradi, que vai de acordo com o Shulchan Aruch, não há proibição de cozinhar algo após ser assado ou tostado.
Comer peixe no Shabat é uma antiga tradição judaica que se origina do período do Talmud, no qual é costume comer peixe, com o objetivo de cumprir a mitzvah de ter prazer no Shabat. Esse é um costume e não uma obrigação. Já que a mitzvah é de ter prazer no Shabat, se a pessoa não gosta de peixe, ela não precisa comer.