Caveira: “A Crucificação ocorreu em um monte chamado Gólgota (em hebraico) ou Calvário (em latim), que significa 'a caveira'. A caveira simbolizava a morte. Num local como esse, o sacrifício expiatório foi concluído.
Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e outro à sua esquerda. Jesus disse: ― Pai, perdoa‑lhes, pois não sabem o que fazem.
O que o Exu Caveira faz na vida da pessoa evangélica?
É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
pratos o entregou a eles para ser crucificado, então os soldados encarregaram se de jesus, levando a sua própria cruz, ele saiu para um lugar chamado caveira, que em aramaico é chamado gogota, que gogota significa caveira. Esse é o lugar que jesus foi crucificado.
Os crânios eram guardados, muitas vezes, para serem exibidos em festas religiosas. Além de serem empregadas em rituais, as caveiras eram aplicadas também como objetos de decoração de casas, pirâmides e máscaras, como forma de transmitir respeito e imponência.
No tarot o significado da Caveira de modo genérico simboliza mudança, transformação, renovação, início de um novo ciclo. Representando o caráter transitório e passageiro da vida. A cabra ou Bode pode significar pessoa dissoluta, de mau gênio ou de temperamento difícil.
O que significa sonhar com caveira segundo a Bíblia?
Portanto, sonhar com caveira na perspectiva bíblica não deve ser encarado como um presságio sombrio, mas sim como uma oportunidade para avaliar nossa relação com o divino e nossa prontidão para enfrentar os desafios espirituais que possam surgir em nossa jornada terrena.
Em muitos casos, a tatuagem de caveira serve como um lembrete de que a vida é passageira e que devemos aproveitar cada momento. As Caveira são geralmente um símbolo escolhido por pessoas destemidas que não temem a morte nem as batalhas da vida.
Na Bíblia, a menção a crânios e ossos geralmente está relacionada a cenas de morte, julgamento ou destruição. Um exemplo disso é encontrado no Novo Testamento, no livro de Mateus 27:33, onde é mencionado que Jesus foi crucificado no lugar chamado Gólgota, que significa "lugar da caveira".
Na mão esquerda segura uma caveira e na direita um crucifixo, para o qual dirige o olhar. São visíveis os estigmas em ambas as mãos e também nos pés, que se apresentam descalços, sobre peanha circular marmoreada com a inscrição S. Francisco.
Em outras culturas a caveira tem a simbologia da vida. Uma caveira branca nos lembra que, por dentro, somos todos iguais. Que a morte esta presente em cada momento das nossas vidas. A caveira humana é tradicionalmente um símbolo da mortalidade e da vaidade nesta vida terrena.
Grupos de metal, metaleiros, Rock gótico: Frequentemente vimos caveiras sendo usadas como símbolo em clipes, capas de disco e estampadas em roupas de metaleiros e integrantes de bandas góticas.
O que significa sonhar com caveira no mundo espiritual?
Nos sonhos, a presença de uma caveira pode ser interpretada como um lembrete do inevitável fim, levando o sonhador a refletir sobre sua própria existência e finitude. Além disso, a caveira nos sonhos também pode simbolizar transformação, renascimento e renovação.
Alguns crucifixos descrevem um crânio no fundo, para significar a vitória de Cristo sobre a morte. Alguns rosários apresentam um grânulo de crânio para servir como um "Memento Mori", ou um lembrete de que a vida não é infinita. Há também representações da crucificação que mostram um crânio na base da cruz.
O significado destes símbolos variam de grupo para grupo. Para alguns, eles são um lembrete simbólico de mortalidade. Para outros, o símbolo tem uma referência religiosa (como acontece com os Cavaleiros Templários Maçônicos, para a qual o crânio e os ossos simbolizam o Gólgota, (o local da crucificação de Jesus).
Exu Caveira, a entidade da umbanda conhecida por sua aparência intimidadora, é muito mais do que um simples guardião dos cemitérios. Ele é um mensageiro da sabedoria ancestral e representa a transformação, a renovação e a libertação.
Até mesmo na Umbanda, em alguns casos, ele também é visto como o diabo, pois chegou a ser escravizado pelos próprios orixás. “Sabemos, por exemplo, que existe na Umbanda o Exu de Iemanjá”, cita a pesquisadora.
Desde sua associação como guardião dos cemitérios até sua reputação como mensageiro entre os mundos espiritual e material, Exu João Caveira desempenha um papel fundamental nas práticas espirituais da Umbanda e do Candomblé.
Exu é a divindade responsável pela comunicação entre o mundo terreno e o espiritual. Segundo a tradição iorubá, ele é o senhor dos caminhos, o guardião do culto, e nada se faz sem a sua presença.