O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
CBR > 80%: Solos de excelente qualidade, geralmente areia ou cascalho bem graduados. CBR 20-80%: Solos de qualidade moderada, necessitando de alguma estabilização ou reforço. CBR < 20%: Solos de baixa qualidade, inadequados para uso direto em pavimentação sem tratamento significativo.
Ou seja, um CBR de 15% significa dizer que determinado solo tem 15% da resistência à penetração necessária para penetrar a brita padronizada, por exemplo. Por consequência, quanto maior é o CBR, maior será a resistência do solo.
Por definição, CBR expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada.
O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é uma entidade nacional que representa oficialmente a especialidade no Brasil ao reunir os médicos especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e aqueles que utilizam um dos métodos do CBR como atividade secundária.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
Um arquivo CBR (sigla para Comic Book Reader) é basicamente uma série de imagens compactadas e programadas para serem exibidas na ordem correta, permitindo a leitura de páginas escaneadas de uma forma muito mais natural e com uma experiência semelhante à de folhear papel impresso.
O Índice de Suporte Califórnia é um dos métodos mais aceitos para avaliar o modo que o solo se comporta, sendo nas camadas de fundação, ou nos componentes das camadas deste pavimento.
CBR – ensaio de resistência e leva o material à ruptura por excesso de deformação. NÃO condiz com a maior parte dos problemas dos pavimentos. RESILIÊNCIA (ELASTICIDADE) simulam o funcionamento estrutural dos pavimentos sob carregamentos.
O Ensaio CBR - California Bearing Ratio foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Califórnia (EUA) e serve para avaliar a resistência dos solos. É um método de ensaio, adotado por vários órgãos rodoviários no Brasil e no mundo.
O ISC compara a pressão necessária para produzir a penetração de um pistão num corpo de prova de solo ou material granular e a mesma penetração em um material padronizado de referência.
Constatou-se que a adição de cal ao solo traz um aumento de sua umidade ótima e também há um aumento do CBR. Este trabalho tem como finalidade analisar o estudo de experimentos do solo com o uso de cal, para que se ampliem suas características físicas do CBR e umidade.
Y Subleito existente: CBR=8% (tirado do ensaio de CBR); Y Material com CBR mínimo para a sub-base: CBR=20%; Y Material com CBR mínimo para a base: CBR=80%.
Testes em laboratório – As amostras da capa asfáltica são extraídas com a ajuda de uma sonda rotativa e analisadas em laboratório. São feitos diversos testes que avaliam, por exemplo: a composição da massa asfáltica; os índices de compactação do asfalto; a espessura e a densidade das camadas; e os materiais aplicados.
O ensaio de solos CBR – California Bearing Ratio, também conhecido como ISC (Índice de Suporte Califórnia), é um tipo de teste laboratorial fundamental e específico para a construção de vias pavimentadas.
Quais os tipos de ensaios mais utilizados na pavimentação?
Os ensaios de campo são realizados durante a execução do pavimento e permitem avaliar a qualidade das camadas construídas. Os principais ensaios são: deflexão, regularidade superficial e aderência entre camadas.
O Ensaio de Compactação Proctor Normal é realizado com 25 golpes de compactação, aplicados a uma altura de queda de 30 cm, usando um martelo com peso de 2,5 kg. A energia total de compactação é de 596 Joules/m³. Este ensaio é normalmente utilizado em solos mais suaves.
O ensaio do índice de suporte califórnia, também chamado pelo original em inglês – California Bearing Ratio (CBR) – é o principal método de avaliação da resistência do solo para o dimensionamento de pavimentos pelo método do DNER (1981).
O grau de compactação é a relação entre a densidade seca do solo obtida no teste e a densidade seca máxima. Esse valor é expresso em porcentagem e indica o quão bem o solo foi compactado.
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Já as Honda CBR são mais recentes, nascidas no começo dos anos 1980, e tem o clássico “R” (de Racing ou Racer) para identificá-las como modelos mais esportivos do que as CB. Na sequência dos dígitos referentes a capacidade cúbica do motor – 400, 600, 900 entre tantas versões –, outras letras surgiram.