1. O QUE É O CUSTO EFETIVO TOTAL (CET) DE UMA OPERAÇÃO? Custo Efetivo Total (CET) corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte.
A taxa equivalente anual do CET é 20,2% ao ano. Para que a comparação seja eficaz é necessário certificar-se de que todas as instituições informaram o Custo Efetivo Total da operação.
O CET engloba a taxa de juros, os encargos, tarifas, seguros e demais despesas envolvidas na operação financeira. Portanto, é uma medida mais abrangente e exata do que a taxa de juros, pois inclui todos os custos adicionais nas condições do empréstimo.
Na prática, o CET inclui as tarifas de juros na sua somatória, enquanto as taxas de juros não apresentam todos os encargos e adicionais que um contrato pode ter.
O QUE É O CUSTO EFETIVO TOTAL (CET) DE UMA OPERAÇÃO? Custo Efetivo Total (CET) corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte.
A taxa CET nada mais é do que JUROS + TARIFAS. Ela é informada pelos bancos no contrato de crédito, essas são as únicas tarifas que você deve pagar. E entenda: TODAS AS TARIFAS DO CONTRATO ESTÃO INCLUSAS NA SUA PARCELA. Ou seja, qualquer depósito antecipado é ILEGAL.
Para saber se os juros cobrados são abusivos, será necessário comparar com os juros estipulados pelo Banco Central e por outras instituições financeiras. O portal do Serasa Crédito é excelente para pesquisar e fazer comparações entre as instituições financeiras.
A vantagem do CET é a possibilidade de comparar o que duas ou mais instituições financeiras estão oferecendo e saber qual cobra menos pelo serviço. Assim, dependendo dos encargos cobrados por um banco, seu CET pode acabar maior que o de outro banco, mesmo tendo uma taxa de juros menor.
O CET é regulamentado pelo Banco Central por meio da resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) n° 4.881/2020, obrigando todas as instituições financeiras a deixar bem claros todos os detalhes e valores das transações, ou seja, CET = juros + taxas + encargos + tributos + seguros.
O CET foi instituído pela Resolução nº 3.517, de 06/12/2007 e representa o custo total da operação de crédito para o cliente, sendo expresso em forma de taxa percentual anual.
Você pode consultar diretamente com o banco responsável pelo seu cartão de crédito, empréstimo ou financiamento. Este valor pode ser encontrado também em contratos, mas pode ser sempre consultado através dos canais oficiais de comunicação de cada banco.
Este é um imposto obrigatório cobrado sobre empréstimos, financiamentos, operações de câmbio e títulos imobiliários. O valor dele é calculado levando em conta duas taxas: 0,38% sobre o valor total da conta e uma porcentagem de 0,0082% por dia, que vai ser calculada analisando o prazo de pagamento.
CET AO MÊS: O QUE QUER DIZER? O CET ao mês é o valor que vai ser pago mensalmente pelo empréstimo, de acordo com critérios como o quantia emprestada, prazo para pagamento, taxa de juros, tarifas e outras despesas. O CET é representado de forma percentual, seja por mês ou por ano.
Caso a taxa seja muito superior à média do mercado, pode ser um sinal de que os juros são abusivos. Analise o CET (Custo Efetivo Total): o CET é o valor total que você pagará pelo financiamento, incluindo todas as taxas, impostos e encargos.
As instituições financeiras são regidas pela Lei 4.595/64, não lhes sendo aplicável, portanto, a limitação de juros de 12% (doze por cento) ao ano, prevista na Lei de Usura, conforme orientação do Supremo Tribunal Federal constante do verbete sumular de número 596.
De maneira simples, considera-se como abusivos aqueles juros que se encontram acima da taxa de juros da média do mercado. Os Tribunais brasileiros em geral costumam variar na conclusão. Todavia, alguns entendem que para considerar abusivo, a taxa cobrava deve ser acima de 50% da taxa média do mercado.
Do mesmo jeito funciona o CET, que é o custo total de um serviço de crédito. Ele contém todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo ou financiamento. Ou seja, os juros são apenas uma parte que compõe o valor da contratação de um serviço. O CET corresponde ao valor total da negociação.
A Ouvidoria deve ser acionada em situações nas quais o solicitante não consiga resposta para seu questionamento, realizado, previamente, por meio dos Canais de Atendimento SP156 ou Central 156. Caso você já possua um número de protocolo aberto e não tenha sido atendido satisfatoriamente, acesse a ouvidoria neste link.
É uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim. Destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores.
O Banco Central, por meio da Resolução 3.517 do Conselho Monetário Nacional, entrou em vigência em 03/03/2008, alterada pela Resolução 3.909, e recentemente consolidada pela Resolução CMN 4.881, criou o CET para dar maior transparência às operações de crédito, como empréstimos e financiamentos.
A sigla CET significa Custo Efetivo Total e engloba todos as taxas, despesas, tributos e encargos que compõem o valor total de um empréstimo ou financiamento. Isso quer dizer que além da taxa de juros, há outros valores incluídos na operação de crédito.