CID L02: o que significa? O CID L02 – Abscesso cutâneo, furúnculo e antraz indica infecção estafilocócica na pele. Este código inclui furúnculo e furunculose.
A faringite é uma reação inflamatória que acomete a faringe, uma porção da via aérea superior que liga a boca e o nariz à laringe e ao esôfago. Além das causas infecciosas, a faringite pode ser ocasionada por irritação de alérgenos ou como consequência do refluxo gastroesofágico.
É uma infecção da faringe (garganta) de curta duração, causada por diferentes vírus ou bactérias. Ela é contagiosa através de gotículas eliminadas pelos espirros ou tosse. Os principais sintomas são dor de garganta, dor de cabeça e febre.
CID J06 9 – Infecção aguda das vias aéreas superiores não especificada
É perigoso ter faringite?
"Qualquer quadro de amigdalite ou faringite não tratado de forma adequada pode trazer outros problemas. Como é um local com várias ligações, pode haver infecções na boca, sinusite, otites, pneumonia e outras [doenças]", explica Cerqueira. As complicações graves surgem em até cinco semanas.
Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.
Dor de garganta, febre e amígdalas inchadas são sintomas comuns da faringite. Trata-se de uma inflamação que requer atenção: na maioria das vezes é uma infeção simples, mas pode levar a uma complicação conhecida como febre reumática.
Os sintomas mais frequentes de faringite são a dor local, sensação de arranhões na garganta e dificuldade para engolir. Nas faringites virais, é comum termos junto nariz escorrendo (coriza), tosse, lacrimejamento olhos. Também é possível ter febre, porém esta costuma ser mais baixa.
CID J03: o que significa? O CID J03 significa que o paciente apresenta inflamação aguda nas amígdalas. Trata-se de uma condição causada por vírus ou bactérias.
Existe um CID que os médicos colocam para saber que o paciente está fingindo doença, apesar de isso ser bem subjetivo. O CID Z76. 5 ou o CID Z02. 7 se o paciente só quer um atestado.
Verificada a CID Z76. 5 ou a CID Z. 02.7, a empresa pode optar por demitir por justa causa seu empregado, sob a fundamentação de "ato de improbidade" sendo tal entendimento já reconhecido em decisões da Justiça do Trabalho.
O período de incubação normalmente é de dois a cinco dias, e o de contágio é desde algumas horas antes, até dois dias após o início dos sintomas3. Normalmente começa com dor de garganta, coriza, obstrução nasal, espirros, tosse seca e febre de intensidade variável, mas alguns pacientes podem não apresentar febre3.
É o CID Z76. 5 - Pessoa fingindo ser doente (simulação consciente). No caso de quem trabalha em regime CLT, com a carteira assinada, é preciso apresentar um atestado médico ao RH para justificar uma falta por doença e, assim, não ter o dia descontado na folha de pagamento.
Tosse, coriza, e diarreia são mais comuns na faringite viral. Os exames laboratoriais disponíveis incluem cultura da garganta e teste de detecção rápida de antígeno.
A faringite costuma desaparecer depois de cinco a sete dias, sendo que podem ser usados alguns medicamentos, como pastilhas para a garganta, para aliviar os sintomas.
Essa bactéria requer atenção especial em razão do risco de sequelas pós-estreptocócicas, como febre reumática. Em muitos casos, é comum a inflamação atingir também as amídalas (estruturas arredondadas que ficam nas laterais da garganta), culminando em uma faringoamidalite.
Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.
A faringite bacteriana por streptococos, se não devidamente tratada, pode desencadear uma febre reumática, que consiste numa alteração imunitária crónica que pode provocar inflamação nas articulações, no coração, nos rins, no encéfalo, etc.
A Causa da Faringite estreptocócica está relacionada a uma bactéria conhecida como Streptococcus pyogenes ou estreptococo do grupo A. Este tipo de bactéria é extremamente contagiosa e pode se espalhar facilmente de um lugar para outro.
A membrana mucosa que a reveste pode ficar infetada e coberta por uma membrana branca ou por pus. Ocorre ainda febre e inflamação dos gânglios linfáticos do pescoço. As faringites podem complicar-se, causando otite, sinusite ou formação de abcesso em torno das amígdalas.