Em economia, concentração de mercado, ou concentração no ramo de atividade, é uma função do número das empresas e das suas respectivas quotas de mercado no total das vendas (ou, em alternativa, dos activos ou dos empregados totais) num mercado ou indústria.
Definição. A concentração econômica pode ser definida como a união econômica de dois ou mais agentes de mercado, em competição direta ou não, que antes operavam de maneira independente.
O que é uma Concentração Empresarial? Uma concentração empresarial é uma situação em que duas ou mais empresas estão unidas com o objetivo de expandir sua capacidade e poder de mercado para finalmente ter um benefício comum, muitas vezes sendo o consumidor o mais afetado.
Mercado deve ser entendido como o “local” em que operam as forças da oferta e demanda, através de vendedores e compradores, de tal forma que ocorra a transferência de propriedade da mercadoria através de operações de compra e venda. É o processo sistemático para estabelecer e utilizar padrões.
Quais são os principais índices que são usados para medir a concentração de mercado?
Utilizar-se-á nesta pesquisa quatro indicadores de concentração: a razão de concentração (CRk), o índice de Hirschman-Herfindahl (HHI) e o índice de entropia de Theil” (ET). O índice de Razão de Concentração é utilizado para determinar a participação de grandes empresas no mercado.
Indicador de Eficiência. Ideal para identificar desperdícios e melhorar a produtividade, o Indicador de Eficiência permite entender quais recursos serão necessários para a produção de um item. ...
Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais.
A natureza de um mercado de negócios pode dizer a uma empresa como anunciar e vender seus produtos para grupos demográficos específicos de consumidores.
Em economia, concentração de mercado, ou concentração no ramo de atividade, é uma função do número das empresas e das suas respectivas quotas de mercado no total das vendas (ou, em alternativa, dos activos ou dos empregados totais) num mercado ou indústria.
Imaginemos a seguinte situação: um empreendedor resolve abrir uma empresa em determinada localidade visando o atendimento das necessidades de uma única empresa ou ainda, de algumas poucas empresas de um mesmo ramo nesta mesma localidade. Isto é o que consideramos como concentração da carteira de clientes.
A concentração das indústrias é uma tendência do sistema econômico mundial. Tanto no setor de bens como no de serviços, algumas poucas empresas dominam seus respectivos mercados, que compreendem, em grande parte das vezes, não um determinado país ou região, mas vários ou todos os países.
A concentração pode ser definida como a habilidade de direcionar a atenção para um objeto ou uma ação específica. Em outras palavras, podemos dizer que ela se refere à capacidade de manter o foco em uma atividade específica, evitando distrações.
Concentração no trabalho é a capacidade mental de conseguir prestar atenção e se concentrar exclusivamente em uma tarefa ou objetivo por um determinado período. Conseguir dedicar toda a atenção ao trabalho é fundamental tanto para sermos mais produtivos quanto para garantir bons resultados.
De acordo com o artigo 90 da Lei 12.529/2011, os atos de concentração são as fusões de duas ou mais empresas anteriormente independentes; as aquisições de controle ou de partes de uma ou mais empresas por outras; as incorporações de uma ou mais empresas por outras; ou, ainda, a celebração de contrato associativo, ...
Quais são os principais mercados financeiros? Os principais tipos de mercado financeiro que se destaca são: mercado de câmbio, mercado monetário, mercado de crédito e mercado de capitais.
Normalmente, o mercado financeiro pode ser dividido em quatro segmentos: mercado monetário, mercado de câmbio, mercado de capitais e mercado de crédito.
Desse simples comportamento consolidado, surgem as bases para os três tipos básicos de mercado reconhecidos pelos estudos econômicos, que são: Concorrência, Monopólio e Oligopólio.
Quem constitui o mercado? Mercados podem ser constituídos de pessoas, empresas ou governos, denominando-se mercados B2C, B2B ou B2G, respectivamente. Dependendo do seu produto, seu mercado-alvo pode variar, modificando também as estratégias de venda e comunicação.
O que são as estruturas de mercado? As estruturas de mercado são parte da teoria econômica, criadas para entender o contexto do mercado. Elas se moldam com base no número de empresas presentes no mercado e na quantidade de consumidores envolvidos.
Quais são as três características da estrutura de mercado?
As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 características: a) número de empresas que compõem esse mercado; b) tipo do produto (se as firmas fabricam produtos; idênticos ou diferenciados); c) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
Os números-índice, uma medida simplificada entre um valor e um ponto de referência calcula-se assumindo que o valor deve ser multiplicado por 100 e dividido pelo valor de referência.
Em uma análise superficial, índice e indicador possuem o mesmo significado. Para nós e outros pesquisadores, a diferença está em que um índice é o valor agregado final de todo um procedimento de cálculo onde se utilizam, inclusive, indicadores como variáveis que o compõem.
A porcentagem é uma razão centesimal, ou seja, de base 100. Sabemos que a porcentagem é uma razão, logo, pode ser representada por uma fração, que, por sua vez, pode ser escrita na forma decimal.