Nesse contexto, o metal mais raro do mundo é o antimônio, elemento que tem monopólio da China e está listado entre os metais com risco de extinção. Aliás, 97% de todos os metais raros do planeta, como o neodímio, o estíbio e o escândio, são produzidos na China.
O ródio é o metal mais caro do mundo, sendo também extremamente raro: uma tonelada da crosta terrestre contém apenas 0,001 gramas deste metal de transição, caracterizado pelo seu elevado ponto de fusão e excelentes propriedades anti-corrosivas.
Entre os mais famosos estão o ouro, a prata e a platina. Contudo, engana-se que um deles é o mais valioso. Afinal, esse título é de um desconhecido: o ródio. O metal precioso é um elemento químico metálico raro, de elevado valor econômico, sendo menos reativo e mais suave e lustroso do que os outros.
A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo. É encontrado em minerais de urânio e tório, porém em quantidades muito pequenas (traços).
ESSE é o METAL mais CARO do MUNDO! Conheça o RÓDIO, o METAL MAIS CARO que o OURO!
Por que o ródio é tão valioso?
O ródio tem uma ampla gama de usos comerciais devido a sua ótima condução elétrica. Além disso, devido à sua alta dureza, pode ser utilizado em ligas com outros metais, por isso apresenta maior resistência à corrosão. A indústria eletrônica precisa dele e o usa em alguns dispositivos ópticos e alguns tipos de espelhos.
Tanzanita: A tanzanita é conhecida por ser 1000 vezes mais rara do que o diamante. E, de fato, ela merece esse título, já que o mineral é exclusivamente encontrado no sopé do Monte Kilimanjaro, em quantidades limitadas.
Por meio do Telescópio Espacial Hubble, astrônomos identificaram novas evidências de um buraco negro de massa intermediária, considerado o objeto mais raro do Universo.
Não existem minas de ródio. Ele é, na verdade, um subproduto de outras atividades da mineração. Na África do Sul, que concentra 80% da produção, é um subproduto da platina. Na Rússia, é um subproduto do níquel.
O tungstênio é o metal mais duro do planeta. Trata-se de um metal de transição externa extremamente resistente à corrosão, sendo quatro vezes mais duro que o titânio e dez vezes mais resistente que o ouro 18 quilates.
Mesmo sendo só possível obtê-lo por eletrólise ígnea, o sódio é baratinho; se padronizássemos os preços por volume, face à sua baixíssima densidade em comparação àquela dos demais metais (exceto o magnésio), o sódio seria o mais barato dos metais...
Chumbo – provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.
O ósmio, o tungstênio, o titânio, o aço maraging e o grafeno são exemplos de metais e materiais que se destacam em termos de resistência e durabilidade.
1. Astatine Este é elemento mais raro do mundo, e talvez a coisa mais rara até o momento. O Astatine é um material altamente radioativo e foi descoberto em 1940, depois desta data raramente foi encontrado.
Com base em tudo isso, a coisa mais cara do mundo é o raríssimo diamante vermelho. Um quilo dessa pedra preciosa chega a custar 15 bilhões de reais! Junto com outros 19 produtos, ela lidera a lista de coisas exorbitantes, divididas em seis categorias.
O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo.
Trata-se do nióbio, elemento químico usado como liga na produção de aços especiais e um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas.
Minera MT. Embora o ouro seja um dos metais mais conhecidos, não é o mais caro, custando cerca de 64 dólares. Com uma ocorrência na crosta terrestre de 0,000037 partes por milhão, o ródio, pouco comentado, ostenta o título de metal mais precioso do mundo devido à sua raridade e valor de mercado elevado.
1. Diamante Vermelho. Por sua extrema raridade, a pedra preciosa conhecida por Red Diamond já protagonizou histórias de aventura dos mais cultuados filmes de Hollywood.
Isso mesmo! Ao contrário do que muitos pensam o ouro não é o metal mais valioso do mundo, além do ródio existem outros metais cujo valor superam o seu. Você sabe como e quais são as características do ródio? metal nobre da família da platina, um dos metais mais nobres de todos.
Elas estão concentradas no noroeste da Amazônia, na fronteira com a Colômbia, e em Goiás e Minas Gerais. A resistência à corrosão e às altas temperaturas do irídio é tão extrema que o material se tornou quase essencial na fabricação de motores de aeronaves, catalisadores de automóveis ou tubos de águas profundas.
À temperatura ambiente, o ródio encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos. É um metal de transição, pouco abundante, do grupo da platina. É encontrado normalmente em minas de platina e é empregado como catalisador e em ligas de alta resistência com a platina.