Andreia (ἀνδρεία), em grego, significa coragem. Ela é uma das características dos Sábios e Virtuosos, ou seja, é condição necessária para se atingir a excelência (Aretê, ἀρετή ).
Trata-se de uma ligação direta. O substantivo coragem, registrado em português desde meados do século XVI, foi importado do francês courage, vocábulo cinco séculos mais antigo (herdeiro do latim cor, cordis, “coração”) que começou sua carreira justamente como sinônimo de coração.
Parte de ser forte e corajoso significa confiar no Senhor como nossa verdadeira fonte de força. No caso de Josué, ele não tinha todas as respostas para os desafios diante dele. Mas ele foi aconselhado a seguir em frente mesmo assim, agindo com fé.
Alguns estudiosos da etimologia apontam que coragem vem do Latim “Coraticum”, por sua vez, derivado de “cor”, “cordis”, “coração”. Nesta linha de pensamento encontramos uma lição importante: o coração era considerado, na antiguidade, a “casa” que abrigava tanto a coragem quanto a inteligência.
Jesus diz: “Disse-vos estas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo, tereis tribulações; mas tende coragem: eu venci o mundo”. Tribulações, provações, quedas… Infelizmente, é o que nós temos aqui para dizer.
A coragem não é, portanto, uma virtude que age sozinha: a ela estão vinculadas três outras virtudes essenciais: a justiça, prudência e saber (ou, como escreve Foucault, coragem de saber e coragem da verdade). Por fim, a coragem só ganha sentido se se transformar em ação política.
(2000) referem-se a três tipos de coragem: física, moral e vital (referente à saúde): a coragem física diz respeito à luta por objectivos nobres (por exemplo, os bombeiros salvarem uma criança de perecer no fogo); a coragem moral refere-se a comportamentos de grande fronta- lidade, mesmo que isso tenha custos (por ...
A palavra coragem vem do latim coraticum, que significa a bravura de quem tem um coração forte. O coração forte representa a capacidade de persistir e superar qualquer obstáculo. Quem tem coragem é capaz de enfrentar os medos e vencê-los.
1 Força ou energia moral diante do perigo. 2 Sentimento de segurança para enfrentar situações de dificuldade moral. 3 Atributo de quem tem determinação para realizar atividades que exigem firmeza.
É uma das virtudes fundamentais que se manifesta em diferentes áreas da vida humana e é entendida como a disposição para enfrentar o medo e o perigo com determinação e moderação.
A virtude de ser corajoso não é uma característica exclusiva dos dias atuais. Conhecendo bem a Bíblia, percebemos que a coragem diz do homem que se relaciona com Deus. Há vários momentos em que é o próprio Senhor quem busca despertar em seus escolhidos o dom de ser “forte e corajoso” (conf. Dt 31,6).
Josué tinha que ser forte e corajoso, porque tinha que conduzir todo um exército e liderar o seu povo numa tarefa fundamental que completaria um ciclo na história. Conduzir é mais que mandar, é, antes de tudo, dar condições para que o outro possa seguir o caminho que precisa trilhar.
Palavra que vem do latim (coraticum), mas que se moldou no português por influência da língua francesa (courage), a coragem – cujo significado literal é “ação do coração” – navega nas águas turbulentas do medo, sentimento que domina o cenário contemporâneo.
Imediatamente, porém, Jesus lhes disse: "Não tenham medo! Coragem, sou eu!". 6 Portanto, sejam fortes e corajosos! Não tenham medo e não se apavorem diante deles.
Ele era conhecido por sua coragem e habilidade em cuidar de suas ovelhas, demonstrando uma grande dedicação e carinho por elas. Davi era também um homem de fé e devoção, sempre buscando a orientação de Deus em sua vida.