A própria palavra doce é utilizada quando fazemos elogios à uma pessoa, por exemplo: “você é um doce de pessoa” ou “seu sorriso é doce”. Dar um doce de presente é sem dúvida um sinônimo de carinho.
Esta droga, também conhecida como dietilamida do ácido lisérgico ou "doce", tem um aspeto de pó cristalino comercializado ilegalmente na forma de pó, comprimido, líquido ou cápsula, sendo que seu efeito resulta na sua ação no cérebro, principalmente nos receptores da serotonina do tipo 5HT2A.
A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".
Obrigado! Trata-se de uma expressão idiomática brasileira que tem registo dicionarístico: «rodar a baiana: reclamar ou brigar com escândalo», segundo o Dicionário Houaiss, que em nota etimológica acrescenta que, na locução, baiana se deve entender «como roupa de baiana com saia rodada».
Você já deve ter ouvido essa expressão “mexer o doce” não é mesmo? De acordo com pesquisas, essa expressão é idiomática dita com frequência e original na região Centro-Oeste e que significa a necessidade de agir, de ação em busca de tal ou qual objetivo.
EXPRESSÕES Com um quente e dois fervendo , coloq : a) extremamente irritado; b) a toda pressa. Estar de miolo quente , coloq : estar encolerizado. Estar quente , coloq : a) em certas brincadeiras infantis, estar próximo ao objeto ou à pessoa que se procura; b) estar prestes a descobrir algo.
Estão falando que calabreso é chamar a pessoa de gorda”. Mais uma vez, o baiano se defendeu. “Não chamei ele de gordo, só de calabreso. É uma resenha que tem em Salvador.
A expressão se tornou famosa e viralizou ao ser usada pelo criador de conteúdo Toninho Tornado, com a famosa frase "calma, calabreso". A frase "calma, calabreso" era usada nos vídeos de pegadinha de Toninho, dita por ele quando a pessoa que caía na pegadinha se irritava.
A primeira grande onda de consumo de LSD ocorreu na década de 60, quando o ácido virou símbolo do movimento de contracultura nos Estados Unidos e droga inspiradora de ídolos musicais — John Lennon dizia que Revolver era o “álbum ácido” da banda.
No Maranhão, utilizam muito: caçar barulho (procurar confusão), ser o bicho cacau (melhor que todos), bater o cachimbo (morrer), dar o doce (casar), querer ser 31 de fevereiro (aparentar o que não é).