Curitiba mantém uma relação estreita com as suas origens indígenas. A começar pelo nome, que em tupi-guarani quer dizer “terra dos pinheirais” a partir da junção dos termos indígenas “curiy” (pinhão) e “tiba” (muito).
Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer 'grande quantidade de pinheiros, pinheiral', na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná.
Na justificativa, o parlamentar ressalta que o nome Curitiba teve origem na expressão guarani Cury, que significa pinheiro, e tyba, que quer dizer abundante. Com nome científico de Araucária angustifolia, a árvore também é conhecida como Pinheiro do Paraná.
Palavra de origem guarani que significa rio semelhante ao mar. Pará (mar) + Anã (parecido, semelhante). Entre 1853 e 1860, o nome da Província do Paraná era escrito Paranã.
Lugares e cidades com nomes em TUPI E GUARANI. significado de Pindamonhangaba, Camboriú..
O que significa o nome Maringá?
Nessa tentativa, lendas e lendas, são criadas, que vão desde o cantarolar triste de um viúvo, derrubador de mato, que numa rede amarrada em árvores ninava seu filho, com a canção "Maringá, Maringá". Os presentes comovidos resolveram dar o nome dessa canção a este lugar.
Estes pertenciam á raça tupi e nestas plagas se estabeleceram em 1560, vindos de Piratininga, procurando fugir à senha dos conquistadores portugueses. Esses gentios eram de baixa estatura e barrigudos, daí a origem o nome Guarulhos, que em língua tupi significa barrigudos.
A sigla base seria CUB, que teve a letra U substituída pela W. Em contato com a reportagem, a entidade não soube explicar o motivo da escolha,somente que se trataria de uma mera substituição aleatória. Ou seja, teoricamente nenhuma relação com Winter (inverno, em inglês), que muita gente poderia imaginar.
“As grafias são distintas porque o nome da cidade, na época, era escrito de duas maneiras distintas: Curytiba em tupi-guarani e Corityba em português. Quando houve a mudança do nome de Coritybano para Corityba, em 1910, resolveu-se adotar o nome em português.
Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a cidade de Curitiba foi fundada com o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Foram apenas três dias – por motivos não muito lisonjeiros para a cidade –, que tiveram caráter mais simbólico do que prático. O fato ocorreu entre 24 e 26 de março de 1969. Era o início da fase mais repressora da ditadura, instaurada em 1964 com o golpe militar.
Curitiba abriga uma cena cultural diversificada e se destaca por valorizar a arte, a música, o teatro, a literatura e muito mais. O famoso Festival de Teatro de Curitiba e o Festival de Cinema de Curitiba são apenas alguns exemplos das inúmeras opções disponíveis para os amantes da cultura.
O nome "Curitiba" tem origem na língua tupi-guarani, falada por povos indígenas que habitavam a região antes da colonização europeia. Existem diferentes versões sobre o significado da palavra "Curitiba", mas uma das mais aceitas é que ela deriva da junção dos termos "curi" e "tiba".
E o termo Coritiba teria origem na palavra indígena "coré" – "porco", em português. Assim, o nome indígena da capital poderia expressar a suposta abundância de porcos-do-mato na região e não exatamente os extensos pinheirais que aqui existiam na época da fundação da capital.
Etimologia. O nome do estado provém do termo da língua geral paraná, que significa “rio”. Apesar disso, algumas fontes dizem que o termo vem do guarani para, “mar”, e anã, “que se parece/assemelha”, sendo, por isso, “(rio) parecido com/semelhante ao oceano”, provavelmente por sua dimensão.
Em 1918, o município passa a chamar-se Foz do Iguaçu, o nome do município é de origem guarani podendo ser decomposto, na sua grafia primitiva – ü (água, rio) e wa'su (grande), portanto rio caudaloso. Por estar situado na confluência dos Rios Paraná e Iguaçu.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Contém a estrela de Belém, símbolo da proteção da Virgem a Guarapuava, espargindo raios da luz da ciência, da cultura e da civilização. Na faixa superior está presente a estrela de Belém, com cinco pontas e na cor amarela. A estrela simboliza a luz da ciência, cultura e civilização.
Sigla que deveria ser de Vitória, no Espírito Santo, é utilizada por uma cidade com o mesmo nome localizada na Espanha, sendo necessário acrescentar outra letra à designativa dada ao aeroporto da Capital capixaba.
Porque o aeroporto de Curitiba se chama Afonso Pena?
Seu nome deriva da localidade onde foi construído, que homenageia o político mineiro Afonso Augusto Moreira Pena, presidente da república no início do século XX.