O que caracteriza a educação escolar quilombola?
A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à espeficidade étnico-cultural de cada comunidade e formação especifica de eu quadro docente, observado os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios ...O que significa escolas quilombolas?
De acordo com a Resolução CNE/CEB Nº 8, de 20 de novembro 2012, escolas quilombolas são aquelas localizadas em território quilombola, e este se caracteriza como espaço remanescente dos quilombos, habitado por grupos étnico-raciais, segundo critérios de consciência comunitária, com trajetória histórica própria, dotados ...O que as escolas quilombolas ensinam?
O currículo de uma escola quilombola deve oferecer atividades e metodologias que contemplam e valorizam os saberes e fazeres locais, a oralidade e a ancestralidade, fazendo com que os estudantes não se sintam invisíveis e desconexos da sua realidade.O que é ser um estudante quilombola?
É a pessoa que, morando ou não em um quilombo, se identifica com a cultura quilombola. Ela pode estar matriculada em qualquer etapa da Educação Básica, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA).•O que é Educação Escolar Quilombola?•
Como funciona uma escola quilombola?
Destina-se ao atendimento educacional diferenciado das populações quilombolas rurais e urbanas e deve ser garantido pelo poder público e organizado em articulação com as comunidades quilombolas e os movimentos sociais. Por escola quilombola entende-se somente aquela localizada em território quilombola.Quem pode ser considerado quilombola?
As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.Qual a diferença entre a escola quilombola e as demais escolas?
O que diferencia uma escola quilombola de uma escola regular é o respeito à cultura e à história do local. Por causa disso, o projeto político pedagógico da escola precisa, além do núcleo comum, estar voltado para a realidade local.Como as crianças quilombolas fazem para frequentar a escola?
A comunidade quilombola trata-se de um fértil território educativo, onde crianças recebem uma educação integral, brincando, experimentando, conversando e observando as demais crianças e adultos.O que deve garantir a educação escolar quilombola?
Art. 14 A Educação Escolar Quilombola deve ser acompanhada pela prática constante de produção e publicação de materiais didáticos e de apoio pedagógico específicos nas diversas áreas de conhecimento, mediante ações colaborativas entre os sistemas de ensino.O que diz a LDB sobre a educação quilombola?
Lei nº 10.639/2003 - Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro- Brasileira".Quais são os benefícios da educação quilombola?
A educação quilombola é fundamental para a valorização e manutenção de nossa existência – negada pelo Estado e por parte da sociedade –, para que todos conheçam nossa cultura, e possam promover autoestima de crianças e jovens, que desde cedo são vítimas de discriminação.Por que as crianças quilombolas param de estudar?
A falta de infraestrutura escolar, as dificuldades de transporte e o apagamento histórico dos quilombolas no conteúdo das disciplinas são alguns dos entraves. Em 2012, foram criadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.De quem é a responsabilidade da educação quilombola?
O Art. 59 da Resolução Nº08/2012 CNE/CBE estabelece que "é responsabilidade do Estado cumprir a Educação Escolar Quilombola tal como previsto no art. 208 da Constituição Federal."Quais são os desafios da educação escolar quilombola?
Os obstáculos para a implementação dessa educação inclusiva incluem a falta de recursos, a necessidade de formação adequada de professores e a resistência institucional ao reconhecimento das especificidades culturais quilombolas.Como é o currículo escolar da educação quilombola?
34 o currículo da Educação Escolar Quilombola diz respeito aos modos de organização dos tempos e espaços escolares de suas atividades pedagógicas, das interações do ambiente educacional com a sociedade, das relações de poder presentes no fazer educativo e nas formas de conceber e construir conhecimentos escolares, ...O que se ensina em uma escola quilombola?
Na formação inicial e continuada de professores/as para a educação escolar quilombola, as diretrizes destacam a importância da inclusão do estudo de memória, ancestralidade, oralidade, corporeidade, estética e do etnodesenvolvimento, produzido pelos quilombolas ao longo do seu processo histórico, político, econômico e ...Qual o objetivo das escolas quilombolas?
Por educação escolar quilombola entende-se que é uma modalidade de ensino destinada ao atendimento educacional diferenciado das populações que residem em quilombos rurais e urbanos. Recebe esse nome, justamente, porque faz referência às escolas localizadas em territórios quilombolas.Onde ficam as escolas quilombolas?
No Estado de São Paulo há 23 escolas quilombolas, sendo 03 estaduais – EE Bairro Bombas, no município de Iporanga, EE Cangume, no município de Itaóca, ambas pertencentes à jurisdição da Diretoria de Ensino Regional Apiaí e EE Maria Antonia Chules Princesa, em Eldorado, pertencente à jurisdição da Diretoria de Ensino ...O que as crianças aprendem nas escolas quilombolas?
Dentro deste contexto escolar, as crianças também aprendem a sua língua materna, além do português. Uma medida importante para garantir a preservação da identidade e da cultura dos povos indígenas. Nas comunidades quilombolas não é diferente.O que a BNCC diz sobre a educação quilombola?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, de 2012, estas escolas devem estar inscritas em suas terras, e ter uma pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade, bem como reconhecer e valorizar sua diversidade cultural.Como acontece a educação nos quilombos?
A educação quilombola acontece nas comunidades por meio do compartilhamento de conhecimentos e saberes entre todos. Já a educação escolar quilombola visa uma aproximação entre os saberes da comunidade e os curriculares.Como provar que é quilombola?
Pode ser qualquer um destes:
- Declaração de pertencimento étnico, expedida por associação local e subscrita por duas lideranças locais;
- (Se pertencer a comunidade sem personalidade jurídica) Declaração de pertencimento étnico subscrita por três lideranças quilombolas da respectiva comunidade.