Em geometria, o eixo de simetria é uma linha que divide uma figura em duas partes simétricas, isto é, como se fossem o objeto e a sua imagem refletida em um espelho. Eixos de simetria de várias figuras.
Quando algo pode ser dividido em duas partes iguais, dizemos que é simétrico, ou seja, que tem simetria. Esse conceito é utilizado na matemática, na geometria, na arte e até em nosso cotidiano ou na natureza. Uma borboleta ou uma folha podem apresentar simetria.
No uso geral, a simetria geralmente se refere à simetria reflexiva ou do espelho; isto é, uma linha pode ser desenhada através de um objeto de tal forma que as duas metades sejam imagens especulares umas das outras. Um triângulo isósceles é um exemplo de simetria reflexiva.
Na Matemática, dizemos que uma figura é simétrica se ela puder ser dividida em duas partes exatamente iguais, rotacionada ou deslocada em relação a um ponto e continuar com sua forma original.
Para verificar se uma figura é simétrica ou assimétrica, traçamos uma reta, dividindo-a. Caso ela seja formada de duas formas que se coincidam perfeitamente quando sobrepostas, então essa figura é simétrica, e a reta é conhecida como eixo de simetria; caso contrário, a figura será assimétrica.
Em geometria, o eixo de simetria é uma linha que divide uma figura em duas partes simétricas, isto é, como se fossem o objeto e a sua imagem refletida em um espelho. Eixos de simetria de várias figuras.
Para determinar o oposto ou simétrico de um número, devemos considerar um número inteiro com sinal positivo. Esse mesmo número com sinal negativo será seu oposto ou simétrico.
Existem três tipos principais de eixos de simetria: vertical, horizontal e oblíquo. Um eixo de simetria vertical divide a figura em duas partes iguais, refletindo uma metade na outra de forma simétrica.
Na geometria, um objeto apresenta simetria quando se parece o mesmo depois de uma transformação, como reflexão ou rotação. O eixo de simetria é uma linha, real ou imaginária, que atravessa o centro da figura. Um exemplo de elemento simétrico são as figuras geométricas.
Explicação passo-a-passo: O valor simétrico de -6 é 6. Para saber qual é o valor simétrico de um número é muito simples,é o número oposto,se o número for negativo,o valor simétrico vai ser positivo e vice-versa.
Mas há algo especial sobre os quadrados. Eles também podem ser divididos ao meio na diagonal. Isso significa que o quadrado tem os dois eixos de simetria que todos os retângulos possuem mais dois, cada diagonal. Todos os quadrados têm quatro eixos de simetria.
Dois pontos são simétricos em relação ao eixo OY quando um é a reflexão do outro em relação a esse eixo, ou, analizando de outra maneira, quando possuem mesma ordenada e abscissa simétrica. Por exemplo, o simétrico do ponto (3,5) em relação do eixo OX é o ponto (-3,5).
Você deve se lembrar que temos um desenho simétrico quando podemos dividir ele ao meio, em duas partes iguais. Tanto faz se essa divisão é feita na vertical ou horizontal.
Mas você sabe o que o termo significa? A simetria facial descreve um rosto com as medidas iguais, um equilíbrio perfeito entre essas medidas e as proporções dos dois lados da face.
Como podemos avaliar a simetria da face? Olhando um rosto de frente, traçamos uma linha vertical que separe a face exatamente ao meio (lado direito e esquerdo) e a partir dessas duas “metades” avaliamos se as estruturas de um lado são semelhantes ao do outro.
Figura 2 - Arcos simétricos ao ângulo de 45º O segredo desse conteúdo é entender a simetria do ciclo trigonométrico, a partir da figura 2. Observando essa imagem, podemos concluir que: sen (45º) = sen (135º)
Alguns exemplos de simetria na natureza incluem: Simetria bilateral em animais, como borboletas e seres humanos, onde o corpo pode ser dividido em duas metades que são reflexos uma da outra. Simetria radial em organismos como estrelas-do-mar e águas-vivas, onde os membros se irradiam a partir de um ponto central.
A circunferência possui características não comumente encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a única figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posição aparente. É também a única figura que é simétrica em relação a um número infinito de eixos de simetria.