🙄 Segundo a empresa Budget Shipping Containers no Reino Unido, a grande maioria dos containers atualmente usados para movimentar cargas ao redor do mundo são de propriedade de uma empresa de leasing ou de uma companhia marítima.
O dono do navio é conhecido como “Armador”. Sim, igual a posição de basquete. O armador é responsável pelos transportes de cargas marítimas de uma origem para o seu destino final. Sejam elas acomodadas em containers, acondicionadas no interior do navio como carga solta ou à granel.
No dia 24 de novembro de 2021, o ranking dos maiores armadores de carga do mundo era liderado pela Maersk, com 4.25 milhões de TEUs e 733 navios, seguido da: Mediterranean Shg Co (4.20 milhões de TEUs e 628 navios);
Foi o empresário americano Malcom McLean, nascido na Carolina do Norte, que trouxe esse novo conceito para o mundo. McLean se dedicava ao ramo de transportes rodoviários e uma experiência que lhe deu o importante insight para a sua nova ideia.
O Relatório de Contêineres Perdidos no Mar de 2023 do World Shipping Council (WSC) revelou que apenas 661 contêineres dos 250 milhões transportados em 2022 foram perdidos no mar. O ano de 2022 marca as menores perdas em termos percentuais desde o início da pesquisa, em 2008.
Se o contêiner se romper ou danificar durante a queda, ele pode derramar o seu conteúdo no mar, causando poluição por produtos químicos perigosos, materiais inflamáveis ou até mesmo resíduos tóxicos. O contêiner que cai no mar comumente afunda, sendo difícil ou impossível de recuperar, especialmente em águas profundas.
Segundo relatório do World Shipping Council, quase 1.400 contêineres caem de navios de carga para o mar a cada ano (em 2020 foram mais de 3.000 perdas!).
nos navios de carga, os contêineres são projetados para se encaixarem. uns nos outros e, quando devidamente travados, formam uma estrutura sólida e estável. Eles são colocados em trilhos. especiais no convés do navio, conhecido como guias de bloqueio, que ajudam a manter as pilhas do lugar.
Já para a parte do projeto com container, os valores variam de acordo com o tamanho da peca. "O container de 20 pés (6 m) completo, com todos os acabamentos é R$46.000,00 e o valor do container de 40 pés (12 m) completo é R$84.000,00." Conta Carlos.
Malcolm McLean, o visionário que inventou os contêineres para navios e revolucionou o comércio global. Cerca de 90% do comércio internacional é transportado por via marítima.
As Maiores empresas de agencia maritima no Brasil são: 1° CMA CGM DO BRASIL AGENCIA MARITIMA LTDA, 2° OCEANUS AGENCIA MARITIMA SA e 3° LACHMANN AGENCIA MARITIMA LTDA.
Um container novo do tipo Dry de 40' pode custar R$ 60 mil. Um container usado Dry de 6 metros de altura, pode custar entre R$ 5.000 e R$ 6.000. O container Dry de 12 metros pode custar entre R$ 6.000 e R$ 7.000. Se o container for do tipo Reefer, que conta com sistema de isolamento térmico, o custo pode ser maior.
A.P. Moller-Maersk Group: Com sede em Copenhague, Dinamarca, a Maersk é a maior empresa de navegação do mundo, com capacidade para transportar 4,255,710 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs). Fundada em 1904, a empresa possui mais de 100.000 funcionários e gerou uma receita de US$ 106 bilhões em 2021.
Uma das principais vantagens de morar em uma casa container em Navegantes é sua contribuição para a sustentabilidade ambiental. Os contêineres são estruturas reutilizadas, que dão uma segunda vida a materiais que de outra forma poderiam acabar em aterros sanitários.
Morar em container também se destaca por oferecer um excepcional custo-benefício. Comparativamente, os custos associados à construção de uma casa container são significativamente menores que os de uma construção tradicional.
Os containers possuem resistência a incêndios e chuvas, e sua vida útil para esse mercado é de, aproximadamente, 8 anos. No entanto, após o uso no mercado náutico, esses elementos são descartados e podem durar até 100 anos.
"A construção em container está sujeita ao registro imobiliário em cartório e ao pagamento de IPTU, bem como deve seguir o regramento local para construção.
Esse fenômeno não apenas representa um prejuízo financeiro considerável, devido aos custos elevados de recuperação, mas também impõe riscos ambientais. O afundamento desses contêineres pode danificar ecossistemas sensíveis, como recifes de corais, além de potencialmente liberar substâncias tóxicas no habitat marinho.
Ao cair de um navio, a grande maioria dos contêineres afunda, após flutuar por um tempo, até que seu interior seja inundado. Outros, porém, rompem-se com o impacto, liberando o seu conteúdo na superfície. Nos dois casos, o mar é vítima de elementos que podem afetar a vida marinha.
Comprimento x largura: 396 m X 54 m. Gross Tonnage: 160000, Porte Bruto: 186470 t. Velocidade registada (Max/media): 21.6 / 14.9 knots. Bandeira: France [FR].
A quantidade de containers que podem ser transportados varia conforme o tamanho das embarcações. Por isso, é possível encontrar desde os que comportam até 5 mil TEUs (unidade equivalente a 20 pés, a medida-padrão de um container menor) até os que superam os 20 mil TEUs.
O MSC Tessa quebrou o recorde e é o maior navio porta-contêiners do mundo, com capacidade de 24.116 TEU e 112 slots extras! A embarcação foi construída pela Mediterranean Shipping Company e lançada para fora de sua doca, no estaleiro Jiangnan Changxing.