Empédocles de Agrigento foi um notório filósofo pré-socrático da Escola Jônica. Como cosmólogo, ele atribuiu a origem do universo a quatro elementos: terra, fogo, água e ar. Empédocles (492 a.C. – 430 a.C.) nasceu na cidade de Agrigento, região que compõe atualmente a Sicília.
Retomando as discussões dos primeiros filósofos, Empédocles concordava que a Natureza possuía uma só origem, mas inovou ao pensar essa origem não apenas derivada de um princípio único, mas sim composta de quatro raízes fundamentais: terra, fogo, ar e água.
Empédocles propunha ainda duas forças que agiam nas raízes: Amor (Philía) e Ódio (Neîkos), que, como acontece com as pessoas, a harmonização seria possível graças a esse sentimento do Amor, enquanto a desarmonia seria possível graças ao sentimento do Ódio.
Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.
Como Empédocles explicava a origem e a natureza do mundo?
O filósofo grego Empédocles (493-430 a.C.) explicava o mundo, a luz e a visão de um modo bem diferente. Para ele o Universo era formado a partir de quatro elementos básicos, que ele associava a quatro divindades: fogo (Zeus), ar (Hera), terra (Hades) e água (Nestis).
Porém, uma certeza sobre o principal diferencial de Empédocles em relação aos outros cosmólogos de sua época é que o pensador não apontou apenas um elemento primordial e original, mas quatro: terra, fogo, água e ar. Segundo Empédocles, todos os seres, objetos e astros do mundo seriam compostos pelos quatro elementos.
Empédocles apresentou uma visão pluralista, dizendo que o universo é composto por mais de uma raiz. Ele afirmou que o universo era constituído por quatro raízes (rizomata): água, ar, fogo e terra. Para ele tudo que existe no universo parte da mistura delas.
Ela se expressa da seguinte maneira: Sua teoria assim como a de Parmenides e Heráclito defendia que a natureza possuía apenas uma origem mas ressaltou ao pensar que essa origem não possuem apenas 1 principio mas sim 4: Terra , Água , fogo e ar.
Os 4 elementos é a expressão utilizada para referir-se aos elementos naturais: Água, Terra, Fogo e Ar. Essa expressão refere-se ao que seria essencial à vida humana no planeta.
O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
Demócrito de Abdera (em grego clássico: Δημόκριτος, Dēmokritos, "escolhido do povo"; ca. 460 a.C. — 370 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Grécia Antiga.
Demócrito acreditava que a alma era composta por alguns átomos particularmente arredondados e lisos, os átomos da alma. Quando uma pessoa morre, os átomos de sua alma espalham-se para todas as direções e podem se agregar a outra alma, no mesmo momento em que esta é formada.
Qual filósofo defendeu que o átomo era o princípio de tudo?
Demócrito foi o último dos pré-socráticos. Ele e seu mestre, Leucipo, apresentaram uma teoria cosmológica que definia como princípio de tudo (arché) o que eles chamaram de átomos (aquilo que não pode ser dividido).
O quinto elemento – o éter ou a quinta-essência. O universo seria ordenado do seguinte modo: o centro do mundo é a terra, depois vem a água, depois o ar, a seguir o fogo e finalmente as esferas de éter.
Empédocles é o criador da teoria dos quatro elementos — fogo, água, terra e ar. Esses elementos se manteriam unidos ou separados graças a duas forças denominadas pelo filósofo de “amor” e “ódio”.
A força formada pelo glúon é a mais poderosa do Universo, quase infinitamente mais forte do que a gravidade que nos une ao chão. Responde pelo nome de força nuclear forte e mantém o núcleo do átomo coeso.
Empédocles, filósofo atomista grego. Empédocles viveu no século V antes da era cristã. Ele é considerado o primeiro filósofo grego a apresentar a concepção dos quatro elementos materiais (terra, água, ar e fogo). Esses quatro elementos são descritos como sendo as “raízes” de todas as coisas.
Para o pensador grego, a luz seria uma propriedade intrínseca – portanto, imaterial – dos meios transparentes. Por exemplo, o Sol e outras fontes luminosas produziriam uma espécie de alteração no meio transparente ao redor deles, permitindo, assim, a visão dos objetos.
Qual filósofo chamava os quatro elementos de raízes?
Em todos os manuais de história da filosofia, Empédocles é apresentado como um precursor do materialismo, e principal porta-voz da identificação plural da matéria a partir dos quatro elementos : terra, água, ar e fogo.