Há várias palavras para explicar o que equilíbrio significa: temperança, moderação, autocontrole, autodomínio, etc. Equilíbrio é uma virtude que todos nós deveríamos anelar. A Bíblia ensina que o equilíbrio é fruto do Espírito Santo, é o resultado da presença de Deus em nossas vidas.
(Gn 25.29-34). Viver de maneira equilibrada é muito mais do que sobreviver. A vida não é só comer, beber, deixar como está para ver como é que fica. O Senhor Jesus disse: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10).
O equilíbrio espiritual abençoa-nos para manter a calma e o foco no mais importante, especialmente quando estamos sob pressão. O Presidente Hugh B. Brown ensinou: “A fé em Deus e no triunfo final do bem, contribui para o equilíbrio mental e espiritual perante as dificuldades”.
Suportar o outro exige muita força emocional e espiritual. Perdoar as queixas que temos contra os outros exige um esforço sobrenatural, que somente é possível pela atuação do Espírito Santo em nós. Portanto, não apaguemos o Espírito (1 Ts 5.19). Mansidão é força revestida de veludo.
O que significa equilíbrio emocional e espiritual?
O equilíbrio espiritual é uma busca constante pela harmonia interior e pela conexão com algo maior do que nós mesmos. Está relacionado ao desenvolvimento pessoal, pois envolve o cultivo de um estado de equilíbrio emocional e mental que promove o bem-estar e o crescimento integral.
Cláudio Duarte - O ponto de equilíbrio | Palavras de Fé
Qual é o sentido de equilíbrio?
O senso de equilíbrio ou equilibriocepção é a percepção de equilíbrio e orientação espacial. Ajuda a evitar que humanos e animais não humanos caiam ao ficarem parados ou em movimento.
Qual o significado da palavra equilíbrio na Bíblia?
Há várias palavras para explicar o que equilíbrio significa: temperança, moderação, autocontrole, autodomínio, etc. Equilíbrio é uma virtude que todos nós deveríamos anelar. A Bíblia ensina que o equilíbrio é fruto do Espírito Santo, é o resultado da presença de Deus em nossas vidas.
Para mantermos um equilíbrio espiritual, precisamos avaliar regularmente nosso progresso espiritual. O fato de examinarmos honestamente os desejos de nosso coração e a direção que estamos dando a nossa vida pode ajudar-nos a superar a sensação de inadequação.
Provérbios 16:32 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
O homem paciente vale mais que um guerreiro que venceu muitas batalhas, porque vale muito mais controlar as próprias emoções do que conquistar uma cidade.
Para viver de maneira equilibrada é preciso considerar todos os aspectos da sua vida: relacionamentos, família, estudos, trabalho, seus planos e, claro, saúde física e bem-estar emocional. Por isso, em uma explicação simples, equilíbrio de vida significa viver sentindo-se em paz e com harmonia interior todos os dias.
15 Mais preciosa é ela do que os rubis, e tudo o que mais podes desejar não se pode comparar a ela. 16 Longos dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra. 17 Os caminhos dela são caminhos de deleites, e todas as suas veredas são de paz.
6 Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. 7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
Ter equilíbrio nada mais é que manter a vida balanceada e saudável nas mais diversas esferas, como a pessoal, profissional, familiar, amorosa, emocional, social e de relacionamentos interpessoais. Contudo, nem sempre é fácil garantir uma vida equilibrada.
A pessoa que tem equilíbrio percebe quais são os sentimentos e sensações que vem à tona. Assim sendo, é possível entender racionalmente aquela manifestação psíquica e a partir disso reagir de forma consciente.
Praticar exercícios regularmente, comer de forma balanceada, dormir pelo menos seis horas e exercitar a mente por meio da leitura ajudarão você a se sentir melhor consigo mesma, a crescer como pessoa e a atingir um estado de bem-estar que se refletirá em sua aparência e na percepção dos outros sobre você.
O equilíbrio espiritual é um fruto da fé em Deus e em tudo o que vamos fazer, e nos faz caminhar firme apesar dos embaraços diários. Nesses últimos tempos parece que estamos andando numa corda bamba, com tantas situações incertas que enfrentamos. Precisamos pedir a Deus para continuar nos sustentando de pé.
16 Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo? 17 Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo? 18 É bom reter uma coisa e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos.
Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.
O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade.