0 se refere à esquizofrenia paranoide dentro da Classificação Internacional de Doenças. Trata-se de uma subclassificação do CID F20 (Esquizofrenia), que requer uma abordagem adequada no manejo do paciente.
CID F – Os transtornos mentais e comportamentais são abarcados dentro da Classificação Internacional de Doenças (CID) sob a letra F. Entre eles está uma das principais causas de afastamento dentro da UnB: CID F41. Definido como Outros Transtornos Ansiosos, ela engloba ansiedade e síndrome do pânico.
Esquizofrenia (CID F20) dá direito a algum benefício ou se aposentar pelo INSS? Sim! Pessoas diagnosticadas com esquizofrenia podem ter direito a benefícios junto ao INSS! O direito ao benefício depende principalmente da severidade do transtorno e de como ele impacta a capacidade de trabalho do indivíduo.
CID F32 – Episódios depressivos é uma condição na qual o paciente experimenta “um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade”, de acordo com o DATASUS. A depender do número e da severidade dos sintomas, se apresenta forma leve, moderada ou grave. Este CID possui seis subcategorias: CID F32.
O que é a Demência Não Especificada - CID 10 F03? CID 10 F03 ou "Demência não especificada" é, uma forma de descrever condições em que as pessoas têm uma perda contínua de suas faculdades mentais. Esta perda é tão grande que começa a afetar o dia a dia da pessoa, mudando sua forma de interagir e se comportar.
Os números que representam a abertura são mostrados sempre após a letra f, por exemplo: f 2.2, f 2.4. A abertura do diafragma serve para determinar a quantidade de luz que irá entrar na câmera, este ajuste pode também ser chamado de F-stop.
Os CIDs relacionados à psiquiatria incluem o F32 para episódios depressivos, F41 para transtornos ansiosos e o F43 para reações ao estresse. Mas, o CID de ansiedade que aposenta, pode variar conforme a gravidade e a avaliação médica. O mais comum para transtornos ansiosos é o F41.
Por isso, foram feitas subclassificações de tipos dentro da doença. De acordo com o Código Internacional de Doenças (CID-10), os tipos de esquizofrenia descritas são: a esquizofrenia paranóide, hebefrênica, catatônica, indiferenciada, residual, simples, não especificada e outras esquizofrenias.
Quando a pessoa com esquizofrenia for passar na pericia do INSS precisa levar os seguintes documentos: todos os prontuários médicos relatando o início da doença; os exames; declarações do médico constando que a pessoa está fazendo tratamento.
F20-F29 Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes. Este agrupamento reúne a esquizofrenia, a categoria mais importante deste grupo de transtornos, o transtorno esquizotípico e os transtornos delirantes persistentes e um grupo maior de transtornos psicóticos agudos e transitórios.
O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).
A CID 10 F20 pode dar direito a auxílio doença ou aposentadoria por invalidez? Sim, a doença Esquizofrenia pode dar direito a um de dois benefícios previdenciários: auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.
Quem tem esquizofrenia é considerado PCD (Pessoa com Deficiência)? Sim, a esquizofrenia é considerada uma deficiência, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
Quem sofre com a esquizofrenia pode ter direito a esses benefícios: BPC/LOAS, Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez e Pensão por Morte. A esquizofrenia é uma doença que causa sintomas psicóticos que levam seu portador a perder o contato com a realidade.