O que é Fenograma?
Fenograma: um diagrama em forma de árvore (dendrograma) que representa as relações de similaridade fenotípica entre vários táxons. Fenotípico: relativo ao fenótipo.O que são unidades Taxonomicas operacionais?
As Unidades Taxonômicas Operacionais são utilizadas para separar ou agrupar populações morfologicamente e geograficamente próximas.O que é unidade taxonomica?
Unidades taxonômicas têmporo-espaciais são unidades de compartimentação do relevo a partir da perspectiva tridimensional, envolvendo tamanho, gênese e idade da porção superficial terrestre, propostas por Jurandyr Ross.Qual é a função do taxonomia?
A taxonomia é a área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos. A sistemática é uma área que também auxilia nesse processo, já que estuda as relações evolutivas entre os organismos, sendo cada vez mais utilizada nesse processo, assim como a biologia molecular.Entenda o que é genética
O que é Fenocopia exemplo?
Fenocópia: característica adquirida em razão de fatores ambientais. Transgênico: indivíduo que possui genes de espécies não relacionadas, que não ocorreria sem o auxílio da engenharia genética. Autofecundação: reprodução sexuada que ocorre entre os gametas masculinos e femininos presentes em um mesmo indivíduo.O que é um táxon?
“Define-se como Táxon (do grego taxi, disposição, boa ordem, ordenação) qualquer agrupamento de organismos biológicos, construído com base em uma definição” (AMORIM, 1994).O que é uma árvore filogenética?
Uma árvore filogenética é um diagrama que representa relações evolutivas entre organismos. Árvores filogenéticas são hipóteses, não fatos definitivos. O padrão de ramificação de uma árvore filogenética reflete como espécies ou outros grupos evoluíram a partir de uma série de ancestrais comuns.O que é um clado?
Um clado é um agrupamento que inclui um ancestral comum e todos os descendentes (viventes e extintos) desse ancestral. Usando uma filogenia, é fácil dizer se um grupo de linhagens forma um clado. Imagine recortar um único ramo da filogenia – todos os organismos desse ramo podado formam um clado.O que é a Cladistica?
A cladística é um método de classificação que reflete as relações filogenéticas entre os organismos, baseado na análise de caracteres. As classificações cladísticas são em geral traduzidas por cladogramas, que indicam os padrões de evolução.Como se lê um cladograma?
As linhas ( ) representam os ramos do cladograma, que ligam os grupos e estabelecem as relações entre eles. A seta, por fim, indica a passagem do tempo, que parte do ancestral comum em direção aos grupos de seres vivos A, B e C. Quanto mais distante da base do cladograma, mais recente é o grupo representado.Quais são os 7 táxons?
A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie.O que significa a palavra ReFiCOFaGE?
Daí surgiu a famosa sigla ReFiCOFaGE que a gente aprende no colégio: reino (animal, vegetal…), filo (vertebrados ou invertebrados), classe, ordem, família, gênero e por fim espécie. Antes de Lineu botar ordem na casa, cada um batizava a espécie do jeito que bem entendesse.O que é uma pessoa heterozigoto?
O indivíduo heterozigoto, também chamado de híbrido, apresenta alelos diferentes e produz gametas com alelos diferentes. Costuma-se representar os alelos com letras, sendo as letras maiúsculas usadas para alelos dominantes e as minúsculas, para alelos recessivos.O que é uma homozigose?
Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.O que é lócus genético?
Locus génétiquesNota de escopo: Regiões específicas mapeadas dentro de um GENOMA. Loci gênicos são geralmente identificados com uma notação abreviada que indica o número do cromossomo e a posição de uma determinada banda no braço P ou no braço Q do cromossomo em que foram encontrados.