O objetivo é acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica e atendê-lo de acordo com a urgência, classificando-o por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. Essa identificação visual já é usada na maior parte dos equipamentos de saúde pelo mundo, como clínicas particulares e hospitais.
Azul: não urgente, ou seja, deve ser acompanhado no consultório médico ou no CAIS. São situações em que os pacientes podem aguardar até 240 minutos (4h) e são aconselhados a buscarem atendimento no CAIS em outro horário.
Esta cor classifica o paciente com baixo risco de piorar nas próximas horas, porém deve ser priorizado em relação a outros pacientes por motivos como: risco de contágio, cortes que possam necessitar pontos de sutura/curativos, entre outros.
As pulseiras de classificação também trazem transparência e tranquilidade na hora do atendimento. Elas indicam que as pessoas com a cor vermelha, laranja e amarela precisam ser atendidas com prioridade nas emergências.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO (URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS) para profissionais da Enfermagem
O que é código azul no hospital?
código azul: acionado quando um paciente entra em parada cardiorrespiratória; código amarelo: acionado quando existe qualquer sinal de alteração clínica em um paciente de risco; código vermelho: acionado para demandar o atendimento imediato em pacientes com estado crítico ou risco de morte.
O paciente que recebe identificação da cor verde pode esperar cerca de 120 minutos para o seu atendimento, e o azul 240 minutos. Pacientes que possuam classificação verde ou azul podem ser atendidos em unidades básicas de saúde que sejam próximas a casa da pessoa.
O código azul tem por objetivo padronizar o atendimento imediato da Parada Cardiorrespiratória (PCR) aos pacientes adultos e pediátricos acolhidos no Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico por Imagem, Quimioterapia, Endoscopia, Berçário, Laboratório, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico/Sala de Recuperação e, ou ...
Azul: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nestes casos, o atendimento pode ser realizado em até 240 minutos.
O Código Azul é um procedimento de urgência crítica. Ocorre quando a pessoa usuária sofre uma parada cardiorrespiratória (PCR) e logo um time de plantão, composto de médicos e enfermeiras, é acionado imediatamente ao local.
A cor azul na classificação de risco é indicativa para casos não urgentes, com orientação para atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência. Isso significa que o atendimento será de acordo com o horário de chegada ou serão direcionados a outros serviços de saúde.
Também conhecida como economia do mar, a economia azul refere-se ao conjunto de valores e riquezas proporcionados pelo recurso mais abundante e fundamental para a vida na Terra: a água.
O que significa cor azul na lista de espera do SUS?
Laranja – Muito urgente: espera de até 10 minutos; Amarelo – Urgente: espera de até 1 hora; Verde – Pouco urgente: espera de até 2 horas; Azul – Não urgente: espera de até 4 horas.
O objetivo é acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica e atendê-lo de acordo com a urgência, classificando-o por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
Apesar disso, existem algumas situações clínicas que classificam o paciente imediatamente como grave: a alteração aguda do sensório, a insuficiência respiratória aguda e o choque. Cada uma dessas é uma afecção de um dos grandes sistemas responsáveis pela manutenção da vida: nervoso central, respiratório e circulatório.
Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente: vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência; amarelo é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado mas pode esperar; verde indica pouco urgente ...
A classificação de risco adotada apresenta quatro cores, sendo vermelho para atendimento imediato, amarelo para urgência, sem risco imediato de morte, cor verde sem risco de morte imediata e azul, quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social (situações que possibilitam encaminhamento à Unidade Básica de Saúde) e ...
A cor laranja é para casos muito urgentes, graves, com risco signicativo de evoluir para morte e que exige atendimento urgente. O amarelo significa urgente para casos de gravidade moderada, com necessidade de atendimento médico mas sem risco imediato.
As intensidades são diferenciadas por 3 tamanhos de circunferências (pequena, média e grande) e os tipos pelas cores verde (riscos físicos), vermelha (riscos químicos), amarela (riscos ergonômicos), marrom (riscos biológicos) e azul (riscos de acidentes).
O Código Azul visa adotar as melhores práticas e condutas propostas na literatura para o atendimento de pacientes em parada cardiorrespiratória com os seguintes objetivos: 1.
Código 4 (preto) – Vitima com sinais de óbito evidente. Os atendimentos liberados como CÓDIGO VERMELHO ( prioridade máxima no atendimento básico ) são atendimentos que devem ser realizados imediatamente com as viaturas disponíveis definidas em suas regiões de descentralização .
Chamadas de emergência também serão realizadas pelos códigos 911 e 112. A realização de chamadas para o atendimento de emergências do serviço público – da Polícia Militar – também poderão ser feitas pelos códigos 112 e 911.
A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.
Essa exigência considera, além da quantidade de colaboradores, o grau de risco da organização, que vai de 1 a 4 – em geral, hospitais são classificados como grau de risco 3.