Principais doenças tratadas pelo neurologista
- Convulsões e tremores (movimentos incontroláveis)
- Problemas de memória e consciência.
- Distúrbios do sono.
- Dores de cabeça e enxaquecas.
- Vertigem.
- Síndrome da perna inquieta.
- Aneurisma cerebral.
- Rigidez ou fraqueza muscular.
Quando se deve procurar um neurologista?
Problemas de movimento. Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.Quais são as doenças neurológicas mais comuns?
Conheça as 5 doenças neurológicas mais comuns
- Doença de Alzheimer. A doença de Alzheimer é uma das principais causas de demência em idosos. ...
- Acidente Vascular Cerebral (AVC) ...
- Esclerose Múltipla (EM) ...
- Doença de Parkinson. ...
- Enxaqueca.
O que o neurologista pode diagnosticar?
O neurologista ocupa-se do diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, lidando com uma variedade de casos que vão desde os mais frequentes até aos mais raros. Ele também tem uma grande experiência em relação a medicamentos, suas interações e suas ações sobre a doença e o indivíduo.Qual o tipo de doença que o neurologista cuida?
Neurologia é a especialidade da medicina responsável por tratar doenças que acometem o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), nervos e músculos.Quando procurar um Neurologista - Dra. Thélia Rúbia - Neurologista
Qual é o exame que o neurologista passa?
O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética. No entanto, existem outros exames os quais são complementares para a prevenção e diagnóstico de patologias.Quais os sintomas que o neurologista trata?
A neurologia engloba diversas doenças diferentes e ainda tem relação com outras especialidades, como a neurocirurgia, a reumatologia, a infectologia e a psiquiatria, dentre outras. Os sintomas que mais levam os pacientes ao neurologista são as dores de cabeça, tonturas e dificuldades de memória.Quais transtornos o neurologista trata?
Quando procurar um médico neurologista
- Dores de cabeça. Sintoma clássico de sinusites, tensões musculares, estresse, dor de dente ou mesmo quando os óculos estão vencidos. ...
- Dor crônica. ...
- Tontura. ...
- Dormência ou formigamento. ...
- Alterações de movimento. ...
- Convulsões. ...
- Problemas na visão. ...
- Problemas de memória ou confusão mental.
Quais doenças são tratadas pelo neurologista?
As doenças mais comuns tratadas pelos neurologistas são:
- Convulsões e tremores (movimentos incontroláveis do corpo);
- Distúrbios da consciência e da memória;
- Distúrbios do sono, como insônia;
- Dores de cabeça e enxaquecas;
- Vertigem;
- Rigidez ou fraqueza muscular;
- Parkinson;
- Alzheimer;
Que testes faço para saber se tenho algum problema neurológico?
Tipos de exames neurológicos
- Estado mental. ...
- Função motora e equilíbrio. ...
- Exame sensorial. ...
- Reflexos do recém-nascido e infantil. ...
- Reflexos na criança mais velha e no adulto. ...
- Avaliação dos nervos do cérebro. ...
- Exame de coordenação. ...
- Eletroencefalograma (EEG)
Qual é a doença neurológica mais grave?
Doença de Alzheimer (DA)Trata-se de um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal.
Quais são as três doenças do sistema nervoso?
Doenças Neurológicas
- Doença de Parkinson. Doença associada à idade, o doença de Parkinson é caracterizado pelo comprometimento motor, geralmente acompanhado por tremores. ...
- Mal de Alzheimer. ...
- Aneurisma e Acidente Vascular Cerebral (AVC) ...
- Tumores do cérebro e coluna. ...
- Depressão. ...
- Esclerose múltipla. ...
- Distonia. ...
- Enxaqueca.
Como saber se estou com problemas neurológicos?
Atenção aos sintomas de transtorno neurológico
- Dor de cabeça ou no pescoço.
- Dor nas costas.
- Tontura.
- Convulsão.
- Sensação de desmaio ou desmaio.
- Paralisia facial.
- Enrijecimento de parte do corpo.
- Espasmos.
Quando é necessário ir ao neurologista?
Existem alguns sintomas que devem ligar o alerta para a procura de um neurologista. A mais comum, é quando aparecem dores de cabeça muito intensas, com características de enxaquecas. Nestes casos, recomenda-se uma consulta de emergência para descartar qualquer problema neurológico.O que o neurologista faz na primeira consulta?
Na primeira consulta com o neurologista, é natural que o paciente fique um pouco ansioso, mas não há com o que se preocupar. Em geral, o médico deverá fazer um levantamento do histórico do paciente, assim como do histórico familiar, para averiguar a presença de doenças ou distúrbios que possam afetar o sistema nervoso.O que falar na consulta com neuro?
Se o paciente marcar consulta com neurologista para um acompanhamento de rotina, são feitas perguntas básicas sobre a rotina e o histórico do paciente, o que envolve a presença de doenças na família, informações profissionais, de alimentação, acerca do consumo de bebidas alcoólicas ou drogas etc.O que um neurologista pode detectar?
Esse profissional da saúde não trabalha apenas com neurônios, como o nome pode aparentar. Desequilíbrios nos mecanismos fisiológicos do corpo e aspectos físicos e químicos do sistema nervoso também fazem parte do que neurologistas avaliam. Ao perceber qualquer sintoma diferente, procure um neurologista.Quais exames o neurologista pode pedir?
Quais são os exames neurológicos?
- Doppler transcraniano;
- Punção lombar;
- Ressonância magnética;
- Tomografia computadorizada;
- Eletroencefalograma;
- Angiotomografia de crânio.
Qual a doença neurológica mais comum?
1. Mal de Alzheimer. Como primeira na lista das 5 doenças neurológicas mais comuns trouxemos o mal de Alzheimer, também conhecido como doença de Alzheimer. Essa doença é um tipo de síndrome demencial que causa degeneração e comprometimento cerebral progressivo.Quando a pessoa deve procurar um neurologista?
Dificuldades para enxergar, visão embaçada e até mesmo apagões podem indicar problemas neurológicos ou no sistema nervoso. Por isso, a Salve recomenda que você visite um neurologista, caso não identifique a origem do problema, ou ele continue se manifestando, mesmo depois de visitar outros especialistas.Para que tipo de doença serve o neurologista?
As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, crises convulsivas e epilepsia.Quais são os transtornos neurológicos mais comuns?
Considerando as três populações, os diagnósticos mais frequentes foram: alcoolismo, cefaléia, coma, demência, desmaio, doença encéfalo-vascular, epilepsia, hemiplegias ou paraplegias, meningite, neuropatia periférica, paralisia facial, tontura, transtornos psíquicos e traumatismo craniencefálico.Quais são os problemas neurológicos mais graves?
Algumas delas são:
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Doença de Alzheimer;
- Esclerose múltipla;
- Doença de Parkinson.